DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN - Um cromossomo de diferença! Diferenças agregam, discriminação é que separa! Síndrome de Down não é doença! |
Dia Internacional da Síndrome de Down
Por Marise Jalowitzki
21.março.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/03/dia-internacional-da-sindrome-de-down.html
Pelo fim do preconceito!
Fernanda Honorato é a primeira repórter com Síndrome de Down do Mundo |
Kallil Assis Tavares passou no vestibular da Universidade Federal de Goiás. A faculdade de Geografia fica em Jataí, no interior do estado. (2012)
O maior orgulho da família é que ele concorreu de igual para igual, não teve uma correção diferenciada, um procedimento comum para candidatos com necessidade especial.
A família torce para que outros portadores da Síndrome de Down sigam o mesmo caminho. “A gente gostaria que não a imagem do Kallil, mas a situação servisse para contribuir com os outros pais que vivem a mesma situação. Para que eles possam acreditar em seus filhos, investir em seus filhos”, diz Eunice Tavares, mãe de Kallil.
No RS, Gabriel Nogueira também passou no vestibular em 2012. Hoje cursa Teatro na Universidade Federal de Pelotas e faz planos para o futuro com a namorada.
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O estudante é faixa preta em Taewondo |
Os professores e os colegas de Gabriel também estão entusiasmados com a convivência. “Ele é muito carismático e espontâneo. O maior desafio é dos próprios professores, já que é uma novidade para todos. Estamos construindo novas formas de relacionamento, de construir o conhecimento”, retrata a coordenadora.
Por uma vida sem rótulos!
O estudante de teatro Gabriel Almeida Nogueira, de 27 anos, fez história na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ao defender o seu trabalho de conclusão de curso (TCC). Ele se tornou o primeiro aluno com síndrome de Down a graduar-se na instituição do Sul do Rio Grande do Sul. Na apresentação, realizada na quarta-feira (9), o acadêmico encenou um trecho de “Hamlet”, de William Shakespeare.
Jovem com síndrome de Down conclui curso e tira 10 em TCC no RS
O estudante de teatro Gabriel Almeida Nogueira, de 27 anos, fez história na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ao defender o seu trabalho de conclusão de curso (TCC). Ele se tornou o primeiro aluno com síndrome de Down a graduar-se na instituição do Sul do Rio Grande do Sul. Na apresentação, realizada na quarta-feira (9), o acadêmico encenou um trecho de “Hamlet”, de William Shakespeare.
“Ser ou não ser?”, questiona a famosa passagem da peça escrita há quatro séculos. Gabriel decidiu ser. E sua escolha foi agraciada pela banca avaliadora com a nota máxima: dez.
O jovem defendeu o trabalho nomeado “Oficina de Teatro Down: Todos Somos Capazes de Fazer Tudo”. Após a apresentação de Hamlet, Gabriel chamou os integrantes do projeto Novos Caminhos, onde fez estágio e pesquisa, para participar de uma atividade teatral.
Para ele, as brincadeiras e jogos que promoveu com seus alunos proporcionaram crescimento mútuo. “Ao mesmo tempo em que eles aprenderam comigo, eu aprendi muito com eles”, conta ao G1.
A professora Denise Bussoletti, que orientou o aluno durante o trabalho, diz que a conquista de Gabriel é um marco para a UFPel. Segundo Denise, professores como ele evidenciam as necessidades de refletir sobre os métodos da educação, códigos e maneiras de ensinar.
“Esse trabalho é um começo. É absolutamente inovador, não só na universidade, mas além”, observa a docente.
A mãe Josiane Almeida diz que a graduação foi fundamental na integração e independência do filho. Ela conta que ele sempre buscou se envolver com as atividades acadêmicas, realizando estágios e participando de bolsas de pesquisa. E relata ainda que a escolha de Gabriel pelo curso ocorreu da maneira natural.
“Ele sempre gostou muito de palco, teatro, cinema, apresentações. Desde pequeno, a gente via isso nele. No último ano do ensino médio, quando ele teve que escolher um caminho, ele disse: ‘quero teatro’. Não teve dúvidas”, conta a mãe.
Questionada sobre a sensação de ver o filho apresentar o trabalho final e receber nota dez, a mãe de Gabriel diz que não conseguiu conter as lágrimas. "Foi demais. Superou todas as expectativas. Emoção sem descrição".
Desempenho e trabalho elogiados
A apresentação do TCC reuniu familiares, amigos, professores e colegas. A banca destacou a frequência e a assiduidade do estudante nas aulas e atividades. O engajamento e comprometimento também foram elogiados, além do próprio conteúdo do trabalho.
A apresentação do TCC reuniu familiares, amigos, professores e colegas. A banca destacou a frequência e a assiduidade do estudante nas aulas e atividades. O engajamento e comprometimento também foram elogiados, além do próprio conteúdo do trabalho.
Presente na banca, a professora Fabiane Tejada abordou a trajetória de Gabriel, que conhece desde criança. “Ele tem características fundamentais ao professor de teatro: sensibilidade, respeito, disciplina e capacidade de conviver em grupo. Será um ótimo professor”, diz.
Para Vagner Vargas, ator e doutorando em Educação na UFPel, a apresentação teatral de Gabriel na defesa do TCC demonstrou coragem, igualdade e inovação. “Há o olhar de uma pessoa que vive um processo, dando aula para outras pessoas na mesma condição. É um exemplo único e inovador”, pontua.
Gabriel diz se sentir feliz e emocionado. Seu desempenho é espelho para outros portadores de necessidades especiais se inspirarem. O fim de uma etapa significa o início de uma nova trajetória. Agora, Gabriel já faz planos para o futuro.
“Recebi propostas e estou pensando. Fui convidado para dar aula de dança e fiquei sabendo que o pessoal do cinema está de olho em mim. Mas o que eu quero mesmo é teatro”, conta orgulhoso por alcançar o objetivo de ser quem é.
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