sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Sono - Entendendo a mecânica do Corpo e da Mente

Sono - A qualidade das informações diárias determina a qualidade dos sonhos


Sono - Entendendo a mecânica do Corpo e da Mente
Parte 2/5



Por Marise Jalowitzki
09.dezembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/sono-entendendo-mecanica-do-corpo-e-da.html


Estou pesquisando sobre o tema por necessidade própria. Ainda não descobri qual a origem, qual a indústria que, como costuma acontecer, sorrateiramente emite gases tóxicos na atmosfera, algumas noites por semana, a partir da um hora da madrugada. Perguntando a alguns vizinhos e pessoas próximas, eles declaram não sentir o cheiro horroroso de uma queima química, quente, mas, constatam acordar pela manhã com dor de cabeça, por vezes dor de estômago, ardência nas mucosas internas do nariz, rinite, espirros. Eu vou registrando em fotos a "cor do ar" diferente, as nuvens que se estendem sempre na mesma direção. 


Já escrevi em outros artigos sobre esta criminosa prática de despejar na atmosfera os resíduos tóxicos (Veja ao final), mas, enquanto não encontramos sequer respostas, que dirá soluções, vamos tentando driblar com conhecimento de causa o que é possível fazer, a fim de garantir mais qualidade para nosso sono e vida como um todo.


Já vimos no artigo anterior o valor da sonequinha, durante o dia, que sejam 10 minutos, para reenergizar corpo e mente. O valor da água, que oxigena as células, é conhecido por todos, também ajuda a diminuir a fadiga cerebral.


Durante a vigília, período em que estamos acordados, o cérebro vai recebendo todas as informações que os orgãos dos sentidos captam: cheiros, sabores, sons (palavras, músicas, sirenes, etc.), imagens, sensações, toque (abraços, apertos de mão, uso de utensílios, etc.).


Organizando os dados


Tudo o que percebemos durante o dia vai sendo simplesmente armazenado, agrupado, sem “catalogação” oficial. À noite, quando dormimos é que o cérebro entra com a função de organizar as “fichas”, os dados recebidos e armazenar aquilo que, baseado nas experiências de cada um, ele julga importante guardar. 


Durante o desempenho dessa tarefa de organização do arquivo, acontecem algumas “trocas” e, aí, formam-se algumas historinhas, que podem vir em forma de amedrontadores pesadelos até a reconfortantes situações, daquelas que, por vezes, nos deixam bem durante dias. O melhor, como vimos, que os sonhos sejam neutros.

Funciona mais ou menos como num computador. Input e output.


Excesso de informações pode causar insônia


Qualidade das informações


Desta forma, se enchemos de lixo o nosso dia (insatisfações, brigas, discussões, filmes de morte, crimes, trapaças, aberrações...) ao dormir, nosso cérebro vai acessar somente “aqueles quartinhos” onde estão as notícias ruins. A resposta será “Boa noite pra você também!”- na mesma linguagem! Agora, se os dados são de elevação, de construção, de reflexão, gratidão, normais, sonhar funciona como um energético.

Esse é um dado importante e tem a ver com fazer a nossa parte para garantir um bom sono. Dentro das condições possíveis deste nosso louco mundo moderno, conduzir as coisas para uma disponibilidade de descanso já é meio caminho andado.



Mais em: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/sono-e-saude-pagina-de-links.html

O que podemos fazer para aumentar a qualidade de nosso sono


Sono e Saúde - Página de Links


Por Marise Jalowitzki
09.dezembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/sono-e-saude-pagina-de-links.html







Querendo, veja também: http://ning.it/pedrwV


Respirar ar puro é direito do cidadão,
garantido por lei - CONAMA -
Resolução 003 e 005


Venenos na Noite 

Links com diversos temas que incluem: Riscos, perigos, doenças respiratórias e cardiovasculares devido à poluição

17.outubro.2011
http://ning.it/pedrwV







Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente





compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Ecologista, especialista em Desenvolvimento Humano,
pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário