segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Degelo em 2012 - Só resta esperar? - 7 videos do History Channel e mais

Degelo e Enchentes - O que as autoridades estão fazendo para proteger a população ribeirinha? Degelo das calotas polares

Degelo em 2012 - Só resta esperar?
7 videos do History Channel e mais



 
Por Marise Jalowitzki
03.outubro.2011
http://ning.it/rtxDkw


Quando, lá em 2009, ouvimos a OMM - Organização Meteorológica Mundial -, agência das Nações Unidas, divulgando suas conclusões, todos ficamos perplexos, embora não fosse para ficar surpresos, pois bem sabíamos o que estava acontecendo. Também, em 2009, ainda havia muitos céticos, que não acreditavam que o aquecimento global era uma realidade.


Hoje, com todas as enchentes e inundações de toda sorte, parece que o mundo assiste a tudo e a maioria continua apenas se sentindo refém. E é, mesmo, refém. O que podem os milhões e milhões e milhões que estão abaixo da linha da miséria, a não ser esperar a situação chegar?


O estudo da OMM sobre o derretimento da Antártida durou dois anos e envolveu mais de mil cientistas de 60 países. Os meios de comunicação são fartos em mostrar o nível do derretimento, que continua em  um ritmo sempre mais rápido.


É claro que o derretimento das gigantescas paredes de gelo tem como consequência a elevação dos oceanos, fazendo com que o IPCC - Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas lide com realidades nunca antes sentidas.


A pesquisa concluiu que nos últimos dez anos as águas próximas ao continente aqueceram duas vezes mais que o resto dos oceanos nos últimos 30 anos.


As conclusões do painel deveriam servir como base para políticas e ações públicas para melhor se adequar às mudanças climáticas e minimizar, tanto quanto possível, os efeitos danosos à população e ao meio ambiente.

Ainda se comenta de que, se mudarmos nossos hábitos perversos em relação ao meio-ambiente, se o controle das emissões de carbono for efetivo (ainda há países que não o fazem), poderia ser possível reverter o ciclo de aquecimento da terra.

Insisto no fato de que isso nos dá, em primeiro lugar, educação ambiental, respeito ao ecossistema. E, a médio e longo prazo, algum efeito benéfico eficaz. Mas, a curto prazo, são necessárias ações de emergência, de socorro à fauna e flora, socorro aos humanos.

Os niveis de carbono nunca estiveram tão altos, mesmo que a emissão de dióxido de carbono caísse a zero, hoje, mágica e instantaneamente, ainda seria preciso um século - cem anos - para que se pudesse afirmar com segurança que os níveis estão ok.


Catástrofes eminentes - mesmo que a emissão de dióxido de carbono caísse a zero, hoje, mágica e instantaneamente, ainda seria preciso um século - cem anos - para que se pudesse afirmar com segurança que os níveis estão ok


Um amigo fez a seguinte analogia: Imagine que você está vindo em um carro em um chão com gelo e, de repente, encontrasse um muro pela frente. Mesmo desligando o motor, o carro continuaria deslizando, o que faria com que ele continuasse em movimento, sem condições de evitar a colisão! É assim que estamos!

E, o que vemos? Quais as providências para assegurar a VIDA das populações, especialmente as mais desprovidas - e que são, geralmente - as que estão mais próximo aos leitos dos rios?


PRECISAMOS de urgentes e eficazes providências. As populações ribeirinhas precisam ser informadas e orientadas e, dentro do possível, realocadas. É preciso um programa sério para enfrentar a situação.


Há poucas semanas Santa Catarina apresentou, novamente, o trágico quadro da inundação do Vale do Itajaí. Isto e tantos outros não pode continuar apenas como grotesco espetáculo televisivo.

Veja a situação do Vale do Itajai-SC- neste ano de 2011 http://www.woblinks.net/  )












Youtube
http://ning.it/qxieoC

Agência Estado
Jornal Nacional - G1





  • Veja também: http://www.youtube.com/watch?v=uMfYq58EmtY&feature=player_embedded#!

    Degelo naquela que foi a maior geleira do mundo, em Puerito Moreno, na Patagônia argentina. Puerito Moreno tinha 40 Km de extensão.

    OS HUMANOS, COMO SEMPRE, INCONSEQUENTES, GRITAM E "COMEMORAM", SACUDINDO OS BRAÇOS FRENTE AO "ESPETÁCULO"!




    -----------


    AQUI A SÉRIE CONTENDO OS SETE VIDEOS DO DISCOVERY CHANNEL














  • Leia mais 



    Glaciar Perito Moreno, Argentina - desmoronamento concedeu visão fantástica aos turistas neste 05.março.2012


    Visão espetacular e ao mesmo tempo, preocupante - Colapso na geleira Perito Moreno na Argentina


    Argentina - Geleira entra em colapso em Perito Moreno


    Por Marise Jalowitzki
    05.março.2012
    http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/03/argentina-geleira-entra-em-colapso-em.html 




    Pra ter opinião, tem de conhecer!


    Link: http://t.co/Cs0ngIG

    Água! Conheça vários enfoques sobre preservação das águas e contaminação das águas, impactos ambientais e pesquisas

    
    Água limpa, um direito de todos!
    

    Marise Jalowitzki
    Compromisso Consciente

    


    compromissoconsciente@gmail.com
    Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
    pós-graduação em RH pela FGV,
    international speaker pelo IFTDO-EUA

    Porto Alegre - RS - Brasil








    Nenhum comentário:

    Postar um comentário