terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Capim é Floresta? - Comércio de Carbono

Comércio de Carbono - Capim Miscanthus Gigante, desenvolvido em Illinois, é oferecido como solução de reflorestamento para obter créditos de carbono



CAPIM É FLORESTA? Comércio de Carbono


Por Marise Jalowitzki
06.dezembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/capim-e-floresta.html
http://ning.it/s8YaoN


Pois é. estamos na semana decisiva de mais uma Conferência das partes - COP-17, em Durban. Os principais avanços parecem ser na questão do carbono - sequestro e geração de créditos. 


Sustentabilidade tem a ver com um compartilhamento de interesses e lucros entre as partes envolvidas. Ou seja, todos os segmentos que participam de determinada produção, recebem (hipoteticamente) de forma igualitária ou, no mínimo, equilibrada. Não necessariamente (quase nunca é!) ecológica. 

Vamos observar, por exemplo, a questão do carbono - sequestro de carbono e geração de créditos de carbono. 

Os créditos de carbono funcionam assim: Alguns plantam ou oferecem suas áreas ainda florestadas e recebem dinheiro dos países que mais poluem, para que estes (países poluidores) possam continuar poluindo, ao mesmo tempo em que desenvolvem tecnologias para diminuir os danosos efeitos e a própria emissão de gases e efluentes tóxicos. Todo país poluidor que se candidata a "financiar" um projeto de florestamento, tem de apresentar também um projeto onde se compromete a reduzir as emissões tóxicas. Só aí recebe a certificação.


Olhando assim, até parece uma boa (visão de sustentabilidade), pois estão todos pensando "globalmente", embora não se considerem os danos que as populações diretamente atingidas pela poluição estão sofrendo (visão ecológica). A alta incidência de câncer está aí para mostrar o quanto o progresso e o desenvolvimento precisam ser revistos.


Só que, além de não considerar os que hoje sofrem com a poluição exacerbada, ainda há que se rever O QUE OS PAÍSES ENTENDEM POR REFLORESTAMENTO E POR FLORESTAS!!!


Encher milhares de hectares com pés de Palma para corte, não é florestar!

Florestas Plantadas - Plantio de palmas, eucalipto e pinus é considerado reflorestamento




Outro dia recebi um e-mail malhando novamente os EUA por suas idéias de mercado de carbono. Pois este também é o entendimento do governo brasileiro.


Do site do Ministério da Agricultura:
"O plantio de florestas comerciais, como eucalipto e pinus, garante renda extra para o produtor com balanço positivo na emissão de carbono. No Brasil, a projeção de plantio é otimista para os próximos anos, devido à demanda dos setores madeireiros, moveleiros, energéticos e de celulose.
A expectativa do Ministério da Agricultura é aumentar a área de florestas, até 2020, de seis milhões de hectares para nove milhões de hectares. Isso poderá reduzir a emissão de oito milhões a dez milhões de toneladas de CO2 equivalentes, no decênio."


Plantar milhares e milhões de pés de capim Miscanthus não é florestar! Entretanto, o comércio está largamente difundido. O Brasil comprou plenamente a ideia e está difundindo entre os agricultores e pecuaristas.


Capim Miscanthus Gigante é oferecido como alternativa de reflorestamento




Um dos comerciais do capim Miscanthus Gigante:

A Universidade de Illinois-USA desenvolveu um capim para ocupar áreas degradadas e desmatadas. Trata-se do capim Miscanhus é uma planta perene, vigorosa, com grande potencial de produçao de energia. Pode produzir 25 a 35 ton/hectare de biomassa, a qual tem potencial para produçao de etanol celulosico. Excelente para sequestro de carbono e permite a geraçao de creditos de carbono.

Gente, há uma divergência de entendimento, aqui. Onde há um plantio para corte, há a predominância de um só tipo de planta. Não cresce nada, embaixo. Você já esteve dentro de uma plantação de pinus (para obtenção de celulose?). 


Vista de uma Floresta Plantada - Pinus para corte - Telêmaco Borba - Paraná






As árvores Pinus vão desprendendo pequenos raminhos (parecem rabiscos) que sufocam qualquer tentativa de alguma coisa brotar.


Em uma plantação de Pinus, não cresce nada embaixo.




É desalentador!



Fontes:

Leia também: http://t.co/aNjmDOT
Mercado de carbono

Roubo de Certificados põe em xeque credibilidade do Mercado de Carbono, que possibilita comprar créditos de países que poluem menos



E, querendo, leia também: 


DECRESCIMENTO FELIZ! Modelo propõe Menos Consumo, Mais Felicidade!



Decrescimento Feliz - FGV País poderá alcançar nível de países desenvolvidos em 20 anos - Com esse modelo sócio-econômico, chegaremos ONDE - VOCÊ também decide!!



Sobre Preservação, Desmatamento e Condições do Planeta
Página de Links: http://ning.it/gwfVfk


Preservação ambiental e dos animais selvagens



Pra ter opinião, tem de conhecer!



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora,Educadora, Ambientalista,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário