quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Teatro na Pallotti

Professor e Diretor Teatral Renan Mion e seu aluno Mikael Ayala dos Santos

Teatro na Pallotti


Por Marise Jalowitzki
06.dezembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/teatro-na-pallotti.html


Voltei há pouco de um belo espetáculo de teatro. Fez parte do 6º Festival de Teatro Estudantil Palotino 2011. O título do Projeto: Diálogos sobre Distúrbios Alimentares! - para as turmas finais  do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) Uma sala de teatro muito bacana, som de Beatles, luz, câmera e ação muito lindos! Sob a orientação e Supervisão do Professor de Teatro, Ator e Diretor Teatral Renan Mion, os alunos foram espontâneos e gabaritados. O roteiro foi criação deles mesmos. 


Olha que bela maneira de fazer aprendizagem! É dado o enfoque, os alunos se envolvem, se comprometem, internalizam conteúdos importantes para suas vidas, transmitem aos demais. Levam reflexão para as famílias. Sim, pois a própria montagem da peça, o desempenho individual de cada ator, o desenrolar da situação apresentada e o desfecho, também são indicativos de como os adolescentes lidam com a situação.


Foram apresentadas questões como bullying (atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos), a exploração dos nerds (aqueles que estudam e, geralmente, tem excelentes notas e que, muitas vezes, não oferecem resistência às agressões), o preconceito e a intolerância para com as diferenças. Muito legal!


Saí impressionada com o alto nível das apresentações, conteúdo e desempenho.


Projeto a ser multiplicado por outros educadores, pelos excelentes resultados!


Daqui a alguns dias, quando o Festival estiver concluído, retorno ao tema, com mais detalhes, informações e contatos. Também com mais fotos!


Aprender, sempre! Informar-se, sempre! Multiplicar, sempre!


Parabéns a todos, professor, alunos e instituição!


[Renan Mion é da Companhia de Teatro Corpo e Alma - Porto Alegre - RS)


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ecologista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

4 comentários:

  1. Que belo espaço criaste para compartilhar vivências e informações!!! A arte e a conciência humana, assim como eu, agradecemos sua atitude... Muito obrigado em possibilitar novos horizontes ao trabalho que realizo com tanto amor, carinho e respeito dentro da nossa Casa de conviver e saber que é o Colégio Pallotti! Um grande abraço Renan Mion

    ResponderExcluir
  2. Fiquei extremamente feliz em ver Mikael envolvido com o teatro. Parabéns! A iniciativa da avó Marise, estar acompanhando o neto, neste momento de descobertas.Abração!

    ResponderExcluir
  3. Professor Renan! Que Sua Luz brilhe sempre, para que mais e mais adolescentes possam continuar trilhando o Caminho da Paz! Muito grata pela acolhida à divulgação de um trabalho tão bonito! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Ayala, todos fazemos aquilo que julgamos ser o nosso possível. A percepção de cada um é que é diferente sobre o seu possível. Muito grata pela contribuição! Felicidades!

    ResponderExcluir