segunda-feira, 14 de maio de 2012

Mas, Sal é Sódio?


Sódio-Sal - Salgadinhos é tudo de...  - Getty Images



Precisamos urgentemente diminuir a quantidade de sal em nossa comida e consumir menos os produtos industrializados, que contem MUITO sódio. Uma refeição gostosa, com pouco sal, é possível!


Mas, Sal é Sódio?

- E como está teu pai?  Pergunto ao rapaz que está fazendo alguns consertos em casa.
- Ah! Se recuperando!
- Já se acostumou?
- Continua meio assustado! Botar uma ponte de safena não é fácil! Ser operado na idade dele, pra quem nunca passou por isso antes, é duro! Ele sempre se julgou um cara forte!
- E é, senão não estaria trabalhando até agora!
- Pois é!
- Mas o coração nunca se manifestou antes?
- Manifestou, sim, ele recebeu recomendação do médico, usava remédio, se cuidava da comida.
- E parou com a carne gorda, cerveja e açúcar?
- Diminuiu, mas o pior foi o sal. Ele nem come tanto! Não sei como pode ser!
- Pois é, é que sódio tem em tudo, em qualquer batatinha frita, em sucos, em massas, em conservas, em refrigerante, em tudo!
- Mas, sódio é sal? – pergunta ele, admirado.
- O sódio é o principal componente do sal que vai nos alimentos e os efeitos são os mesmos! O médico não explicou isso?
- Da onde que a gente ia saber que sódio é sal? Ele adora picles e azeitona!

Fiquei pasma! Coisas simples, que parecem o óbvio para um médico, mas que podem passar batido, como neste caso, a um paciente!

O rapaz, preocupado com o Pai, assegurou que iria ser bem vigilante com a dieta do genitor querido, doravante.

Sódio e cloro formam cloreto de sódio, estão presentes no sal e são adicionados em quase tudo


Diminuindo o Índice de Envenenamento em nossa Mesa

Portanto, vale relembrar sobre o que fazer quando se quer diminuir o índice de envenenamento em nossa mesa de refeições, diariamente.

O sal de cozinha leva em sua composição sódio e cloro, o que resulta no cloreto de sódio. É ele que dá o sabor salgado.

O sal – ou o sódio – pode acarretar vários problemas, como doenças renais (inicialmente causa retenção da água-urina), doenças cardíacas e problemas digestivos. Se a pessoa tiver hipertensão, os danos são ainda maiores, podendo resultar em graves lesões do coração e cérebro (AVC – acidente vascular cerebral).

Além disso, como quase todos já sabem, muitos pesticidas continuam sendo agregados à semente, antes mesmo de ser plantada; muitos pesticidas foram misturados ao solo onde a planta se desenvolve e a planta tudo absorve; muitos e muitos jatos de pesticidas são borrifados periodicamente sobre as folhas e frutos, enquanto o desenvolvimento não atinge seu estágio de colheita e a planta incorpora tudo isso. 

Assim, a prática de lavar as frutas, legumes e verduras, deixar em imersão em água, vinagre ou água sanitária, adianta para retirar as bactérias que se alojaram devido ao manuseio e transporte. É uma questão de higiene e precisa ser praticado, sim, para evitar novas doenças, principalmente as digestivas. Agora, de nada adianta para as partículas tóxicas, pois essas, além de já fazerem parte da própria constituição do vegetal, não são removíveis, pela própria natureza dos venenos. O tempo da negativa atuação de cada um sobre nossa saúde é permanente!!

Nesse nosso mundo “civilizado” estamos envolvidos e sujeitos até bem além do pescoço com a toxicidade! O que pode diminuir o percentual de venenos que colocamos em nossa mesa, diariamente, é tornar a comida o mais caseira possível. Preparar o mais possível os próprios pratos e tentar adquirir sempre mais e mais produtos de origem comprovadamente orgânicos. É como um retornar às raízes.

Por vezes encontro pessoas que ainda acreditam (olha só!) que adquirir alimento industrializado traz menores riscos, pois “está mais embalado e mais limpinho”! Ilusão! Embora os alimentos crus contenham muitos pesticidas (agrotóxicos), quando preparados no ato, na cozinha de cada um, DIMINUI um pouquinho a carga tóxica, e um tanto mais saudável ela fica pelo fato de não conter os conservantes, acidulantes, espessantes, corantes, etc. etc. etc. contidos nos industrializados. Fazer um molho de tomate com os tomates comprados na feira, COM CERTEZA tem bem mais saúde do que aquele prático sachê, cada vez mais em promoção onde, além de todos os agregados, ainda há o elevado e perigoso índice de sódio (sal).

Nosso organismo não prescinde do consumo de frutas, legumes e verduras. Nós precisamos de frutas, legumes e verduras, além da preciosa água (que precisa ser fervida), para “lavar” impurezas, auxiliar na digestão e aproveitamento de tudo que é bom, além de aumentar a oxigenação das células, em especial do cérebro. Os alimentos enlatados e congelados são bem menos saudáveis, com certeza.

A verdade é que estamos encurralados. Mutantes que somos, alguns hão de perecer. Outros tentarão driblar a cruel situação e mais outros, hão de conseguir sobreviver. Tentar fazer o melhor neste mundo maluco, ainda é, também, de nossa responsabilidade.

Pratos saudáveis e bonitos, com pouco sódio - Getty Images-Brasil


Fazer a nossa parte torna-se, cada vez mais, um bem necessário.



(Conheça outras crônicas contidas no livro: Crônicas de Amor e Ética - Textos para Educação Ambiental em Sala de Aula - informe-se)




10 Mandamentos para uma Dieta com Pouco Sódio


Poder dos temperos: você já viu o corredor tempero do supermercado ultimamente? Há uma infinidade de sais disponíveis mais saudáveis. Além disso, especiarias, sementes e ajudam com o sabor dos alimentos e diminuem a necessidade de mais sal para se obter mais sabor. Dê uma chance aos novos sabores


Aposte na reeducação: é definitivamente mais difícil encontrar opções de baixo teor de sódio, quando a comida é fast food. Mas não é impossível. O que requer é a construção de relacionamento. Existe um hambúrguer ou uma pizzaria, você gostaria de comer em? Então vá fazer uma visita especial para conversar com o gerente e dizer-lhes sobre as restrições


Adeus aos lanchinhos: embora todos nós gostaríamos de cortá-las da alimentação sem propósito, em vez de ter guloseimas à mão para aquele lanchinho, opte por frutas e legumes


Como fora, mas coma bem: claro que você pode sempre encomendar legumes no vapor e carne grelhada e saber que você está comendo um seguro. Mas se a ideia é sair para um jantar, dê o pessoal da cozinha do restaurante uma chamada antes do tempo para que eles saibam sobre suas necessidades. Dessa forma, eles vão se sentir prontos e inspirados para fazer um prato digno. E não se esqueça de uma nota de agradecimento


Leve um lanchinho: a rotina ás vezes exigem que as refeições sejam feitas fora de casa. Pra evitar cair na tentação dos quitutes salgados das padarias, aeroportos e outros, leve sempre na bolsa um pacote com frutas secas. Dessa forma, se você está preso com opções limitadas, você tem tudo que você precisa ficar satisfeita até a próxima refeição.


Reveja a oferta de alimentos prontos: é verdade que alimentos embalados e preparados constituem 75% do sódio que os americanos consomem por dia. Mas aqui está a boa notícia: um número produtos com baixo teor de sódio já podem ser encontrados nos mercados.


Atenção aos pratos internacionais: você pode pensar que a barreira da língua significa um desafio para o baixo teor de sódio em viagens. Mas, aplicando a mesma criatividade e atitude pró-ativa para a sua alimentação em países estrangeiros, você ainda pode comer de forma segura e bem. Faça sua pesquisa antes do tempo em busca de recomendações


Fuja do bacon: ainda não existe bacon sem sal, mas não significa que não há maneiras realmente satisfatórias e impressionantes para imitar os alimentos e sabores que você ama. Ou fazer as coisas que gosta. Ou viver a vida que você ama.


Temperos ajudam a diminuir consumo de sódio e conferem mais sabor aos alimentos - Getty Images




Compartilhe a experiência: baixo teor de sódio dos alimentos não precisa de desculpas. Você pode sim se gabar dos seus pratos saudáveis. Isso porque cozinhar com restrições exige criatividade e o uso de ingredientes e combinações alimentares que podem ser desconhecidos para muitos de sua família e amigos. Ofereça uma nova experiência aos convidados.


Economize tempo: você pode fazer quase nada, sem sal, a partir do zero. Dependendo dependendo do prato, pode levar algum tempo. Mas baixo teor de sódio cozinha quer dizer que você vai ficar horas em sua cozinha. Contanto que você tenha as ferramentas certas (liquidificador, panela de arroz, mixer) que você pode fazer uma boa refeição em até 30 minutos.


Fonte: http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5757617-EI1497,00-Conheca+os+mandamentos+para+uma+dieta+com+pouco+sodio.html#tphotos

Querendo, leia mais em:
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/01/opcoes-alimentares-carne-insetos.html 



Opções alimentares - Carne, insetos, vegetarianismo
Página de Links




Somos o que comemos - Hipócrates, Pai da Medicina, sabia o que estava dizendo





Também, leia mais em: http://t.co/7Z4PBPu

Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA!


Links sobre Direito dos Animais à VIDA!



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 



Um comentário:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=lUSth6uw6Jk&feature=related - Video de 2010 mostra preocupação da ANVISA, principalmente com macarrão instantâneo e biscoitos - 180 x mais que o permitido!

    ResponderExcluir