terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Indígenas, ambientalistas e activistas protestam contra hidroeléctrica de Belo Monte



Não aceitaremos Belo Monte - Continuaremos na Luta!



Foto Reuters
Indígenas Tucano e Surui em manifestação

Por Marise Jalowitzki
08.Fevereiro.2011

Aqui no Brasil não há repercussão na grande mídia e os protestos passam desapercebidos do grande público.

Os indígenas ainda estão reunidos lá. Alguns "gatinhos pingados", neste mar de insensatez chamado Brasil, onde ninguém quer se comprometer!

Continue divulgando para que mais pessoas assinem a petição da Avaaz!

EU TAMBÉM SOU CONTRA BELO MONTE, A HIDRELÉTRICA DO XINGU PRECISA DE ESTUDOS SOBRE IMPACTO AMBIENTAL!!!

Leia neste blog:


------------
Transcrevo a reportagem do site português:
Publicação: 08-02-2011 10:18   |  Última actualização: 08-02-2011 10:18

Indígenas, ambientalistas e activistas protestam contra hidroeléctrica de Belo Monte

Centenas de indígenas, ambientalistas, lideranças e movimentos sociais da Bacia do Xingu e de outros rios amazónicos fazem hoje um protesto em Brasília contra a construção da hidroelétrica de Belo Monte.

Os manifestantes reunir-se-ão em frente ao Congresso Nacional e pretendem entregar à presidente brasileira, Dilma Rousseff, um abaixo-assinado com mais de meio milhão de assinaturas contra a obra, que já foi autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os ativistas querem que o governo rediscuta a política energética brasileira, abrindo um espaço democrático para a participação da sociedade civil nos processos de tomada de decisão.

"Nós somos contra a construção de Belo Monte, porque ela prejudicará o indígena e o não indígena. Está em jogo o destino da Amazónia", afirmou o cacique Raoni Metyktire, que está em Brasília para participar no protesto.

A construção de Belo Monte deverá inundar uma área de 600 quilómetros quadrados na região conhecida como Volta Grande do Rio Xingu, no estado amazónico do Pará.

A hidroelétrica deverá ser a terceira maior do mundo em capacidade instalada, atrás apenas de Três Gargantas, na China, e da binacional Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai.

De acordo com o governo brasileiro, Belo Monte terá uma capacidade total instalada de 11.233 megawatts, com uma garantia assegurada de geração de 4.571 megawatts, em média, e poderá beneficiar 26 milhões de brasileiros.


O custo total da obra está avaliado em 19 mil milhões de reais (8,2 mil milhões de euros) e a previsão é de que a hidroelétrica comece a operar em fevereiro de 2015, embora as obras só devam estar finalizadas em 2019. 

-------------

E do Portal Amazônia

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=119930

Pará

Indios protestam em Brasília contra construção da hidrelétrica Belo Monte


08 de fevereiro de 2011
Portal Amazônia com informações da Agência Brasil de Comunicação

Foto: Wilson Dias/ABr
BRASILIA – Indios e representantes de movimentos sociais, da região do Rio Xingu, protestaram na manhã desta terça-feira (8), em Brasília, contra a obra do complexo hidrelétrico de Belo Monte.A manifestação se concentrou na frente do Congresso Nacional.

A ação dos manifestantes objetiva entregar a presidenta Dilma Rousseff um abaixo-assinado com cerca de 500 mil assinaturas contra a liberação da obra da usina hidrelétrica.O movimento contou com a presença do caquique Megaron Txucarramãe,líder Kayapó de Mato Grosso; Sheyla Juruna, liderança de Altamira (MA); o cacique Ozimar Juruna, da Aldeia Paquiçamba, em Altamira; Josinei Arara, liderança da Aldeia Arara, de Altamira; e Antonia Melo, coordenadora do Movimento Xingu Vivo para Sempre.

Nesta segunda-feira (7), os manifestantes participaram de debates na Universidade de Brasilia (UnB), sobre os impactos que a construção da hidrelétrica irá trazer para o meio ambiente, além do recente licenciamento que o Governo Federal concedeu para a instalação da infraestrutura inicial.  (BT)
--------------

----------
Leia mais sobre Belo Monte e a Causa Verde - Link: http://ning.it/gzWrbi
----------

2 comentários:

  1. eu apoio total devemos parar de destruir o que deus nos deu , por que si não pararmos onde vamos morar onde nosso filhos e netos vão viver nesse mundo que já esta acabando, pelo simples motivo de sermos egoísta e destruir por nossa vontade

    ResponderExcluir
  2. Muito grata pela contribuição, "Anônimo"!
    Muita gente critica os índios, quando nós é quem somos os responsáveis pelas situações trsites que hoje eles enfrentam!
    Abraços e votos de felicidades!

    ResponderExcluir