sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Brigitte Bardot indicada para Prêmio Nobel da Paz

Brigitte Bardot indicada para Prêmio Nobel da Paz 

Brigitte Bardot indicada para Prêmio Nobel da Paz

Por Marise Jalowitzki
25.fevereiro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/02/brigitte-bardot-indicada-para-premio.html

Enquanto não despertarmos para a compaixão para com os animais, nunca seremos capazes de conviver em paz com os humanos. Esta mensagem de Gandhi precisa se perpetuar. É uma visão concreta e necessária de convívio com a Paz-nossa-de-cada-dia. Consciência de harmonia e respeito.


Brigitte Bardot - "Dediquei minha juventude e beleza aos homens. Agora, dedico minha inteligência em defesa dos animais"


Brigitte Bardot, atriz francesa que causou furor nos anos 50, há anos se dedica à defesa dos animais. Ícone e símbolo sexual, são suas as palavras: "Dediquei minha juventude e minha beleza aos homens. Agora, dedico minha inteligência aos animais." Sem plásticas, sem aquele, por vezes obssessivo, desejo de tentar manter-se eternamente jovem, Bardot faz pelo mundo muito mais do que a mídia está a divulgar.

Muitas vezes criticada 9e odiada) por suas declarações, seja na área da preservação animal, seja na política, suas ações mostram na prática o quanto são eficientes. A Brigitte Bardot Fondation e a P.E.T.A. são organizações super atuantes no mundo todo. 

Escreve cartas a rainhas, intervém nos governos para obter modificações nas leis a favor dos animais, está sempre em atividade eficaz.

Bode expiatório
São dela as idéias de interferir diretamente nos rituais islâmicos, na prática de imolar os bodes expiatórios para inocentar os fiéis pecadores. Sem interferir nos dogmas que regem a religião, conseguiu que fosse aprovada uma lei obrigando os líderes religiosos a anestesiar o animal antes do sacrifício. O bode fica amarrado, um furo é feito em seu pescoço e o sangue vai jorrando, gota a gota, até que o animal não tenha mais sangue em seu corpo. Enquanto isso, os fiéis oram e repetem suas intenções de mudança e melhoria. O projeto foi aprovado e, sem mudar as leis e rituais religiosos, a dor física daqueles animais foi radicalmente abrandada. Resta a dor psíquico-emocional, mas isso é para daqui a muitos anos, quando a evolução humana tiver conseguido dar mais alguns passos significativos.

Touradas
Também é dela o desfraldar das bandeiras anti-touradas, esse sanguinário espetáculo espanhol, também praticado em alguns locais em Portugal. Foi difícil, levou anos, mas a Catalunha já declarou a proibição às touradas. O triste espetáculo, onde o touro é espetado e incitado a se digladiar com o toureiro até morrer, tem seus dias contados. Mexe com as crenças de muitos, mas há que se implantar, cada vez mais, a consciência de que bicho é tão merecedor de liberdade e vida boa, como cada outro ser.

Matança das Baleias
Esta é uma luta em andamento. As entidades internacionais, incluindo P.E.T.A., BBF, Sea Shepperd e Greenpeace, já conseguiram que fosse promulgada uma lei proibindo a pesca de baleias, desde 1986 (por isso o Japão continua argumentando que a pesca é para "fins científicos"). São batalhas fortíssimas, que mudam hábitos, costumes, economia, divisas.

Como explanei em detalhes na matéria sobre as Ilhas do Arquipélago de Faroé, na Dinamarca (Veja: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/02/matanca-de-baleias-piloto-nas-ilhas.html ), as denúncias continuam, investigações e intervenções são feitas periodicamente. Brigitte escreveu uma carta a Margrette II, pedindo oficialmente a suspensão do massacre anual de Baleias-Piloto.

A P.E.T.A., Brigitte Bardot Foundation e Sea Shepped, que está nessa luta desde 1985, uniram-se em esforços conjuntos para que o festival tenha um fim.

Peles
Há pouco tempo escreveu uma carta a Carla Bruni, esposa de Sarcozy, presidente da França, para que intervenha na promulgação de uma lei proibindo o comércio e uso de peles de animais.

Matadouros
As intervenções são constantes no mundo todo, pedindo a diminuição da dor a que são submetidos os chamados "animais-de-corte" e por melhores condições de tratamento em vida. Até chegar ao fim dos matadouros.

Carne desenvolvida em laboratório
Como o gosto pela carne não diminui entre a maioria dos terrestres, a P.E.T.A. está financiando, há três anos, um projeto onde o Dr.Vladimir Mironov e seu colaborador Nicholas Genovese, biólogos, estão desenvolvendo, com resultados ultra satisfatórios, a produção de carne criada em laboratório, acabando com a necessidade de matar bichos para satisfazer os paladares humanos. É uma revolução (Veja:
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/02/carne-do-futuro-podera-ser-produzida-em.html ) . 

O projeto começou com financiamento dos EUA que preferiram investir mais em transgênicos. A P.E.T.A. assumiu o projeto. Já está sendo apresentando na Europa, com aceitação.


Dr.Vladimir Mironov e seu colaborador Nicholas Genovese - Carne in vitro.
"Estamos prontos! O momento chegará!"

Vai obrigar aos pecuaristas repensar toda a sua atividade profissional. Mas vale a pena! Temos de caminhar para isto! É primitivo demais ter estâncias e estâncias cheias de animais apenas à espera do engorde para abate, além da utilização de áreas enormes que impedem o reflorestamento, e contribuem para o aumento do GEE (gás de efeito estufa).

Enfim, a atuação dessa mulher é constante. Ursos polares, matança de focas, ursos panda. Há MUITAS outras empreitadas defendidas por ela (veja sites de referências ao final). Quis relatar alguns que, para mim, fazem dela uma candidata ao Prêmio Nobel da Paz.


Os animais precisam de melhores tratamentos! Aqui, tartaruga comendo plástico, o que acaba levando-a à morte.

Defendendo os bichos, obriga o ser humano a olhar para novos focos, criar novos entretenimentos, ampliar e criar novos segmentos de mercado, mudar formas de agir. Aprendendo a cuidar melhor de nossos irmãos-bichos, estaremos aguçando nossa sensibilidade em tratar com mais delicadez nosso próximo, em um mundo onde a violência parece ser a forma de comunicação mais rápida e usual.

Por isso, escolho Brigitte Bardot como a personalidade para indicação do Prêmio Nobel da Paz!
Vamos apostar nesta idéia?

Marise Jalowitzki
Escritora
marisej@terra.com.br
Porto Alegre - Rs - Brasil

-----------
Leia neste blog:
- Carne do Futuro poderá ser produzida em laboratório - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/02/carne-do-futuro-podera-ser-produzida-em.html
- Matança de Baleias Piloto nas Ilhas Faroé, na Dinamarca - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/02/matanca-de-baleias-piloto-nas-ilhas.html

- Carne Vermelha e emissão tóxica - Diminuindo os " puns" - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/05/carne-vermelha-e-emissao-toxica.html

----------

Links importantes:
http://www.fondationbrigittebardot.fr/


Temos tanto a aprender com eles! Em defesa da preservação da Vida!


Um comentário:

  1. Meus Parabéns pela excelente matéria. Admiro a Brigitte Bardot e considero que ela está sendo injustiçada pela midia assim como foi qndo era uma excelente atriz. Que Deus continue abençoando sua vida e que mais pessoas possam acordar pra essa realidade. Os animais são dignos de respeito e a humanidade necessita refletir sobre sua postura. Bardot continua e sempre será linda! B.Bardot premio Nobel pra ela!

    ResponderExcluir