sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Nova liderança líbia, se dispõe a julgar assassinos de Kadafi

Líbia precisa começar a juntar seus cacos e reiventar seu futuro



Nova liderança líbia, se dispõe a julgar assassinos de Kadafi

Por Marise Jalowitzki
28.outubro.2011
http://ning.it/upzHAV

Dia 26, o chefe do CNT, Mustafa Abdel Jalil, declarou que "por mim Kadafi não merecia os rituais muçulmanos para ser enterrado, mas o CNT decidiu assim... Duvido que alguém no mundo tenha sentido pena da morte de Kadafi, um assassino sanguinário".
Ontem, 28.outubro, face os apelos internacionais para abertura de uma investigação para apurar as circunstâncias da morte, já claramente vista e revista milhares de vezes por todo o planeta, a nova liderança líbia determinou que vai investigar e encaminhar à justiça os assassinos do ex-líder Muammar Kadafi.
As afirmações da nova liderança continuam no sentido de que a morte se deu em confronto e troca de tiros, enquanto os videos que circularam e continuam circulando em todo o mundo, em uma bárbara exposição, cruel e sanguinária, mostram realidades bem mais duras, de linchamento, abuso sexual e execução sumária.
"Nós já abrimos uma investigação. Determinamos um código de ética em relação ao tratamento dado aos prisioneiros de guerra. Tenho certeza de que este foi um ato individual e não uma ação revolucionária ou do exército nacional", declarou o vice-presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Abdel Hafiz Ghoga.
"O responsável pela morte de Kadafi, quem quer que seja, será julgado e receberá o que for justo", assegurou Ghoga.
Vamos ver o que será o "justo". Se o "justo" continuará sendo o mesmo tratamento perpetuado há tanto em situações de conflitos e guerra.
E quem irão "escolher" para ser o "culpado"? Foi todo um envolvimento grupal, onde a ordem parecia ser "façam o que quiserem". No mínimo, faltou orientar antecipadamente, ordenar que o queriam vivo, determinar que as ações não deveriam ser "olho-por-olho-e-dente-por-dente".
Já comentei em artigos anteriores: em plena era digital, com certeza eles, os mandatários, teriam condições de acompanhar e ordenar ações diferentes, caso assim o desejassem.
A violência e a crueldade continuam qual praga contaminante no planeta.
Um dia tem de acabar. E a mudança para melhor tem de começar por alguém.
Quanto tempo ainda haveremos de esperar ações menos hipócritas e mais dignas da raça humana?
A Otan ratifica que sua missão é "proteger civis", embora o que se assistiu foram confrontos por vezes bem individuais. 
A Otan já reiterou que irá deixar a Líbia em 31 deste mês, apesar da solicitação do CNT para que permaneça até o final do ano, pois quer evitar fugas dos aliados do ex-líder. Está sendo negociada uma aliança interina, liderada pelo Catar.
Que parem as perseguições, de todos os lados, que acabe a caçada, que as pessoas, todas, de qualquer lado, possam, gradualmente, pensar novamente em juntar seus cacos e reinventar um futuro.

(Fonte: Informações contidas em vários links do Terra)

Paz para todos!




----
O QUE ACONTECEU EM 20.OUTUBRO.2011 FOI UM ATO QUE DIMINUIU A EVOLUÇÃO DA RAÇA HUMANA. Olho-por-olho, dente-por-dente, não!
Que a tolerância e a reverência sejam o Caminho para a Paz na Líbia



Paz para o Oriente, Paz para o Planeta!





Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ecologista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário