sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Racismo é burrice!

Os valores de cada um. Discriminação ou Aceitação

Racismo é burrice!


Por Marise Jalowitzki
16.dezembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/racismo-e-burrice.html


Quando comecei a estudar sobre as guerras e revoluções, juro que não entendi. Os motivos? As guerras aconteciam-acontecem por motivos ridículos, interesses econômicos, disputas de terras, cor de pele, religião, sul contra norte... que horror!


Os conflitos entre Irlanda(s) católica e protestante, a Guerra de Secessão nos EUA, que matou 3% de toda a população, consistiu na luta entre 11 estados do sul, onde latifundiários, aristocratas e defensores da escravidão negra lutaram entre si durante 4 anos. Vietnam - 20 anos. Guerra dos 100 anos, que, na verdade, durou 116!!! Gente! E tudo começa com ofensas, com intolerâncias, com incapacidade de conviver em harmonia, com inabilidade em ouvir, em não querer negociar, em... achar-se mais do que o outro!


Por quanto tempo ainda será assim? Está dentro do coração de cada um, especialmente dos que detem as leis em suas mãos. Sim, pois a grande massa populacional ainda se move sob o jugo de leis. As mudanças, infelizmente, ainda acontecem de acordo com a natureza das penalidades, o valor das multas e os prejuízos. Pagar cestas básicas é muito fácil para um atropelador, seja de ciclistas ou pedestres; agredir e pagar fiança, bobagem! Pagam-se alguns reais e tudo continua igual. Até quando são perdidos pontos na carteira, algum fraudador, dentro do serviço público, é descoberto, e, sob alguma propina, ele apaga os dados do infrator.


A intolerância crassa! E permeia todas as classes sociais, etnias, categorias profissionais, bairros dentro de uma mesma cidade, lugares onde as pessoas vão passar suas férias, região onde mora! Tudo, mas tudo, mesmo, pode ser objeto de discriminação.


Até Jesus Cristo e todos os personagens do tempo dele, receberam uma pele clarinha e olhos azuis para poderem ser reverenciados no ocidente!!! Que que é isso? Vejo que há revistas onde a capa tem uma pessoa de pele escura, vender menos do que as que ostentam o contrário! E as celebridades negras, na maioria das vezes, estão com seus cabelos alisados, fazem plástica para suavizar seus traços característicos.


Fala-se em racismo, erroneamente. Somos todos uma única raça humana. Querendo, podemos adentrar em etnias, onde, SOB INFLUÊNCIA DOS RAIOS DO SOL E CARACTERÍSTICAS DO SOLO, os humanos (a raça humana) adquire PIGMENTOS diferentes, que se perpetuam por gerações. COMO ficar preso a isso? É ou não é burrice???


E não é só cor de pele. É nação, também. Lembro que, na minha infância, o pessoal de Cerro Largo (eminentemente de  ascendência alemã) ficava muito chateado quando tinha que ir a Santo Ângelo, já que, no meio do percurso, tinham de passar por Guarani das Missões (a Polakolândia, eminentemente de ascendência polonesa)... DÁ PARA ENTENDER? Não, não dá!


Questões como caráter, honestidade, ética, solidariedade, visão global sustentável, isso, sim, são valores que fazem toda a diferença!


Felizes Dias para todos!




Querendo, leia: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/que-vergonha-para-os-gauchos-oab-pede.html



Que Vergonha para os Gaúchos!! OAB pede que a estudante Sophia Fernandes do RS responda pelo crime de racismo


Cérebro - Discriminação e preconceito -  com o que o enchemos, com isto responderá


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil



2 comentários:

  1. Oi Marise,tudo bem?Ainda não consegui fazer minha filha ter tempo de tirar as fotos que prometi,mas gostaria de saber se você sabe algum remédio caseiro para espantar (rsrs) as lagartas que estão comendo todas as folhas do meu pé de maracujá se souber me ensina por favor estarei esperando sua ajuda.Beijos e até mais,Rosana.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rosana! Estranhei o local do teu post mas, logo, entendi.

    Dá uma olhadinha em http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/como-lidar-com-as-lagartas-que-comem-as.html que dediquei a ti e a todos que enfrentam a mesma situação das lagartas. (E estou aguardando as fotos) - Fica sempre bem! Abs!

    ResponderExcluir