quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Olha que boa notícia! Passe livre vitalício para quem deixar carro!

A cidade de Murcia, na Espanha, lançou a campanha “Mejor en Tranvía” em que oferece passe gratuito e vitalício para quem abandonar seu carro






Olha que boa notícia! Passe livre vitalício para quem deixar carro!


Por Marise Jalowitzki
12.outubro.2011
http://ning.it/qeZTMC


Isso, sim, é ter coragem para mudar! Mudar a mentalidade das pessoas ainda passa por uma bela campanha onde o apelo mais forte é: "E o que eu ganho nisso?". Se essa é a regra do jogo, ao invés de tentar intermináveis campanhas de conscientização ambiental, as autoridades da cidade de Murcia, na Espanha, lançam uma ação efetiva: conceder passe vitalício para quem se decidir a abandonar o uso cotidiano dos carros.


Lógico que lá, PRIMEIRO, foi proporcionado um transporte coletivo urbano de qualidade. Nada de bondes amarrados com fiozinhos ou areia jogada nos trilhos para que o veículo não descarrilasse por falta de freios, como no triste caso, mais uma vez, do Rio de Janeiro. E de como é todo o vergonhoso sistema de transporte rodoviário urbano no Brasil, onde, diariamente, pessoas tem de se pendurar até mesmo fora dos ônibus até ser "sugado" para dentro do ônibus, já em movimento.


Lá, em Murcia, na Espanha, o governo oferece o sistema VLT - Veículo Leve sobre Trilhos - aos cidadãos que estiverem dispostos a abandonar seus carros.


Inaugurada em maio deste ano (2011), a campanha, além de promover o sistema VLT, visa a redução dos congestionamentos e a poluição do ar na cidade. O sistema estava em fase de teste desde 2007, mas foi aberto recentemente, enquanto mais três linhas estão em construção. Até o momento o transporte elétrico de superfície abrange 18 quilômetros.


INICIATIVA QUE VAI CONTRA OS MEGA INTERESSES - petróleo, automotivo, cimenteira, construtoras, saúde e indústria farmacêutica


Iniciativa de coragem, pois vai de encontro a dois mega interesses que hoje movimentam o mundo: petróleo e indústria automotiva. Haverá sistemática economia de combustível e redução na venda de carros particulares.


Atinge também a indústria cimenteira e as construtoras, pois, ao invés de intermináveis e angustiantes projetos para criar novas vias, pedágios, viadutos, serão necessárias algumas vias de escoamento e, sem o caos, a tranquilidade.


Também mexe com o sistema de saúde - planos de saúde, hospitais, médicos, indústria farmacêutica - pois a população deixará de adoecer tanto devido à poluição do ar constante e progressiva, como até então.




SE A CAMPANHA VAI ACONTECER TAMBÉM NO BRASIL?





Oskar Coestner, há mais de trinta anos, criou em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, o modelo do aeromóvel, o primeir trem movido a ar no mundo

É bem provável que não! Como deixaremos de ser manchete no mundo inteiro pelos acidentes, má qualidade de vida, doenças respiratórias, vazamentos de petróleo? Como o governo irá se livrar do comprometimento com os grandes grupos que hoje dominam os empreendimentos? Não, provavelmente este projeto nem chegará às mesas de alguma plenária para discussão.


HOJE, FERIADO, É DIA DE PASSE LIVRE EM PORTO ALEGRE


Pois é. Aqui, temos os feriados como dia de passe livre. As pessoas se aglutinam como sempre, pois, para algumas, é oportunidade para poder passear, ir a algum parque ou, mesmo, conhecer caminhos novos na cidade. Ainda estamos distantes de uma realidade de mais qualidade, principalmente pela falta de visão dos governantes.


Transporte urbano no Brasil é indecente



Cidadãos são submetidos a condições degradantes todos os dias, para ir trabalhar




Ninguém se acostuma com o desconforto. Quem se submete é por responsabilidade, para ganhar um salário, fruto de seu trabalho.



REDES SOCIAIS NA CAMPANHA PRÓ-QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE


Mesmo assim, não custa continuar divulgando uma notícia bacana dessas. Quem sabe alguma campanha nas redes sociais, como na cidade espanhola, também não funcione aqui? Mas, daí, não será por iniciativa do governo, como em Murcia. Quem tem de pedir, solicitar, exigir, é o povo. Aqui, o caminho é inverso.


Um dia chegaremos lá. Eu acredito.


Por enquanto, é assistir aos desmatamentos para hidrelétricas, exploração de calcáreo, implantação de novas cimenteiras, contratos bilionários corruptos para construção de viadutos, rodo... e mais e mais incentivos para a venda de carros, carros e mais carros!


Afinal, "todo brasileiro é louco por carro!" -Não é isso que incutiram na sua cabeça, há décadas? Pois é, ovelhas andam em filas, carneiros, também.


EM MURCIA

Maior parte da população em Murcia possui carros particulares



A população atual da cidade é de 440 mil pessoas, sendo que a maior parte delas depende exclusivamente de veículos particulares.


O passe é só o primeiro passo para reduzir o número de motoristas. A cidade já recolheu alguns veículos livres de dívidas e em funcionamento e agora irá desmontá-los.


A campanha está envolvendo também as redes sociais como forma de incentivo. “Para cada comentário enviado via Facebook ou Twiiter, os mecânicos de Murcia retiram uma peça de um dos carros da nova coleção veicular da cidade, com reprodução ao vivo via webcam para todos verem”, explica o site Springwise.


A publicidade fez questão de mostrar a dificuldade em estacionar um carro no centro da cidade colocando carros em vagas impossíveis demonstrando o grande problema de achar lugares disponíveis no caos da cidade.


Para finalizar, a campanha publicitária também fez videoclipes curtinhos que promovem a troca dos carros pelo passe de transporte público e ainda destacam as desvantagens do uso de veículos privados e individuais.


Fonte da notícia: http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/cidade-espanhola-oferece-passe-vitalicio-de-transporte-em-troca-de-carros




Leia mais em: LINK: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/08/finalmente-o-aeromovel-vai-sair.html?spref=tw  


Porto Alegre aguarda implantação de aeromovel






Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário