terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Reflexões de Final de Ano

Felicidades! 
Reflexões de Final de Ano

Por Marise Jalowitzki
27.dezembro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/reflexoes-de-final-de-ano.html


Acaso alguém pode viver sem sonhos? Quando falo viver, é viver, mesmo, não sobreviver. Tudo o que nos move e motiva são nossos planos. E para que eles possam trazer resultados, temos de tê-los de todos os tipos: pequeninos, médios, grandes, imensos. Os pequenos planos-sonhos são aqueles que podemos realizar com relativa facilidade, pois estão em nossas condições. Os demais, são fortalecidos com nosso otimismo (que se reforça sempre que alcançamos um pequeno sonho-plano) e, muitos deles, acabam se realizando, também.


Mais que tudo, é importante rever crenças e não ficar apegado àquelas que não propiciam Paz. 


Ter planos impulsiona, mobiliza, põe um sorriso no rosto.


Pois hoje pela manhã fui realizar um exame médico de rotina. À espera, sentou-se a meu lado uma mulher talvez uns dois, três anos mais do que eu. Folheava um jornal e, de repente, deu-me uma razoável cotovelada, chamando-me a atenção para olhar uma maquete de metrô.


- Puxa! - exclamou ela. - Será que vou viver até lá? Eu queria andar neste metrô, mas será que vou estar viva em 2017?


Só consegui dar um sorriso, pois vários pensamentos se manifestaram ao mesmo tempo em mim.
1) Pensar no dia da morte, em quanto tempo ainda vai viver, na semi-véspera do Ano Novo?
2) E, quanto a mim, qual minha expectativa de vida?
3) O que eu sentiria se meus planos fossem, talvez, somente até 2017?
4) Querer ver e andar em um metrô pode ser considerado um plano estratégico de vida? 


Bem, agora, já quase noite, algumas respostas vieram me encontrar.


1) Sobre a temporalidade da Vida, reflito continuamente. É como consigo conectar com o valor de estar viva, é como mantenho a consciência da pequenez enquanto ser humano. E consigo desmanchar cada vez mais o senso de auto importância que parece estar impregnado na nossa espécie.


2) Viver, enquanto for o Plano, com a melhor qualidade possível. Sentir cada momento com a intensidade que lhe é próprio, emocionando-se e aprendendo sempre. Quando for a hora, será a hora. Todos atravessaremos o rio. Que seja da melhor forma que puder ser. Não sei se "na hora" terei toda essa tranquilidade. Mas, de que adianta ficar em estado de angústia antes ou durante? O mais importante, parece-me, é deixar bem quem fica aqui, que precisará de boas lembranças para continuar tocando a(s) sua(s) vida(s).


3) Planos, tenho-os muito. Todos os dias. O que consigo fazer, está feito. Repito-me isso a cada período. O que foi concretizado é porque tinha já o seu tempo próprio para nascer/ser. O que não foi realizado, ainda não estava maduro o suficiente.


4) Uma coisa que gostaria de ver, mas que sei que não acontecerá nesta etapa é, por exemplo, o nascimento de frutos em árvores que plantei e que levarão muitos e muitos anos para chegar à fase adulta. Tudo a seu tempo.


Assim, convido-te para que também avalies as coisas boas, felizes, concretas que já realizaste até agora e destaques quais as que queres priorizar no Ano que se inicia. Não importa se grande ou pequeno, importante é ter um projeto, um objetivo, uma razão construtiva para si.


E, aproveitando os momentos maravilhosos que a Vida tem proporcionado a cada um, BRINDEMOS!


Feliz Ano Novo!

 E, para todos os que tiverem sensibilidade ao álcool, UM BRINDE COM SUCO DE  UVA!




Feliz 2012 com muito Suco de Uva!


 Fortalece o Coração. Todos vamos precisar dele (Coração) bem fortinho, para viver todas as belas emoções que 2012 tem para oferecer!







Querendo, leia também: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/intensidade-da-luz-e-limpeza-de-final.html

Intensidade da Luz e Limpeza de Final de Ano - 2012 está chegando!


Luz - Mesmo que não entendamos o processo, ainda assim somos afetados por ela. Sem a luz e o calor do Sol não existira vida na Terra.





Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




Escritora, Educadora, Ambientalista

2 comentários: