sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Quantos milhares acessam as imagens de Kadafi morto ensanguentado?

Libia - escada de acesso que era do avião de Kadafi, no aeroporto de Sirte, abandonada em meio à rodovia


Quantos milhares acessam as imagens de Kadafi morto ensanguentado?

Por Marise Jalowitzki
21.outubro.2011
http://ning.it/nfHZcH

Creio que a imagem no topo deste artigo mostra bem a situação da Líbia, hoje. E, de certa forma, do mundo todo. Uma escada abandonada (era a escada do luxuoso avião de Kadafi), que leva para onde? Enquanto o modelo de vida, de progresso e desenvolvimento não for revisto, a Paz será apenas uma visão. Chegaremos ao topo da escada, sim, mas, para ir aonde?

Os rebeldes líbios conseguiram o domínio da situação. Podem hoje levantar sua bandeira e comemorar a queda de seu ditador. Foram milhares de mortes, de dores e conflitos. Kadafi está morto. Também seus filhos. Como em todas as situações dessa natureza - assim violentas - , tenho de registrar o horror que me causa ver a exibição dantesca das cenas de violência, de corpos dilacerados, de sangue jorrando. E que recebem milhares e milhares de acessos. O corpo ainda vivo, todo ensanguentado, com uma bala perfurando o cérebro, ainda assim o colocaram em pé na parte traseira do caminhão. 



Líbia comemora morte de Kadafi - Qual a lição a ser aprendida?



Agora, eles estão em meio ao conflito e o resolveram da maneira que lhes pareceu possível. Ainda assim, SE consideram abominável a maneira como o ex-líder tratou a tantos, COMO podem fazer o mesmo ao capturá-lo?

Mas, E NÓS, e nosso mundo "civilizado", somos diferentes? Somos melhores? Quando vejo pessoas comemorando, pais ensinando filhos desde pequenos a comemorar a morte de alguém, soltar rojões, não entendo.

Então, somos todos iguais! Somos todos igualmente maus!? É apenas uma questão de oportunidade!!??

Difícil de aceitar nosso mundo! Difícil de saber de todas as atrocidades que ele próprio, o ex-líder - inicialmente aplaudido por quase todos - oriente e ocidente - também cometeu. Até 2009 era recebido pelos "bons" com sorrisos e agrados, pelo petróleo em terras líbias. Complicado! Difícil de aceitar os valores que permeiam o mundo! Difícil de aceitar que a violência, a tortura, o ódio, a vingança, a "caça" ainda esteja tão presente nas ações humanas.

"-Não vai acabar, não. Lá, nos países árabes, eles tem já essa cultura de luta, de guerra, de insurgência! Estão "acostumados" a resolver as coisas com armas na mão!"

Mas, e aqui? Não somos a pseudocivilização que pauta pela Paz? Que quer a Paz? Que anseia pela Paz? Que faz o discurso da Paz? Que coloca a Paz como um bem maior, até mesmo como um compromisso de vida?

Libia - retrato de um mundo "moderno" - As nações, como um todo, ainda acredita que esta é a maneira mais eficaz de resolver conflitos


Quando ouço TANTAS pessoas "entusiasmadas", contentes, algumas bem distantes de toda a realidade, mas que ainda assim concordam que as coisas tenham de acontecer assim mesmo, juro que parece dar um tilte. Hillary exclama "Uau!" com satisfação, mandatários de muitas nações, especialistas e cientistas sociais, políticos e economistas vão ao ar  com sorrisos no rosto, como se tudo estivesse resolvido! E não está! Uns poucos declaram:

- Pela diversidade de idéias e interesses, pela multiplicidade dos grupos, a fase mais difícil está apenas por começar!

Até em conversas de salão ouvi o "alívio": "Finalmente mataram ele!"

Volto a repetir e vou repetir sempre: Enquanto o ser humano ficar feliz com o sangue derramado, enquanto a humanidade considerar que este é um método importante, válido e necessário, nunca encontraremos a Paz!

Que cesse, então, o falso discurso.
Ou, então - e é pelo que torço - que se multipliquem os grupos de diálogo, de aprendizagem de novas formas de negociação, que se pratique a convivência com a diversidade cada vez mais. O respeito, a dignidade e o compartilhamento.

Libia - esta é a realidade que se interpõe agora - destroços - Que encontrem a Paz!


E, hoje, dou um voto de louvor à nossa presidente Dilma. Quando entrevistada no exterior, sobre a morte de Kadafi, deu uma resposta digna:

- O Brasil vai ajudar na reconstrução da Líbia, devastada pela guerra. Mas, comemorar a morte de alguém, isso não fazemos!

Anseio pelo momento em que imagens como essa sejam apenas para ser estudadas em aulas de história! Paz para Todos!
-------
Parafraseando Renato Russo: "Nos deram um espelho e vimos um mundo doente!"

------
Leia também: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/03/progressao-da-violencia.html

A progressão da violência

Para diminuir a violência do dia a dia, só com gentileza!

----
E também: http://t.co/WY5jnOO

Amor ou violência


As nações fazem exatamente o que cada um faz individualmente
----
E mais: http://t.co/gd4YmhS



Zé Claudio e Maria, ativistas ambientais
 assassinados por defender a floresta
(Foto CNS)

Até quando os instintos de barbárie vão ser a tônica das ações humanas?
Ativistas ambientais são executados no Pará e vaiados na Câmara dos Deputados quando suas mortes foram anunciadas!!!

Por Andre Luiz Santos Monteiro, Marise Jalowitzki, Miguel Jorge, Carlos Mendes e Daniela Chiaretti
26.maio.2011
http://t.co/gd4YmhS





----
O QUE ACONTECEU EM 20.OUTUBRO.2011 FOI UM ATO QUE DIMINUIU A EVOLUÇÃO DA RAÇA HUMANA. Olho-por-olho, dente-por-dente, não!
Que a tolerância e a reverência sejam o Caminho para a Paz na Líbia



Paz para o Oriente, Paz para o Planeta!





Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ecologista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário