segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Horta em Casa

Cuidados diários permitem resultados maravilhosos




Horta em Casa
Chegou a época de colher as cenouras! Maravilha! A espécie "Cometa" é menorzinha, arredondada, pode ser plantada em espaço não muito profundo!


Já separei novas sementes de pimentão, que vou semear agora.


As salsinhas estão brotando generosamente. Só que tive de colocar um "espantalho", uma cadeira próximo aos vasinhos, pois os passarinhos escolhiam justamente estes (terra úmida e fofa) para tomar seus banhos matinais, matando as mudinhas! 


Mudinhas de salsa tem duas semanas


Olha como ficou um dos vasos com salsinha após o banho de terra dos passarinhos


Salsinha - água diariamente, terra fofa e sol - Aqui, das 11 às 16h


Dá para ter resultados bacanas, mesmo em apartamento!


Também, encontrei um blog muito bacana, que tem muitas dicas importantes. Transcrevo um dos artigos:


Hoje em dia a procura por uma alimentação mais saudável e um modo de vida mais natural tem sido cada vez maior. Os alimentos orgânicos, cultivados sem agrotóxicos ou fertilizantes químicos, fazem bem e são muito mais saborosos. E a boa notícia é que poder colher o próprio alimento, ter contato com a terra e fazer da atividade uma terapia não é privilégio apenas de quem dispõe de quintal em casa. É possível cultivar uma mini-horta mesmo em espaços reduzidos, como varandas, áreas de serviço ou jardineiras de apartamentos.
Os alimentos mais cultivados nas mini-hortas caseiras são aqueles utilizados como tempero: cebolinha, salsinha, manjericão, hortelã, orégano, boldo, erva-doce, erva-cidreira, melissa e alecrim, entre outros. Além de garantirem um toque especial aos pratos, estas plantinhas também dão vida, beleza e charme à decoração, além de exalarem aromas surpreendentes. São de fácil cultivo, exigem pouca atenção e ainda há a vantagem de se conhecer a procedência dos ingredientes, totalmente orgânicos, sem falar na economia nas compras de supermercado.
Para quem tem crianças em casa, uma mini-horta pode trazer benefícios ainda maiores, sendo motivo de diversão e entretenimento, valendo também como instrumento de ensino, pois o plantio incentiva o cuidado com a terra e repassa noções sobre o meio ambiente. Produtos específicos e pequenos cuidados, como a quantidade correta de água, iluminação e temperatura são as únicas recomendações para manter a qualidade das plantas.
Para montar sua mini-horta, você pode se guiar pelo passo a passo que preparamos:
LocalEspaços arejados e bem iluminados são fundamentais para conservar os temperos saudáveis. Por isso, escolha um local que receba sol ao menos de três a quatro horas por dia. Hortas adoram sol.
Vaso
Para evitar que o vaso encharque, basta cobrir o fundo com uma camada fina de pedrinhas. (Nota de Marise: Para evitar a proliferação do mosquito da dengue - ou qualquer outro - eu ponho meus vasos diretamente no piso lajota e monitoro a quantidade de água).
Se utilizar sementes, semeie na profundidade recomendada na embalagem, mas se já possuir mudas, o que torna o plantio ainda mais simples, espalhe a terra vegetal até a metade do vaso e assente a planta no centro do composto, completando com mais terra. Pressione levemente em torno da muda para eliminar os bolsões de ar, regue bastante até ficar úmida, devagar, sem exageros, e evite sol direto por dois dias.
Espécies
Para uma horta em vasos, as melhores opções normalmente estão entre as pequenas hortaliças aromáticas e as ervas medicinais, que produzem constantemente. Você pode encontrar essas plantas em forma de sementes ou mudas já prontas, em supermercados ou lojas especializadas. As mudas já formadas facilitam o plantio e aceleram o processo. Na Jardinaria há uma diversidade delas para você escolher.
Terra
O vaso deve ser cheio com terra vegetal, que possui todos os nutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio, além de farinha de osso, entre outros). Para quem não encontrar terra adubada, pode prepará-la sozinho: coloque uma parte de terra comum, uma parte de esterco (bem seco) ou húmus e uma parte de areia. Misture bem e pronto! Você acabou de criar a sua terra artesanal. Adicione sempre um pouco de húmus, mas sem exageros, pois seu excesso pode levar as plantas à morte. E nunca use adubo químico!
Plantio
Para evitar que o vaso encharque, basta cobrir o fundo com uma camada fina de pedras britadas, cacos de telha ou porcelana, ou mesmo outro material que tenha disponível. Se utilizar sementes, semeie na profundidade recomendada na embalagem, mas se já possuir mudas, o que torna o plantio ainda mais simples, espalhe a terra vegetal até a metade do vaso e assente a planta no centro do composto, completando com mais terra. Pressione levemente em torno da muda para eliminar os bolsões de ar, regue até que a terra fique bastante úmida, devagar, sem inundar, e evite sol direto por dois dias.
Regar
Essa é a tarefa mais importante. E, depois de ter seguido todo o passo a passo, será praticamente o único trabalho que você terá com sua mini-horta.
Procure manter a terra sempre úmida, sem nunca encharcar. Molhar uma vez por dia normalmente já é o suficiente. Mas como a quantidade de água necessária varia de planta para planta, o ideal é que você sempre toque a terra para verificar sua umidade, pois tanto o excesso quanto a falta de água podem matar sua plantinha.
Colheita
Entre 20 e 30 dias será possível colher as hortaliças saudáveis e fresquinhas. Mas colha só o que for usar e quando for usar, lembrando que a planta terá esforço para se recuperar de cada retirada. Portanto, é importante que as colheitas sejam cuidadosas, utilizando-se tesouras bem afiadas e nunca cortando os broto.
A Vida precisa de MAIS PAZ!!!

Mais em:Link: http://t.co/U09gKpD
Semear Semente - O que Você pode fazer

 
Semear Semente

Link: http://t.co/U09gKpD

Página para compartilhar experiências do dia a dia, contemplando:
Semear, cuidar, acompanhar, flores e frutos, sementes, colheita, semear.
O eterno ciclo.


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ecologista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

Um comentário:

  1. Que tal essa solução a falta de alimentos orgânicos...aceito sugestões..
    https://www.youtube.com/watch?v=tjlrOR0h6P0

    ResponderExcluir