quinta-feira, 6 de março de 2014

Escola da Esperança - O Futuro agora!



Atividades lúdicas sempre lograram excelentes resultados, em todas as faixas etárias.
TDAH Crianças que Desafiam - Marise Jalowitzki

Escola da Esperança - O Futuro agora!!

Por Marise Jalowitzki
06.março.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/03/escola-da-esperanca-o-futuro-agora.html


A Escola da Esperança é mais uma proposta de educação libertadora, onde o educando convive sem rótulos, sem abuso de medicamentos pesados! Liberdade de expressão, paciência, oportunidade! É nisto que acredito! Não na medicalização como primeira linha! Ainda bastante restritos à rede privada de ensino, faz-se necessário estender tais iniciativas, pelo menos em parte, tambémà rede pública, cada vez mais.

A escola internacional Escola da Esperança está inserida no sistema de formação global «Campus Global» do Centro Internacional de Pesquisa para a Paz de Tamera, no Sul de Portugal.




"Pedagogos experientes, artistas, professores de teatro e pais trabalharam neste novo plano de aprendizagem, com base na sua vasta experiência dedicada à escolarização privada e nos inúmeros projetos com os grupos interculturais de crianças e jovens de Tamera. Este trabalho de planificação foi aprofundado em intercâmbio com outras escolas com programas de reforma da educação escolar e através de estudos de literatura com fundamentos científicos sobre o processo de vida natural dos seres humanos. A Associação G.R.A.C.E. é a entidade responsável por esta escola privada que se encontra na fase de concepção final. O pedido de reconhecimento estatal da escola deu entrada em fevereiro de 2012 junto das autoridades portuguesas para a formação e a educação."

A Escola da Esperança é um local de aprendizagem para crianças e jovens de todo o mundo. Os educadores que fazem parte deste projeto acreditam que a criança precisa avançar no seu tempo para algo que até agora não sabia fazer e para isso é preciso que tenha abertura, espaço, liberdade. 



Todas as crianças tem diferentes ritmos e vontades. No projeto, Hanna, aluna de 12 anos, tem seu desejo realizado: recitar a tabuada enquanto anda ritmadamente em uma ponte pênsil!...

"É preciso ter a coragem de deixar as crianças livres para ver o que realmente fazem e, aí, acolher e reorientar! Aqui, acreditamos ser fundamental não planificar a partir de um programa que diz que todas as crianças deverão aprender isso ou aquilo 'agora', porque tem essa ou aquela idade." - diz Silvia Bossert, educadora do espaço de aprendizagem livre. "O mais importante é observar e compreender as crianças." - resume.


A necessária desaceleração das expectativas dos pais e educadores é defendida por muitos especialistas, em várias áreas. Remo Largo, médico e escritor em Zurique é um deles..  
"Autor de vários livros, entre eles “Ano do Bebê”, “Anos de Estudante” e “O Aprendizado é Diferente”, Largo dirigiu durante quase três décadas o Departamento de Crescimento e Desenvolvimento no Hospital Infantil da Universidade de Zurique. Em seus livros e palestras ele fala em praticar a tranquilidade, em manter níveis férteis de carinho, em sentir que tudo vai acabar bem. Ele diz: "Há dois fatos muito simples: Nada pode acelerar o desenvolvimento da criança e nada pode melhorar o desenvolvimento da criança. Tudo, para que aconteça bem, precisa acontecer por si mesmo. Você pode cancelar a corrida de ratos e criar uma criança com segurança.”
(Livro TDAH Crianças que Desafiam - pág 24)

Precisamos adaptar muitas das ações para estabelecimentos tradicionais, seja da rede pública, seja de instituições privadas. Uma educação de qualidade não pode continuar restrita a apenas alguns de nossos pequenos! A criança precisa ter espaço para se manifestar e ser respeitada! Toda a vez que forçamos uma criança a aprender algo, na verdade estamos retirando-lhe a chance de verdadeiramente aprender. Ela pode até decorar e responder assertivamente. Aprender, guardar, internalizar, não. O uso de fármacos também acontece com este resultado. A criança ou o jovem conseguem "focar" durante 1 a 4 horas (alguns medicamentos tem a duração de um dia) mas isso não garante que tenham efetuado aprendizagem.

Amor, acompanhamento sistêmico, terapia psicológica, remédios menos agressivos (como os homeopáticos e florais), prática de esportes, atividades na terra, são variadas formas de obter concentração e motivação. Fármacos somente em casos mais graves e devidamente diagnosticados.



test



(copy 1)

Education



(Todas as fotos deste artigo, exceto a primeira, pertencem à tamera.org)

Para assistir o video sobre o projeto Escola da Esperança no youtube, clique:
http://www.youtube.com/watch?v=65N1ovL38Oo







http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2014/02/livro-tdah-criancas-que-desafiam.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário