quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Cimento e Copa do Mundo - O que Falta no Brasil




Cimento - Copa do Mundo movimenta também o mercado imobiliário



Cimento e Copa do Mundo - O que Falta no Brasil




Por Marise Jalowitzki
14.dezembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/cimento-e-copa-do-mundo-o-que-falta-no.html


Os fornos de clinquer das indústrias brasileiras estão entre as 20 fontes de emissão de gases tóxicos e perigosos (PCDD/Fs - ) listadas no Anexo C da Convenção de Estocolmo.


Mesmo com todo o alarde sobre poluição, aquecimento global e derretimento das geleiras, os conteúdos sérios, concretos e objetivos sobre o tema das emissões e concentrações de PCDD/Fs ainda são bastante escassos no Brasil. 


A população em geral precisa saber mais, para se posicionar, seja em referenduns, seja em audiências públicas, seja cobrando coerência de seus legisladores. 
Os empresários e indústrias terceirizadas PRECISAM conhecer mais sobre o produto que utilizam, quais os impactos ambientais e danos aos trabalhadores.



Co-incineração de resíduos em fornos de cimento



Ontem à tarde recebi um telefonema de um gerente operacional de uma empresa que fabrica mourões, lajes, vasos, etc. perguntando sobre o cimento, danos e precauções necessárias. Não sou especialista, apenas pesquiso e disponibilizo conteúdos. Foi o que fiz, enviando cópias de artigos publicados. Explicando coisas básicas, como, por exemplo, os diferentes tipos de cimento, origens e aditivos, escória, resíduos, etc. Tudo era desconhecido!


Por isso é que reafirmo: a necessidade de divulgar, esclarecer, clarear, trazer mais e mais conhecimento não é pura e simplesmente "jogar m... no ventilador!" como asseguram alguns. É bem mais do que isso. É tratar da saúde de milhares e milhares de pessoas, é se compromissar até mesmo com a saúde pública, a economia do Brasil. Quantos jovens, pertencentes a essa única fábrica (alvo do contato de ontem) serão idosos plenos de doenças respiratórias, levando um final de vida péssimo e sofrido, entristecendo as famílias e onerando o tão desfalcado serviço público de saúde?




O QUE FALTA


1. ESPECIALISTAS DO SETOR E LABORATÓRIOS DE ANÁLISE


"A adoção de protocolos pormenorizados para o cumprimento de todas as etapas previstas nas metodologias de monitoramento também resulta numa contribuição ao desenvolvimento e à capacitação de pessoas e empresas para a realização, no Brasil, de medições e análises de PCDD/Fs com alta qualidade e confiáveis. Nesse sentido, ressaltam-se a carência de material humano e a pouca disponibilidade de laboratórios aptos a fazerem as análises de emissões de PCDD/Fs dentro dos padrões e com a qualidade necessária."


Imaginem o que significa, com toda a máquina cimenteira ativada para as obras da COPA, construções de barragens, hidrelétricas, viadutos, estádios, etc. etc., ter, no país inteiro, somente dois laboratórios que realizam esse tipo de análise. Muitas amostras são enviadas para laboratórios no exterior, por falta de especialização ou equipamento, ou mesmo, por acúmulo .de demanda.

2. COMPROMETIMENTO E RESPONSABILIDADE PARA A ADOÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES E MAIS LITERATURA DISPONÍVEL SOBRE O ASSUNTO CIMENTO


É inegável a importância da adoção responsável e comprometida das recomendações, protocolos e
práticas constantes no trabalho de Karstensen (2006) e nos manuais de melhores práticas ambientais disponíveis (BAT/BEP) como forma de garantir a segurança da atividade de coprocessamento no que tange às emissões de PCDD/Fs. 


3. MONITORAMENTO ADEQUADO DAS EMISSÕES E ACOMPANHAMENTO DA ATIVIDADE PELAS AUTORIDADES COMPETENTES


O rigor das próprias empresas em relação ao cumprimento dessas práticas aliado ao monitoramento
adequado das emissões e ao acompanhamento da atividade pelas autoridades competentes fornecem as bases para que o coprocessamento seja uma destinação de resíduos adequada, ambientalmente segura e que proporciona o aproveitamento das propriedades úteis dos resíduos.
CAP. 10 – DIOXINAS E FURANOS NO BRASIL 155







Por isso, se vale pedir, please, divulgue aos seus contatos, para que mais e mais pessoas possam se alertar e tomar as providências cabíveis. 


A Quem Interessar 


Para os Trabalhadores


Cimento - Trabalhadores e gestores
precisam ser conscientizados
sobre perigos para a saúde
De imediato, EPI - Equipamentos Preventivos Internos para os trabalhadores, palestras e filmes de conscientização para que conheçam as consequências e baixem a guarda para a utilização dos equipamentos preventivos.


Para os gestores e responsáveis pelas compras


Que ampliem a visão e não escolham sempre apenas o cimento mais barato e, sim, conheçam mais sobre os seus componentes e consequências para o manuseio e saúde.




Para os professores


Incluir em seus currículos abordagens diversas, não apenas alguns trabalhos esporádicos, amplos e dissociados da nossa realidade brasileira. Como continente que somos, MUITO do que fazemos ou deixamos de fazer acaba refletindo no todo planetário.





Para todos os cidadãos

Trabalhador precisa
manusear cimento
sempre com luvas


Consciência ambiental, que inclui pessoas, animais e meio ambiente. Exigir dos vereadores e deputados em que votaram, medidas, projetos e fiscalização de órgãos públicos para medidas sempre mais e mais responsáveis.




O Brasil  já possui uma base legal que regulamenta os níveis de emissões de PCDD/Fs a partir dos fornos de clínquer que coprocessam resíduos perigosos. 


"O setor de cimento pode dar efetiva contribuição para a implementação e desenvolvimento das medidas previstas na Convenção de Estocolmo, como a formação e gestão de um banco de dados com um histórico dos resultados de medições de emissões de PCDD/Fs realizadas nas fábricas brasileiras, o que constitui medida de alta relevância dentro da implementação da convenção."




VOCÊ LÊ MAIS NA PÁGINA DE LINKS: http://ning.it/q4ESTJ


Cimento e Petróleo - Desmatamento e Sustentabilidade - Resíduos Tóxicos e Legislação

Legislações específicas e Convenções Internacionais - Cimento e Petróleo - Desmatamento e Sustentabilidade - Resíduos Tóxicos e Legislação

Aqui você encontra uma relação de links sobre a indústria cimenteira no Brasil, alguns dados sobre o cimento no mundo, as implicações ambientais deste produto, a malha existente com a indústria do petróleo, as hidrelétricas e o material particulado tóxico enviado à atmosfera, solo e água. A legislação e as providências que estão sendo efetuadas para minimizar os impactos ambientais.

Leia, conheça, divulgue!


LINK: http://ning.it/pmn8rx - Indústria do Cimento - Fornos de cimento usam resíduos perigosos como substituto de energia - Coprocessamento


LINK: http://ning.it/oFmZYh Leite humano e a queima de resíduos perigosos em fornos de cimento - CETESB


Link: http://ning.it/pNkBQf  - OS RISCOS NO TRANSPORTE DE RESÍDUOS AOS FORNOS DE CLÍNQUER

LINK: http://ning.it/nTqDrb - COMO ACONTECE A SEPARAÇÃO DOS RESÍDUOS DE "FIM-DO-TUBO" EM UMA REFINARIA DE PETRÓLEO - Resíduos "end of pipe"


LINK: http://ning.it/n5pdqM - ENGAVETAMENTO GIGANTE EM SÃO PAULO - OS RISCOS NO TRANSPORTE DE RESÍDUOS E-OU MATERIAL INFLAMÁVEL

LINK: http://ning.it/pMHLKZ - Cimento, Resíduos Tóxicos e os 10 anos da Convenção das Partes de Estocolmo

LINK:http://ning.it/o1Ytel - Convenção das Partes faz 10 anos -Termina em 15 de Setembro o prazo para envio de Cases de Sucesso para Estocolmo

Cimento - De onde vem os resíduos que são
 queimados nos fornos das cimenteiras? 
Vista interna do forno de clínquer em alta temperatura
Cimento e Petróleo - O que é Clínquer? Um milhão de toneladas de resíduos são queimados ao ano




Cimento - Quais as informações que a 
população que vive nas proximidades
 das fábricas ou são usuárias do cimento,
 e os trabalhadores da planta industrial
 e da construção civil recebem?
12 Perguntas sobre Cimento e queima de resíduos tóxicos - A co-incineração de resíduos é um bom negócio para quem?
Por Marise Jalowitzki , Auxiliadora Maria Moura Santi  e Arsênio Oswaldo Sevá Filho
Transcrito do original em 09.setembro.2011
LINK: http://ning.it/nzlact 





LINK: http://ning.it/oYGJcP - A realidade de Minas Gerais e do Brasil - Resíduos tóxicos na indústria do cimento
 
LINK: http://ning.it/q6TIj1 - Cimento e Resíduos - Co-incineração, um processo com incertezas e riscos, vem se desenvolvendo como um Experimento Social em larga escala - Princípio da Precaução - PRODUÇÃO MAIS LIMPA

LINK: http://ning.it/rscMr0 - Cimento e Petróleo - RESPONSABILIDADE SOCIAL E TECNOLOGIAS LIMPAS
 
Cimento e Desenvolvimento Sustentável


Desmatamento na Amazônia, Água, Energia, Cimento, Petróleo, tá tudo conectado
02.setembro.2011
LINK: http://ning.it/nMWYVE



LINK: http://ning.it/nKTkZu - Cimento - Nova Fábrica no Pará - SEMA quer ouvir todos os segmentos e população

 
LINK: http://ning.it/pQBShn - Cimento – Os Problemas de Sustentabilidade do Cimento

LINK: http://ning.it/nkR1kF - Cimento Portland - Quais os Impactos Ambientais dos Tipos Modificados?


Leia também: http://t.co/xWOGb9o - Construtoras que reciclarem entulho poderão ter benefícios
Empresas privadas que investirem em capacitação tecnológica para reduzir a quantidade de resíduos ou utilizar material reciclado terão vantagens



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário