quarta-feira, 23 de maio de 2012

Rio de sangue em Cuiabá - Mato Grosso

Rio de Sangue em Cuiabá - Bairro Pedra 90 - Veja o video


Em 16.julho.2012
O cidadão que postou o video - e que parecia bem interessado em desvendar o 'mistério', não postou mais nenhum comentário na página de seu video. Transcrevo aqui o que coloquei lá, na data de hoje.

"Hoje, no Jornal RBS Notícias, da Sucursal da Globo no Rio Grande do Sul, deu a queda de um caminhão tanque na rodovia, transportando óleo Diesel. A cor era idêntica!"


Como o silêncio, infelizmente, faz parte da filosofia de muitos neste país, vai continuar a incógnita, mas, ao que parece, trata-se de óleo Bio Diesel, mesmo. Deve ter acontecido um acidente e, para não responsabilizar ninguém, opta-se pelo silêncio. Alguém está descontaminando a água que foi poluída?




Rio de  sangue em Cuiabá - Mato Grosso


Por Marise Jalowitzki
23.maio.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/05/rio-de-sangue-em-cuiaba-mato-grosso.html


140 mil litros de água de um açude em Cuiabá amanheceram vermelhos! Assemelhando-se a sangue, os cidadãos do bairro Pedra 90 ficaram assustados e procuraram a Secretaria de Meio Ambiente que, naquele dia, domingo (20), não dispunha de nenhum biólogo para avaliar a situação.


"A reportagem tentou contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cuiabá, para que algum técnico visse as imagens e analisasse o fenômeno, porém, por meio da assessoria de imprensa, foi informada que não tinha nenhum biólogo para falar sobre o assunto."


Segundo o proprietário Celso Reis (que também postou o video no youtube) até hoje (4ª feira - 23) ainda não havia sido emitido nenhum laudo.


"A água não tem cheiro diferente. O cheiro é de água! Até hoje, quarta-feira, continua vermelho, ou até mais intenso!" - relata Celso.


Todos os dias o morador coleta 20 a 25 litros de água e leva para o órgão competente, que ainda não se manifestou.


Neste blog já relatei um episódio semelhante, ocorrido em Pernambuco, no Rio Capibaribe, sendo que lá se tratava de um matadouro clandestino de bovinos. O odor, porém, foi logo reconhecido.


Esperamos que as autoridades forneçam as devidas explicações (verdadeiras) para a população, já que há pessoas comentando sobre fim de mundo e citando menções da Bíblia. Caso se trate de crime ambiental, que as providências sejam tomadas, de vez que existe o risco de contaminação de outros açudes, lagos e lençóis freáticos.



http://www.youtube.com/watch?v=QTkjEFu9yCA&feature=player_embedded





Mais sobre o tema:

Rio Capibaribe tinto de sangue
Link: http://t.co/Nqe32gM


Pernambuco - Contaminação das águas - Rio Capibaribe tinto de sangue
 


Água! Conheça vários enfoques sobre preservação das águas e contaminação das águas, impactos ambientais e pesquisas

  Link - http://t.co/Cs0ngIG 

Água limpa, um direito de todos!


Água é tema de extrema importância. Cada vez mais devemos estar atentos para tudo o que diz respeito à preservação e contaminação. Maior fonte de doenças, a água contaminada já é presença em nosso cotidiano. 
Isso tem de mudar!


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

2 comentários:

  1. MANDEI PARA ELES

    SUGIRO QUE FAÇA O MESMO, QUEM SABE

    ministerio publico federal <2accr@pgr.mpf.gov.br>,
    denuncia ibama ,
    deputado tripoli ,
    departamento de policia federal

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Trapicho! Encaminhando, sim! Abs!

    ResponderExcluir