quarta-feira, 5 de março de 2014

Alunos em via de desistir da escola são assistidos

Assistência a alunos inclui novas perspectivas, novas oportunidades. Não a medicalização em primeira linha!
TDAH Crianças que Desafiam


Alunos em via de desistir da escola são assistidos 

Por Marise Jalowitzki
05.março.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/03/alunos-em-via-de-desistir-da-escola-sao.html


"- Mãe, eu não dou pro estudo!", foi o lamento sofrido de um menino de 8 anos ao voltar da escola.
"- Como assim?" - diz a mãe, doloridamente.
"- Foi o que a professora disse! Eu não quero mais ir na aula!"
A mãe deixou que ele faltasse naquele dia. E foi tentar conversar na escola. A situação já vinha se arrastando e a resposta já era esperada.
"- Ele é muito desatento! A senhora tem que tomar uma providência! Esse menino precisa ser medicado."

A mãe chora, dou-lhe as informações que sei e em que acredito. Na última página do livro "TDAH Crianças que Desafiam" coloco algumas instâncias de ajuda, e que passam, inclusive, pelo Conselho Tutelar. Sim, você sabia que o Conselho Tutelar pode intervir na escola, caso os pais sintam demasiada pressão para medicar a criança?

Mas, já há lugares onde as coisas são abordadas de forma bem diferente! Independente do rótulo que já receberam ao longo de suas vidas, alguns jovens canadenses recebem uma oportunidade valiosa.
Taí um programa que poderia ser adotado por voluntários aqui no Brasil!
O projeto do Canadá oportuniza a alunos que estão em vias de desistir da escola, receber acompanhamento, novas orientações e incentivos.

"Perseverantes

Nove adolescentes em risco de abandonar a escola, com idade entre 13-15 anos, vão receber acompanhamento durante um período de 13 semanas. Uma equipe interdisciplinar de saúde em geral, constituída por um psicólogo, um treinador, um clínico geral, um nutricionista e dietista, bem como um professor, pretendem dar-lhes as ferramentas necessárias para que persistam e obtenham o seu sucesso.

Estes especialistas foram escolhidos por suas abordagens inovadoras e, especialmente, porque eles abraçaram sua missão com o coração. Eles vão discutir os temas da autonomia, motivação, concentração, stress, auto-estima e concentração.

Estes nove adolescentes participam de oficinas, entre outros temas, sobre o funcionamento do corpo e do cérebro. Eles serão apresentados ao voluntariado e sua participação é negociada com antecedência. Eles também terão a oportunidade de conhecer figuras-chave, como Pierre Lavoie."

Pierre Lavoie, triatleta de Quebec, Canadá - incentiva alunos e instituições através de sua fundação - Foto - Claude Côté
TDAH Crianças que Desafiam

O objetivo desta experiência é propor uma nova abordagem de aprendizado que poderia (e essa é a esperança) tornar-se a norma. Independentemente se ao final da experiência esses jovens tenham obtido sucesso ou igual tenham sido reprovados, certamente terão passado por momentos inesquecíveis, que irão levar para toda a sua vida.

(Produtor Midia Ranch Inc. - Sophie Feron - Debra Kouri; Escritor - Mathieu Baer; Diretor - Mathieu Baer) - ici.exploratv.ca/emissions/les-perseverants


Pierre Lavoie é um triatleta nascido em L'Anse-Saint-Jean, Quebec - Canadá, em 17 de dezembro de 1963. Vencedor em sua categoria no Ironman do Havaí em 1996, 2004 e 2005. Até os 20 anos não tinha expressão no esporte. Hoje continua com eventos e apóia crianças e jovens para que encontrem seu caminho. ( fr.wikipedia.org/wiki/Pierre_Lavoie )

No Canadá parece não existir esta besteira de "esconder" o que um homem rico doa de seu patrimônio em prol de obras assistenciais. Pierre Lavoie tem uma fundação - a Fundação de Grand Défi Pierre Lavoie - e anualmente promove eventos e destina os lucros para diferentes entidades e finalidades, todas voltadas ao desenvolvimento humano de pessoas com poucas provisões, promovendo melhoria de vida e estimulando pesquisas para tratamento e possibilidade de cura de doenças hereditárias.

Em 2013, o patrocínio de dois milhões de dólares beneficiará 250 escolas primárias em Quebec e contemplou:
30 escolas primárias, 3 alunos de pós-graduação, 7 estudantes de graduação, 9 universidades ou instituições de Quebec, 5 organizações na comunidade, além de bolsas e auxílios no valor de US $ 55.000.
legdpl.com/le-blogue-de-pierre/2-millions-distribues-en-2013-par-le-grand-defi-pierre-lavoie-et-sa-fondation
Crédito da foto 1: ici.exploratv
foto 2: Claude Côté
foto 3: web (sem identificação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário