sábado, 29 de outubro de 2011

Agora é pra valer! Cola Cola, Ambev e Schincariol tem 5 dias para diminuir benzeno dos diets

Bebidas com baixas calorias tem 5 dias para reduzir o nível de benzeno

Fábricas tem ordem para reduzir substância em refrigerante por risco de doenças no sangue




Cola Cola, Ambev e Schincariol tem 5 dias para diminuir benzeno dos diets 

Por Marise Jalowitzki
29.outubro.2011
http://ning.it/suArOI

Eu já havia ouvido sobre a Coca Zero estar apresentando problemas. A gente, por precaução, usa cada vez menos um produto que tem "zum-zum", mas nenhuma notícia de especialistas confirmou que os diets poderiam estar prejudicando ainda mais a saúde.

E ninguém tirou produtos da prateleira de nenhum supermercado, nem das mesas dos bares e danceterias. Quando aconteceu aqui no RS o caso com os Todynho, de um dia para o outro, sem nenhum aviso, não havia mais o produto ofertado. Os clientes perguntavam e não recebiam resposta, mas, pelo menos, todos ficaram livres de contrair mais doenças.

Agora, saber que desde 2009 (quando ouvimos o zum-zum) já havia sido detectada a presença de benzeno em excesso nos refrigerantes e demais bebidas com baixas calorias, e nenhuma precaução, é muita irresponsabilidade!

O MPF - Ministério Público Federal faz o que pode e, já em 2009, acolheu a informação entregue pela Associação de Consumidores Pro Teste. À época, a Pro Teste realizou exames em sete amostras de diferentes marcas e entregou ao MPF, que instaurou inquérito civil público para apurar o caso. Somente agora é que deu para expedir a ordem de, em 5 dias, diminuir o grau de benzeno!

Pior! Durante a investigação foi constatado que não há qualquer regulamentação no Brasil quanto ao nível máximo de benzeno nos refrigerantes!

Sempre ouvimos (e sabemos) que o Brasil prima por leis que não são cumpridas. Desta vez, no entanto, nem lei há!

Assim, foi tomado por parâmetro o limite adotado pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para a água potável, que é de 5ppb de benzeno (5 partes por bilhão ou 5 microgramas por litro).

As empresas se comprometeram em adotar as medidas necessárias. Resta saber quem vai fiscalizar se elas foram efetivamente cumpridas.

PERGUNTAS: 
- E como ficam as milhares de embalagens que os supermercados e demais redes tem guardado em seus estoques?

- E as cervejas light e as bebidas energéticas, também estão nesta situação?

Algumas Bebidas com baixas calorias

SCHINCARIOLViva, bebida de baixa caloria e baixa carbonatação nos sabores Limão e Pera (venda exclusiva no Nordeste)
AMBEV - H2O sabores Maracujá com Limão, Limâo, Limão com Maçã
COCA-COLA - Coca Cola Zero


Coca-Cola, em seu site, Seção Boatos e Mitos, diz que a presença de benzeno das bebidas light não apresenta riscos à saúde. Como o artigo não tem data, acreditamos que seja anterior a esse resultado. Pedimos à Coca-Cola Brasil que atualize seu artigo http://www.cocacolabrasil.com.br/boatos_mitos.asp?categoria=1 e cumpra o estabelecido pelo MPF.



Do Terra

Fábricas reduzirão substância em refrigerante por risco de doença
28 de outubro de 2011  21h13  atualizado às 21h21


As fabricantes de refrigerantes no Brasil Coca-Cola, Companhia de Bebidas das Américas (AMBEV) e a Schincariol se comprometeram a reduzir, no prazo máximo de cinco dias, a quantidade de benzeno - agente químico capaz de desencadear doenças sanguíneas, segundo especialistas - em todos os seus refrigerantes de baixas calorias ou dietéticos cítricos. As empresas firmaram o acordo por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), divulgado nesta sexta-feira pelo Ministério Público Federal em Minas Gerais.
As empresas deverão adotar medidas para que esses refrigerantes passem a ter, como parâmetro máximo, a quantidade de 5ppb (cinco partes por bilhão ou 5 microgramas por litro) de benzeno, limite adotado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a água potável.
A presença do benzeno nas bebidas foi detectada em 2009 pela Associação de Consumidores Pro Teste ao realizar exames em sete amostras de diferentes marcas. A partir da informação, o MPF instaurou inquérito civil público para apurar o caso. No curso da investigação, descobriu-se que, no Brasil, não existe qualquer regulamentação estabelecendo os níveis máximos de benzeno em refrigerantes.
Os fabricantes informaram que a formação do benzeno decorre de um processo químico geralmente desencadeado nos refrigerantes light/diet, já que a presença do açúcar inibe a formação da substância. Disseram ainda que "a eventual identificação de traços mínimos de benzeno em determinado produto pode se dar por razões diversas e alheias aos esforços da empresa, como, por exemplo, em decorrência da quantidade de benzeno pré-existente na água".
Fonte: http://ning.it/rTIbFA 
As principais doenças do sangue

As doenças do sangue podem ser adquiridas ou hereditárias; podem surgir em todos os processos que participam na formação das células sanguíneas ou nos próprios componentes do sangue.

Moléstias da coagulação: A coagulação do sangue excessiva do sangue pode provocar embolia pulmonar, ictus, paragem cardíaca. Para prevenir a formação de trombos o médico receita um remédio contra a coagulação ou pequenas doses de aspirina.

As anemias devido a carência: Existem vários géneros de anemias mas todos têm em comum a deficiência de hemoglobina. A anemia mais comum é devido a uma falta de ferro, quer por carências alimentares quer devido a hemorragia. A anemia perniciosa deve-se à deficiência de vitamina B12 causada pelo mau funcionamento do intestino que não consegue absorvê-la.

A deficiência de ácido fólico revela-se principalmente nos alcoólatras, nas pessoas de idade ou mal alimentadas.
Doenças no sangue
 A medula óssea produz 9 milhões de glóbulos vermelhos por hora. A sua carência é uma das causas da anemia.

Anemias hemolíticas: Devem-se a uma relevante redução do período de vida dos glóbulos vermelhos. Estas anemias, na maioria das vezes, são hereditárias: um defeito genético modifica o metabolismo e a estrutura das hemácias.

Hemofilia: É uma doença hereditária, transmitida da mãe para o filho. Manifesta-se quase sempre nos homens que, devido à falta de tromboquinases, uma das enzimas cogulantes, sofrem de um defeito na coagulação do sangue. Qualquer ferida, mesmo a mais pequena, pode provocar-lhes uma grave hemorragia. Até há poucos anos atrás os hemofílicos estavam condenados a uma vida de sofrimentos. Actualmente a maioria dos casos de hemofilia podem ser controlados de maneira eficaz graças à transfusão de factores de coagulação estraídos do próprio sangue humano.

Leucemia: Existem várias formas de leucemia: estas doenças são caracterizadas pela presença no sangue de um número excessivo de glóbulos brancos. Podem ser agudas ou crónicas. Algumas afectam principalmente as crianças, outras as pessoas adultas.

Até há poucos anos atrás a leucemia aguda levava à morte. A crónica também era fatal, mas os doentes conseguiam sobreviver alguns anos. Hoje em dia, a metade dos doentes com leucemia restabelece-se graças à quimioterapia combinada, às vezes, com um transplante de medula óssea.

Hematocitose: Esta doença caracetriza-se pela presença de um número excessivo de glóbulos vermelhos que aumentam o volume sanguíneo. Além disso, o sangue torna-se mais viscoso com uma grande tendência à coagulação. O tratamento consiste em tirar quantidades de sangue para reduzir o número de glóbulos vermelhos.

Septicemia: É uma infecção grave e generalizada devida à penetração de germes patógenos no sangue. Se não for tratada a septicemia é mortífera.

Anemia de hemácias com aspecto falciforme ou drepanocítica: É uma doença hereditária caracterizada pela presença de glóbulos vermelhos abnormes. A drepa é causada por um gene recessivo e para aparecer numa criança deve ser transmitida por ambos os pais. Esta patologia parece manifestar-se sobretudo na "raça" negra.

Talassemia: Trata-se de outra doença hereditária causada por um defeito na produção de hemoglobina. É comum sobretudo nos povos mediterrâneos.

Alterações dos glóbulos brancos: Uma baixa no número dos glóbulos brancos gera uma maior predisposição às infecções. Esta doença pode ficar isolada (chama-se então neutropenia) ou pode ser acompanhada de alterações dos glóbulos vermelhos.

Principais sintomas das doenças do sangue

--> cor anômala;
--> palidez, rubor pronunciado ou íctero;
--> maior viscosidade do sangue;
--> fadiga;
--> hemorragias excessivas;
--> hematomas;
--> pequenas manchas vermelhas na pele;
--> articulações inchadas e doridas;
--> falta de fôlego;
--> predisposição para as infecções.
Fonte: http://ning.it/vhMnKi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário