segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Você sabe qual o Dia do Futebol no Brasil e porque ele foi escolhido?

Sport Club Rio Grande - O primeiro time de futebol oficialmente criado no Brasil 

Você sabe qual o Dia do Futebol no Brasil e porque ele foi escolhido?


Por Marise Jalowitzki
31.outubro.2011
http://ning.it/u7ROM2 


Após a publicação do último artigo, algumas pessoas contataram dizendo desconhecer que o Dia do Futebol acontece em homenagem ao primeiro clube de futebol do Brasil, que é da cidade portuária de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Fui ver. Entrei com a vinheta "Futebol do Brasil" no Wikipedia e, apesar da página imensa, recheada de informações e bibliografias, não há uma referência ao primeiro time oficialmente registrado. Engraçado, não? Alguns outros canais divulgam o fato. Assim, decidi registrar também, para que mais pessoas conheçam.


O dia escolhido como o Dia nacional do Futebol foi 19 de julho, para homenagear o primeiro time registrado como clube no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900. A escolha da data se deu através da CBF, Confederação Brasileira de Futebol.


A cidade de Rio Grande, que agora está tomada pelo atual modelo de desenvolvimento, com duas plataformas de petróleo em construção, pode fazer uso deste dado para atrair mais expectadores para seus jogos e torneios.


Cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul - Foto Adiel Xavier da Cunha




Outras curiosidades


A origem do futebol data dos anos 2.600 a.C, na China, onde era praticado por oito jogadores em cada time, num campo de quatorze metros.
"O futebol chegou ao Brasil em 1849, através de Charles Miller, que estudou na Inglaterra, onde aprendeu a dominar as técnicas futebolísticas. Ao retornar para o país, trouxe uma bola, uma agulha, uma bomba de encher e um uniforme. Com a divulgação do esporte, este se tornou uma paixão do povo brasileiro, fazendo do nosso país o maior campeão mundial."

PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO

Inicialmente, apenas brancos podiam jogar futebol, no Brasil, como profissionais, dado o fato da maioria dos primeiros clubes terem sido fundados por estrangeiros. Como havia muitos negros e mulatos que se destacavam no futebol amador, os mulatos eram, por vezes, contratados "às escondidas" e, para disfarçar, passavam talco "pó-de-arroz" na face e pele do corpo antes de entrar em campo.
"Em jogo contra o seu ex-clube, o América, o mulato Carlos Alberto no Campeonato Carioca de 1914, chegou a cobrir-se com pó-de-arroz para que parecesse branco, mas com o decorrer da partida, o suor cobria a maquiagem de pó-de-arroz e a farsa foi desfeita . A torcida do América, que o conhecia pois ele tinha sido um dos jogadores que saíram do clube na cisão interna de 1914, tendo sido campeão carioca em 1913, começou a persegui-lo e a gritar "pó-de-arroz", apelido que foi absorvido pela torcida do Fluminense Football Club, clube que iniciou a prática do futebol em 1902, que passou a jogar pó-de-arroz e talco à entrada de seu time em campo."
Na década de 20, os negros começaram a ser aceitos em outros clubes, e o Vasco foi o primeiro dos clubes grandes a vencer títulos com uma equipe repleta de jogadores negros e pobres.

Primeiras Regras
As primeiras regras do futebol foram criadas pela associação de futebol de Londres, na Inglaterra, através dos dirigentes dos clubes ingleses. Primeiramente elaboraram treze regras, mas em razão das necessidades, estas passaram para o número de dezessete.

FIFA e o Futebol como Profissão
Em 1885 o esporte passou a ser profissionalizado, estimulando o aumento de sua prática, sua evolução técnica e tática. 


Em virtude de sua popularização por todo o mundo, foi criada uma organização internacional a fim de coordenar os interesses voltados para o esporte, a FIFA - Federação Internacional de Futebol Association.




Fontes:
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-nacional-do-futebol.htm
http://www.sportclubriogrande.com.br/
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Qc8LjsL2fdA#!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_do_Brasil

----
Leia também: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/10/ronaldinho-gauchocarioca-gremio-x.html

Ronaldinho Gaúcho e a recepção gremista

Ronaldinho Gaúcho/Carioca - Grêmio x Flamengo - A Força de Nossas Decisões


Por Marise Jalowitzki
31.outubro.2011



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ecologista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário