terça-feira, 3 de abril de 2012

MORCEGOS Vampiros - Raiva é Letal - Gerenciando o Caos

Morcego Vampiro Desmondus Rotundus é a espécie mais comum no Brasil e América Latina



Morcegos Vampiros – Raiva é Letal - Gerenciando o Caos

Por Marise Jalowitzki

Tenho recebido mensagens de pessoas que estão recebendo “treinamento” para combater os morcegos vampiros em diferentes regiões do Brasil e, apesar da capacitação, mostram-se temerosos com relação ao risco de serem feridas pelos morcegos hematófagos (vampiros) e contrair a raiva. A preocupação procede e os esclarecimentos são ultra necessários, já que a doença aproxima-se de 100% de letalidade. Em 2003 foi divulgado o primeiro caso no mundo em que se salvou uma vida humana (criança) que contraiu a raiva e em 2008, aconteceu o primeiro caso no Brasil, em que uma pessoa foi salva após receber de imediato o tratamento específico, recentemente descoberto. Ainda assim, são casos raríssimos. Não encontrei estatística de letalidade humana. Entre os bovinos, são 40.000 morte ao ano. 

Perguntas:
- QUANTOS ESPECIALISTAS ESTÃO APTOS para realizar o TRATAMENTO específico EM HUMANOS, EM TODO O BRASIL?

- Qual o grau de esclarecimento da população para SABER O QUE FAZER EM CASO DE INFECTAÇÃO?

 Ao que se sabe, a capacitação, quando acontece, tem a duração de apenas um dia e resume-se em visitar locais onde vivem morcegos e assistir a uma palestra. Não há simulação (aula prática) nem esclarecimentos quanto à utilização de equipamento adequado (EPI) no  caso de um combate efetivo.

O Programa de Conservação dos Morcegos Brasileiros (PCMBr) tenta levar esclarecimento à população, apresentando o papel relevante desses animais na polinação e dispersão de sementes. Aconselham que o cidadão evite tocar em um animal quando ele invadir o meio urbano, procurando apenas afugentá-lo. Entretanto, há relatos de pessoas, trabalhadores rurais e da mineração, que dormem em galpões onde ratos e morcegos "co-habitam"...

Vemos que a realidade é diferente, especialmente no meio rural. O temor está presente e as pessoas estão se defendendo como podem para diminuir prejuízos. São queimados pneus próximo às cavernas, são borrifados venenos, morcegos são mortos a pauladas. Quando a captura é feita por equipes especiais da Secretaria da Saúde, não consegui descobrir o destino que os animais tem após a captura. Com certeza, ao meio ambiente não são reintegrados.

Em todo o Brasil, o prejuízo financeiro para os pecuaristas é da ordem de 15 milhões de dólares ao ano, com a morte de cerca de 40.000 bovinos. Os prejuízos indiretos estão calculados em 22,5 milhões de dólares.

Após infectado, o animal enrijece e morre em questão de dias. São 40.000 mortes ao ano, no Brasil, devido à mordeduras de morcegos hematófagos - vampiros


DESMATAMENTO É O PRINCIPAL MOTIVO

As autoridades públicas são cautelosas em falar sobre “combate”. Entretanto, o desmatamento segue incessantemente. O que fazer?

Morcegos precisam estar em seu habitat natural, que são as cavernas. Com o crescente desmatamento,construção de barragens e hidrelétricas (só no nordeste há mais de 100 projetos para construção de hidrelétricas) e a concessão governamental para a mineração (calcário – para a indústria do cimento e ouro, especialmente em Serra Pelada, que retoma atividades em 2012), o ambiente continua sofrendo agressões irreversíveis.

A Portaria do IBAMA nº 887, de 1990, determina uma proteção mínima de 250m da área de influência da caverna, a partir da projeção em superfície do desenvolvimento linear da cavidade considerada (caverna). Já é pouco. Nem isso é levado em conta. A EMBRAPA recomenda combater os morcegos apenas quando as infestações em animais forem altas. Prefeituras capacitam técnicos para controlar morcegos no ambiente urbano. Alguns meios de comunicação recomendam alguns cuidados para que a população, especialmente a urbana, esteja protegida. Em alguns locais o morcego hematófago (vampiro) está se proliferando, causando mortes entre os bovinos e ampliando os riscos de outros animais, incluindo os humanos, de contrair o vírus da raiva.

Algumas regiões do sul do Brasil denominam a doença (raiva) de Doença Paralítica, pela imobilização que o animal infectado apresenta. A letalidade (morte) leva em torno de 5-7 dias.

A raiva pode ser transmitida por qualquer tipo de morcego (vampiro ou não), pois ele poderá ter sido infectado por algum outro. A doença transmite-se por mordida, arranhão ou lambedura (não é preciso lesar a derme, portanto).
A raiva era considerada 100% letal até 2003.

PERIGO URBANO

Ao desmatar, independente se atingidas diretamente as cavernas, ou não, os animais que vivem dentro delas ficam sem conseguir seu alimento, migrando, portanto, para as áreas urbanas.“Quase 100% do alimento dos seres que vivem nas cavernas – morcegos, invertebrados, piolhos de cobra, aranhas, baratas, grilos, centopéias – vem de fora”, garante o bioespeleólogo  Rodrigo Lopes, professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

A Prefeitura de Francisco Beltrão é uma das prefeituras que capacitou técnicos para combater morcegos em 2011 – Foto - Assessoria

“Se por acaso um morcego entrar em casa, a pessoa deve ficar calma, pois o animal tenta sair por onde entrou. O melhor é fechar as portas que dão acesso para os outros cômodos e deixá-lo achar a saída. No caso do animal estiver morto é necessário chamar os técnicos da vigilância que darão o encaminhamento correto. Lembre-se de nunca pegar ou tocar um morcego, ele pode estar doente”, explica o diretor do Departamento Municipal de Vigilância Sanitária, Alfonso Bruzamarello (Francisco Beltrão – PR).



A capacitação contou com a presença de técnicos das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Agricultura. Também, da secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), da secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab) e da 8ª Regional de Saúde. 

Diminuição ou extinção da vegetação
A retirada das coberturas vegetais nas áreas em torno das cavernas pode extinguir localmente espécies de morcegos frugívoros e nectarívoros, o que compromete o processo de dispersão de sementes ou de polinização na região. Além disso, entre as populações que habitam as cavernas, há vários níveis de especialização no que se refere à interação com ambientes externos. “A categoria mais especial é a dos troglóbios, organismos restritos às cavernas. Muitos estão ameaçados de extinção devido à interferência humana em seus habitats”, alerta o professor Rodrigo Lopes, da UFLA.
Se as matas são substituídas por pastagens para a pecuária, os morcegos que importam nutrientes para a caverna migram para outras áreas e podem ser substituídos por outro tipo, o morcego-vampiro, transmissor da raiva para o gado. “Havendo um desbalanceamento da população, eles vão para as cidades. Está tudo interligado, mesmo a caverna estando no subsolo”, salienta  Lopes.
Ludmilla Aguiar, uma das coordenadoras do Programa para a Conservação dos Morcegos Brasileiros (PCMBr), alerta para a pouca divulgação em geral e a baixa educação ambiental no Brasil, o que dificulta ainda mais a preservação desses animais. Lembra também o serviço que o animal presta como polinizador de plantas e dispersador de sementes, como acontece com o pequi e o maracujá silvestre. Ela conta que os morcegos são "adorados" no México porque são grandes polinizadores de agave (planta a partir da qual é feita a tequila).

Além disso, morcegos comem pragas agrícolas e insetos que fazem mal aos humanos, e são úteis para pesquisas em ecolocalização, por exemplo.

(continua)

Referências:
Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – Gerência de Vigilância de Zoonoses -
UFLA - Rodrigo Lopes – Bioespeleólogo e professor da Universidade Federal de Lavras
Jornal da Ciência – Ludmilla Aguiar - Programa para a Conservação dos Morcegos Brasileiros - http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=80645




Mais sobre Morcegos e Ecossistema - Ameaças - Raiva - Página de Links:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/04/morcegos-hematofagos-e-o-ecossistema.html


Morcegos vivem em Cavernas - Nós estamos destruindo as cavernas - Como fazer frente a mais esta agressão




Querendo, leia mais sobre Desmatamento em: http://ning.it/gwfVfk

Preservação ambiental e dos animais selvagens



Links sobre Desmatamento, Degradação, atuação do IBAMA, Preservação das Florestas e dos Animais Selvagens, Condições de vida das populações ribeirinhas, Impactos Ambientais, Encontros




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil
 

2 comentários:

  1. Olá amiga Marise,
    parabéns pelo blog e pelo belo trabalho de informação e conscientização quer vc faz,precisamos de mais blogs com esse perfil..

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Paulo! Tudo bem?
    Muito grata pelas considerações! É que, realmente, tudo nos diz respeito e afeta, não é mesmo?
    Um abraço também e votos de Felicidades!
    Marise

    ResponderExcluir