Glaciar Perito Moreno, Argentina - desmoronamento concedeu visão fantástica aos turistas neste 05.março.2012 |
Visão espetacular e ao mesmo tempo, preocupante - Colapso na geleira Perito Moreno na Argentina |
Por Marise Jalowitzki
05.março.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/03/argentina-geleira-entra-em-colapso-em.html
Aconteceu nesta tarde de 05.março, na Argentina. A visão foi espetacular e os turistas se extasiaram. O degelo continua acelerado e de 1988 para cá, os colapsos são sempre monumentais.
Para ver o video, acesse: http://www.bbc.co.uk/news/world-latin-america-17254345
05 de março de 2012 Último atualizado no 04:45 GMT
Na Argentina, a maior parte da geleira Perito Moreno entrou em colapso, trazendo aos turistas a visão de uma ruptura de gelo espetacular. Enormes partes de uma parede de gelo maciço caiu no lago Argentino, no sul do país.
"Em diversos pontos de sua extensão, a geleira represa as águas do Lago Argentino, fazendo com que esse atinja uma altura de até 30 metros. Neste ponto a água começa a fazer pressão sobre o gelo. Essa pressão cria um túnel com uma abertura de mais de 50 metros, por onde as águas do Rio Braço acabam descendo até o Lago Argentino. A pressão da água provoca um desabamento na borda da geleira, formando um espetáculo incrível."
Os desabamentos ocorrem em intervalos irregulares e o último, considerado um dos maiores, ocorreu em 09 de julho de 2008.
Periodicamente, a geleira forma uma represa que separa o lago em dois.
Sobre a Geleira de Perito Moreno, na Patagonia - Argentina
"A Geleira Perito Moreno localiza-se na Argentina e está situada entre os 47º e 51º de latitude sul. Ela se estende desde o Campo de Gelo Patagônico Sul, na fronteira entre Argentina e Chile, até o braço sul do Lago Argentino, possuindo cinco quilômetros de largura e 60 metros de altura. Seu nome é uma homenagem a Francisco Pascasio Moreno, criador da Sociedade Científica Argentina e um renomado pesquisador da região austral daquele país. O glaciar é considerado uma das reservas de água doce mais importantes do mundo.
É uma das geleiras mais imponentes e já foi chamada de a "oitava maravilha do mundo", devido à vista que se tem de seu topo. Localizada em uma zona rodeada por bosques e montanhas, está dentro do Parque Nacional Los Glaciares, criado em 1937 na Província de Santa Cruz, localizada ao sul da Argentina. Esse parque, de 724.000 hectares possui um total de 356 geleiras.
(...)
Esse processo se repete ao longo de intervalos irregulares: o último desabamento ocorreu em 9 de julho de 2008.
Os anteriores em 13 de Março de 2006, dois anos após o desabamento ocorrido em 2004, sendo que o anterior ocorreu somente 16 anos antes, em fevereiro de 1988. Os turistas podem observar o fenômeno a 200 metros de distância, em instalações especialmente construídas para este fim. Este último desabamento foi presenciado por cerca de vinte felizardos.
Também é possível caminhar sobre a geleira, desde que se use sapatos e roupas adequados e acompanhado de guias especialmente treinados."
Fontes:
http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-colapso-na-geleira-de-perito-moreno-argentina--image6549351
Degelo e Enchentes - O que as autoridades estão fazendo para proteger a população ribeirinha? Degelo das calotas polares |
CONHEÇA VÁRIOS ENFOQUES SOBRE O TEMA ÁGUA NA PÁGINA DE LINKS: http://t.co/Cs0ngIG
22 de Março - Dia Mundial da Água |
Marise Jalowitzki Compromisso Consciente |
compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário