sexta-feira, 7 de março de 2014

Sacrifício animal em rituais religiosos - O que precisa acontecer junto ao PL de Rautenberg


A humanidade, em termos de evolução espiritual, evolução pautada na Compaixão e na verdadeira prática do Amor, caminha a passos bastante lentos, enquanto acelera sempre mais sua corrida para a destruição e a crueldade. Os que intentam alcançar e promover ações pacíficas, precisam perseverar, sim. - PL Rautenberg


Sacrifício animal em rituais religiosos - O que precisa acontecer junto ao PL de Rautenberg



Por Marise Jalowitzki
07.março.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/03/sacrificio-animal-em-rituais-religiosos.html
Recebi esta notícia através de Dizy Ayala, com a seguinte exclamação: "Que o Deus misericordioso ilumine a mente dos homens para o despertar da compaixão!" Digo: "Amém!"




Infelizmente, inicio as postagens de hoje com uma notícia não muito boa..

O projeto que antes havia sido aprovado e votado a favor pelos 21 vereadores da Câmara Municipal de Santo André, que discorria sobre a proibição do sacrifício de animais em rituais, foi vetado na tarde de ontem, tendo 18 votos "contra" e apenas 3 a favor (o meu, e de mais dois vereadores)

Cerca de 60 representantes de religiões de matriz africana se reuniram para protestar contra o projeto na sessão de ontem.

Se o projeto fosse aprovado, a cidade de Santo André seria a primeira a proibir o sacrifício de animais para estes fins...

Por hora, só nos resta sentar e rezar por esses pobres seres vivos, que assim como nós, sentem dor, medo, f
ome, mas infelizmente não tem a sabedoria da "fala" para poderem expressar suas vontades e muitas vezes acabam pagando com suas próprias vidas.

Mas fiquem sabendo que não desistirei tão fácil assim, enquanto houver 1% de esperança, terei 99% de fé;

E me perdoem se acidentalmente eu ofendi alguma religião, deixo claro que minha intenção era lutar pela vida dos animais, nada além disso.
Fiquem com Deus!"

Animais tem direito à vida, e vida digna!

RAUTENBERG, a semente está lançada e todo este movimento serviu e serve, sim, para ampliar o debate e criar reflexões. Gratidão pela tua iniciativa e os três votos finais. Tenha a certeza de que os que voltaram atrás, vão ficar com esta questão "na cabeça". Mudanças em curso.

Eu acompanhava, sim, este movimento e intuí que não seria aprovado! A própria legislação brasileira, que permite o livre culto, país laico, se tivesse um ajuste, incluindo duas palavras "sem sofrimento", aí, sim, teria uma brecha para realizar mudanças. Enquanto nada ali acontece, será bem difícil alterar práticas por PLs - Projetos de Lei, quando desacompanhadas de prévios e amplos debates COM OS DIRIGENTES RELIGIOSOS.

Rituais religiosos, ao receber mudanças dentro de suas premissas e verdades, acontecem quando um tema é posto em questão. Mudanças criadas, propostas e incentivadas DENTRO de seu meio [religioso]. Não se mudam crenças com leis e decretos. Qualquer uma das mudanças que acontecem na nossa sociedade (algumas delas perversas, como o consumismo exagerado, o desperdício e a alienação) acontecem porque os próprios cidadãos se deixam levar pelos apelos midiáticos, comerciais, publicidades com vários matizes, convencimentos e conveniências, que levam à aceitação de novos usos e jeitos, que, antes, seriam rejeitados. Com a aceitação para visões mais amplas e caridosas, como a questão do cuidado e respeito à vida animal, acontece o mesmo. Os dirigentes religiosos que já tenham sido tocados pela causa anti-crueldade é que precisam ser levados, sistemicamente, a debates, precisam ser ouvidos, precisam receber alternativas, para mudar a sua concepção sobre o que seja vida e respeito a ela. Em 1985 eu tive um casal amigo que me levou a um centro de Umbanda. Nós já estávamos no regime vegetariano. E o casal amigo, bastante interessado, também já migrava para a mudança na dieta alimentar. Eles levaram a questão para um Preto Velho - uma das divindades mais veneradas e respeitadas dentro da religião, conhecido pelos seus sábios e amorosos conselhos. Eu assisti à conversa. Ele ouviu atentamente, disse que iria se aconselhar com Xangô (São Jerônimo, no sincretismo - da Justiça) e ver o que ele achava. Tudo muito respeitoso, tudo muito bem colocado e aceito. Na semana seguinte, a resposta do Preto Velho foi de que Xangô não via nenhum problema na mudança a que o casal se propunha. Gente, ali estava formatado um canal bem legal, bem forte, para iniciar um debate bem bacana, capaz de migrar para outros fóruns. E acredito, sim, que, com respeito e intervenção carinhosa, alterações substanciais possam acontecer mais rapidamente entre as religiões africanas, que se baseiam fundamentalmente na oralidade de seus mandamentos, do que em muitos cultos herméticos, que possuem papéis escritos e compilados, onde as verdades, por estarem impressas e eternizadas, são tidas como mais absolutas e irrevogáveis, embora passíveis de mais de uma interpretação ao longo dos séculos.



É preciso investir, na Paz, para que as coisas aconteçam! Em minha infância tive freiras que se sacudiam, horrorizadas, quando, no domingo, alguma menina fosse à missa de "islaque" (como era chamada a calça comprida para mulheres). Hoje, quem se lembra disso? Absolutamente quero comparar uma questão de indumentária com o sacrifício de animais, uma prática considerada cruel para muitos, mas importante e sagrada para os umbandistas e outros.

O que quero salientar é que mudanças podem ocorrer, sim, e elas acontecem de modo mais satisfatório quando obtidas pela compreensiva anuência, não pela coerção. Mas, ratifico: LOUVÁVEL a iniciativa de Rautenberg, pois este PL pode voltar mais tarde, quando mais debates já terão acontecido!

Pelo fim da Crueldade com os Animais 

Recordo sempre do que a Brigitte Bardot Fondation obteve, depois de anos e anos de movimentação pacífica, de campanhas, de legisladores que abraçavam a causa do não sacrifício do "bode expiatório" dos muçulmanos, que sangra lentamente durante dias, gota a gota, até morrer de fome e sede e perda de sangue, enquanto os fiéis rezam e colocam junto ao corpo moribundo seus bilhetinhos com pedidos de perdão pelos pecados: a anestesia no bode, para que ele não sentisse dor!!! Não pararam de matar, mas o pobre animal, hipoteticamente, já não sofre!

A humanidade, em termos de evolução espiritual, evolução pautada na Compaixão e na verdadeira prática do Amor, caminha a passos bastante lentos, enquanto acelera sempre mais sua corrida para a destruição e a crueldade. Os que intentam alcançar e promover ações pacíficas, precisam perseverar, sim. Que se comece a fazer um trabalho de elucidação mente a mente, coração a coração, também entre os fiéis das religiões, para que inspirem seus dirigentes para salutares mudanças! Assim, vejo ser mais possível!

VALEU, Rautenberg!Avante! Processo em andamento!


Leia mais sobre Direito dos Animais à VIDA!

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2011/04/leia-mais-sobre-direito-dos-animais.html

Pelo fim da violência aos animais!



Links sobre Direito dos Animais à VIDA, publicados neste blog!


DIGA NÃO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS! 
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
Manifeste-se! Participe!



Nenhum comentário:

Postar um comentário