sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dia das Mães e Consumo Consciente

Gaia- Mãe de Todos!


Dia das Mães e Consumo Consciente

Por Marise Jalowitzki

Estive há quase duas semanas sem praticamente conectar a TV aberta.Quando o fiz, por esses dias, deu-me um cansaço! Coisa ruim, realmente, não acostuma! Foi uma enxovalhada de comerciais ainda na base do “corra!”, “mas venha logo!”, “é só amanhã!”... “por apenas 999,99!!!!” – “Ofertas arrasadoras para o Dia das Mães!!” – “Não perca! De 1.699,99 por apenas 1.599,99!” e assim por diante!

Gente, que tédio! Sempre a mesma coisa! Pouco lugar para falar sobre sentimentos, bem querença, respeito, entendimento... O calendário e suas datas festivas tornaram-se, faz tempo, apenas uma memória mercantilista, onde a cada mês, a indústria do consumo arrumou um dia, dois, três para “comemorar” alguma efeméride. Sempre um novo “dia especial” cujo significado se resume em comprar, gastar, descartar, substituir, adquirir, obter novos financiamentos, ter, ter, ter. E a maioria das pessoas apenas reage positivamente aos apelos, comprando, se endividando, substituindo modelos, sem se preocupar com a real utilidade. Compulsão pura!

Se você já entrou em um desses depósitos de material eletro-eletrônico, sabe bem do que estou falando. Há duas décadas, aqui em Porto Alegre, temos o “Mensageiros da Caridade”, que busca todo tipo de doações no domicílio de quem liga e, depois, reforma e revende. Tem cursinhos de desmonte e montagem de computadores, que, depois, ou são comercializados, ou vão para escolas específicas, formar profissionais de informática, jovens oriundos de classes menos favorecidas, recebem ensinamentos que possibilitam profissionalizar-se, além de tratar do terrível lixo eletrônico, pleno de resíduos perigosos, que tanto mal causa à saúde de tudo e todos.

Viver melhor com menos. Esta questão - necessária e premente - de uma nova visão de consumo, apesar de ser a saída para todo o caos social em que vivemos, ainda é bem pouco comentada, especialmente pelos cidadãos que apenas respondem ao bombardeio midiático dos comerciais do momento.

Se você quer entrar para o CCC - Clube dos Cidadãos Conscientes, pergunte-se:

Por que eu vou comprar este produto?
“Porque eu quero!” não é resposta válida. Encontre um MOTIVO NECESSÁRIO que torne necessária a aquisição ou esqueça.

Preciso mesmo desse produto?
Ou é apenas para satisfazer algum capricho ou competir com algum vizinho ou colega. É desejo ou necessidade?

Consumir irrefletidamente já virou um hábito, daninho, perigoso. O corpo sente, o bolso se escraviza, o planeta se ressente.

Estamos quase no Dia das Mães. Pense bem, como filho(a) ou como Mãe, em como vai querer passar este lindo dia: Com Amor ou Consumismo. Com Responsabilidade ou Desperdício. Com Consciência ou Alienação.

A escolha está na sua mão.

Ser responsável cansa? – pergunta o repórter. Não é chato pensar o tempo todo na origem e destino das coisas, incluindo o descarte? A resposta é: SOMOS PRODUTO DOS COSTUMES. Tudo que se faz rotineiramente,vira hábito. Quando é hábito é feito automaticamente, não dói, não incomoda, não faz pensar. Ação correta, realizada muitas vezes, vira compromisso que não dói.

Feliz Dia das Mães pra Você Também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário