sábado, 5 de maio de 2012

PORQUE A ENERGIA NUCLEAR É CONSIDERADA ENERGIA LIMPA?

Japão - população vai viver uma nova realidade - Usina nuclear de Tomari  teve seu último reator desligado para manutenção - vai durar quase três meses. Foto Arquivo Kyodo News - AP Photo

PORQUE A ENERGIA NUCLEAR É CONSIDERADA ENERGIA LIMPA?

Por Marise Jalowitzki
05.maio.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/05/porque-energia-nuclear-e-considerada.html

A partir de hoje e durante 3 meses, os japoneses estão vivendo uma nova realidade: a ausência de energia nuclear em seu dia a dia, devido à suspensão do último reator, para manutenção. A alegada preocupação das autoridades japonesas, segundo a mídia, é proporcionar um índice total no uso de "energias sujas, como o carvão e o gás (oriundo do petróleo). PORQUE A ENERGIA NUCLEAR É CONSIDERADA ENERGIA LIMPA?

Segundo autoridades do setor, a energia nuclear é a "única energia não renovável que não emite os gases do efeito estufa e é hoje reconhecida como uma fonte limpa e segura de energia", com uma experiência de mais de 400 usinas e cerca de 12 000 anos/reator durante as últimas 5 décadas". Atualmente, no mundo, são  mais de 400 usinas nucleares em funcionamento, a maior parte delas nos EUA, França, Inglaterra e países do leste europeu. 


A principal alegação é a de que a utilização da energia nuclear, por não emitir GEE (gás de efeito estufa), auxilia na preservação do ecossistema. 


"A energia nuclear tem participação relevante na redução das emissões de dióxido de carbono cO2?
Atualmente a energia nuclear evita a emissão de 2,5 bilhões t/ano de CO2 em relação ao uso do carvão. Cada 22 toneladas de urânio utilizadas, evita a emissão de 1 milhão de toneladas de CO2. Duplicando a produção de energia nuclear evitar-se-ia um quarto das atuais emissões de CO2 provenientes da produção mundial de energia elétrica."

Esta é uma verdade, mas, e quais as consequências advindas de um desastre nuclear? É o pior dos mundos.

Os três maiores acidentes nucleares foram Chernobyl - Ucrânia (1986), Three Mile Island - EUA (1979) e Fukushima - Japão (2011).



Os efeitos da radiação no corpo humano e ecossistema tem recebido um voil da grande mídia e somente à custa de muita pesquisa, em sites sérios, podem-se encontrar informações que mostram o quão nefasto é esse caminho de destruição e, em algumas situações, interminável (confira artigos ao final da página).

Até uma criança pequena é capaz de responder assertivamente: Algo que tem um problema sempre no bastidor, problema que pode explodir a qualquer momento, é seguro? é viável?

Há alternativas renováveis e sustentáveis - eólica, solar, gravitacional - além da utilização do lixo urbano e vegetais (eucalipto, palma, mandioca, resíduos do coco) com reaproveitamento dos gases para conversão em energia. Todos recebem o rótulo de muito onerosas e, embora sendo mesmo, no início, a médio prazo dão resultados MUITO equilibrados, além de GARANTIR a preservação de todas as espécies, incluindo a humana.

Estamos em um momento vital: A qualidade se obtém pelo preço (valor monetário) ou pelo resultado geral de todo o meio ambiente (valor de VIDA)? 

Japão tinha planos de obter 20% de sua energia de renováveis, até 2020. Talvez opte por um caminho de excelência e aumente este índice e acelere o tempo previsto. Estamos torcendo! E ansiando, também, para que o Brasil, segundo maior produtor de urânio do mundo, consiga acordar de seu sono profundo e opte por Caminhos  de Paz e Segurança!!!

MENOS ARMAS, MAIS ENERGIAS LIMPAS E SUSTENTÁVEIS, MAIS VIDA SAUDÁVEL!


Querendo, assista o video sobre o fechamento do último reator japonês em 05.05.2012: 
http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/t/todos-os-videos/v/japao-desliga-ultimo-reator-nuclear-em-atividade-para-manutencao/1934063/

Referências:
http://www.brasilengenharia.com.br/ed/583/Artigo_nuclear_583.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Combust%C3%ADvel_nuclear

N.B.: Em 08.abril.2013 recebi esta mensagem, que incluo no artigo pela relevância:




Convite: Filmes sobre energia nuclear no MAM Rio de Janeiro

O 3º Uranium Film Festival Rio de Janeiro - um festival der filmes sobre energia nuclear - anuncia os filmes selecionados. 48 filmes de 20 países sobre bombas atomicas, acidentes nucleares (Fukushima, Chernobyl) e mineração de urãnio foram selecionados para a Competição. Esses filmes serão exibidos na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) e concorrem ao prêmio Oscar Amarelo: Melhor Longa-Metragem, Melhor Curta-Metragem e Melhor Filme de Animação. O 3º Uranium Film Festival vai acontecer de 16 a 26 de Maio de 2013.


http://www.uraniofestival.org/index.php/pt/
www.uraniumfilmfestival.org
Contato: info@uraniumfilmfestival.org



Querendo, leia também:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/05/blecaute-atomico-japao-fica-2-meses-sem.html

Japão - povo pede suspensão do uso da energia nuclear no dia em que o último reator é desligado para manutenção

Blecaute atômico - Japão fica 2 meses sem energia nuclear


Leia mais sobre energia nuclear neste blog:
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/brasil-sem-energia-nuclear.html

 Não à Energia Nuclear! Não às usinas nucleares!


BRASIL SEM ENERGIA NUCLEAR!!!

E sobre a Energia Nuclear no Japão, Chernobyl e outras:


Detalhes da tragédia que assolou o Japão
  

Tragédia nuclear - Japão e Chernobyl 
http://t.co/jbksFiU




Aqui você encontra diversos links sobre o tema (em ordem cronológica de publicação) 


E sobre energia gravitacional:

Linro Project - Projeto Linro propõe
um novo olhar nas Leis da Física -
Cosmos e Eletricidade
Projeto Linro – Energia em Eletricidade - Você quer entender?

Por Ronald Fries

Uma oportunidade para o público em geral e para Jovens Cientistas interessados em progredir e resolver os problemas prementes da sociedade diante da forte deterioração ambiental




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Uranio em movi(e)mento! Pela relevância da informação, incluí a mensagem no artigo. Muito grata!

    ResponderExcluir