sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ULBRA - Alunos prejudicados nos núcleos EAD interditados são considerados EVADIDOS


ULBRA EAD - Situação de alunos considerados EVADIDOS preocupa - Conheça comunicado da Entidade sobre providências

ULBRA - Alunos EAD prejudicados nos núcleos interditados são considerados EVADIDOS - É isso mesmo?


Por Marise Jalowitzki
02.dezembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/ulbra-alunos-prejudicados-nos-nucleos.html


ULBRA - Alunos EAD prejudicados nos núcleos interditados são considerados EVADIDOS - É isso mesmo? Pois é esse o teor de vários depoimentos recebidos. De repente houve a tentativa de contato e você, aluno, não foi localizado. Entre você em contato, pois o prazo encerra dia 31.dezembro.2011.


Como o tema embaraça diversas pessoas, alunos que continuam sem saber o que fazer sobre a situação em que se encontram, em relação aos Cursos EAD - Ensino à Distância, promovidos pela ULBRA - Universidade Luterana do Brasil, em vários ponto do país, peço que deem ampla divulgação a esse informe.


Aqui, no Rio Grande do Sul, estado sede da Ulbra (cidade de Canoas), as coisas parecem seguir seu curso normalmente. Outro dia deu até um comercial bem bacana e motivador, conclamando estudantes para os novos cursos, matrículas abertas para 2012. 


Considero muito triste deixar à deriva tantas pessoas que, tendo seu núcleo fechado (interditado), ficam sem saber que atitude tomar. A decisão sobre o remanejo irá acontecer a partir de janeiro.2012, mas os alunos PRECISAM contatar a Universidade até o dia 31.dezembro.2011. Muitos não receberam nenhuma notificação com vistas a regularizar a situação, nem tem idéia de quando isso irá acontecer. E mais: receber a condição de EVADIDO quando a irregularidade aconteceu com a Entidade Educacional, é lamentável. Pessoas que  perderam o emprego por não receber a diplomação prevista.


Vou ratificar aqui a sugestão que tenho incluído após os comentários recebidos nos outros posts sobre o tema:


Gente, sério, para os que se sentem prejudicados ou foram lesados com as ocorrências, procurem a Defensoria Pública para tirar dúvidas e encontrar um rumo mais correto e efetivo. Uma ação coletiva pode ter muito mais força, mas, individualmente, também funciona. 

Se tiverem algum conhecido político, perguntem sobre esta decisão da Câmara de Deputados, que quer que as Universidades informem AOS ALUNOS sobre a legalidade de seus cursos NO ATO DA MATRÍCULA. Vejam: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/universidades-terao-de-informar.html   - A reportagem fonte não comentou nada sobre os alunos que já ficaram defasados.



Enfim, o assunto está em pauta. Pelo comunicado  emitido pela ULBRA em 27.setembro.2011, iniciou-se um processo de atendimento e possível remanejo dos alunos dos 198 polos interditados em novembro último. SE VOCÊ NÃO RECEBEU COMUNICADO, ENTRE EM CONTATO ATRAVÉS DO E-MAIL, DIRETAMENTE À SEDE DA ULBRA: portalead@ulbra.br

Sucesso a todos, são meus votos sinceros! E que tudo se resolva para melhor!





PS.: EM 20.novembro.2012
Com a ampliação das vagas para cursos EAD da Ulbra, os alunos que estão com pendência tornaram a entrar em contato. Uma ação conjunta está acontecendo no Rio de Janeiro.
Transcrevo:

Janaina escreveu:
Sou do RJ e aqui estamos entrando com uma ação conjunta contra a ULBRA. Por favor entre em contato comigo. Janaina
janaina.social@ig.com.br


----
Teor do Comunicado da Ulbra:



COMUNICADO AOS ALUNOS E POLOS QUE ESTÃO NA LISTA DOS 198 DESCREDENCIADOS - 27/09/2011

Em função do que nos está posto pelo Despacho nº 143/2011 datado de 06/09/11 do secretário da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC em suas alíneas “a” e “b”, onde consta que as atividades acadêmicas deverão ser encerradas até 31 de dezembro de 2011 e os alunos remanejados para os 81 polos remanescentes ou outras instituições de ensino superior devidamente credenciadas junto ao MEC, a ULBRA está preparando seu sistema acadêmico para que a escolha do aluno possa ser registrada e se possa desenvolver as ações necessárias de remanejo ou transferência. Esse processo iniciará a partir de 1º de outubro de 2011.
O remanejo ou a transferência, no entanto, só ocorrerá fisicamente a partir de janeiro de 2012. Isso significa que todos os alunos continuarão a ser atendidos nos locais onde se encontram e nenhuma mudança está sendo autorizada. Todo e qualquer remanejo ou transferência, que vier a ocorrer antes de janeiro de 2012, pode implicar na perda de todo histórico do aluno, bem como das atividades avaliativas já postadas para o período 2011/4.
Acompanhe as informações.
RONALDO STEFFEN
Central Administrativa EAD – ULBRA
Educação a Distância ULBRA
Av. Farroupilha, 8001 · Prédio 11, 2º andar - corredor central
Bairro São José · Canoas/RS · Cep 92425-900
Central de Atendimento ao Aluno EAD: 0800.051.4131
E-mail: portalead@ulbra.br
ou:
Fone: (51) 3477.4000 · Fax: 51 3477.1313
E-mail: ulbra@ulbra.br

----------

Leia mais, neste blog, sobre o tema:

ULBRA EAD - Links de artigos sobre situação dos Alunos dos Polos Interditados dos Cursos  de Ensino à Distância


ULBRA - EAD -  Links de Artigos

Por Marise Jalowitzki
02.dezembro.2011

---

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ecologista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

6 comentários:

  1. Sou aluna evadida do sistema EAD da Ulbra.Fiz meu recadastramento e não obtive resposta que sairia dia 20/02/12.A ulbra poderia ter um pouco mais de respeito por seus alunos e não enviasse os comunicados, apenas quando a situação lhe fosse favorável, como o ENADE, por exemplo.Mesmo estando evadida, fui convocada e intimada a comparecer, sob pena de não poder concluir o curso.Agora que precso de uma resposta, nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com desapontamento constato que pouco mudou das situações anteriormente trazidas! E o silêncio, continua.

      Excluir
  2. como aluna, evadida peço por favor que a ULBRA tome providência sobre os polos descredencidos pois nâo tenho condiçôes de sair de onde estudo para ir para outro lugar aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  3. PS.: EM 20.novembro.2012
    Com a ampliação das vagas para cursos EAD da Ulbra, os alunos que estão com pendência tornaram a entrar em contato. Uma ação conjunta está acontecendo no Rio de Janeiro.
    Transcrevo:
    Janaina escreveu:
    Sou do RJ e aqui estamos entrando com uma ação conjunta contra a ULBRA. Por favor entre em contato comigo. Janaina
    janaina.social@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ulbra_ simplesmente, UM ABSURDO!

    Quando entro em contato através da plataforma, eles pedem para que entre em contato por telefone; quando entro em contato por telefone eles pedem para fazer o contrário.
    É um absurdo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inacreditável a força política que está por detrás de tudo isso!

      Excluir