terça-feira, 3 de abril de 2012

Focos atuais de Morcegos Vampiros no Brasil

Morcegos sendo capturados por profissionais devidamente equipados


Focos atuais de Morcegos Vampiros no Brasil

Por Marise Jalowitzki

Nos anos de 2004 e 2005, o morcego foi o principal responsável pelos casos de raiva humana, sendo responsável por 86,5% dos casos registrados, ultrapassando, pela primeira vez, a transmissão por cães. Os principais surtos de raiva humana aconteceram no Estado do Pará, na Região Norte, e no Estado do Maranhão, na Região Nordeste do País.



Paraná
O estado do Paraná é atualmente, a maior preocupação.
2012 - Em final de janeiro deste ano, técnicos do Núcleo Regional da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) confirmaram a existência de mais nove focos de raiva na região norte do Paraná: três deles em Primeiro de Maio, um em Bela Vista do Paraíso, outro em Sertanópolis e quatro no município de Florestópolis. Os primeiros focos da doença foram identificados no final de dezembro na cidade de Primeiro de Maio, com a morte de dois animais. 

PR – Fevereiro 2012 – Confirmados mais de 40 casos - http://berimbaunoticias.blogspot.com.br/2012/02/raiva-bovina-parana-ja-tem-mais-de.html

São Paulo
2012 - Fevereiro -  Piracicaba O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Piracicaba confirmou em 07.02.2012 o primeiro caso de raiva em animal este ano. Um morcego recolhido no dia 23 de janeiro passou por análises que deram positivo. No ano passado foram três casos da doença em animais, enquanto em 2010 foram registrados seis casos.

Minas Gerais
2011 - Outubro 2011 – Os focos principais foram Cordislândia, Natércia, Turvolândia, Heliodora, Careaçu e São Gonçalo do Sapucaí.
No Distrito dos Ribeiros, em apenas duas capturas, foram apreendidos 102 morcegos hematófagos.


Rio Grande do Sul 
2011, foi a vez de Canguçu, Pelotas e adjacências.
2009, 15 mortes de bovinos aconteceram na ára rural de Porto Alegre.
2008 - Em 2008, foram 11 dias no RS. As equipes percorreram vários municípios: Paraíso do Sul, Vale do Sol, Cerro Branco, Candelária, Vera Cruz, Herveiras e Passa Sete. 


“É muito importante que cada proprietário leve seu animal de estimação para receber a vacina em clínicas particulares ou agropecuárias. A vacina tem validade de um ano e os animais deverão recebê-la independente de ter um caso positivo de raiva ou não”, explica a bióloga do CCZ, Regina Lex.


Caso haja contato de algum humano com um animal raivoso, a pessoa deve ser encaminhada para tratamento com sorovacinação. A doença não tem cura e pode matar. Para outras informações ou denúncias de casos o telefone do CCZ é (19) 3427-2400. Fonte: EPTV



Causada por um vírus, a raiva afeta o sistema nervoso, provoca paralisias, ataques de fúria, crises epiléticas e leva à morte dos animais. Nos humanos os sintomas vão desde alteração da sensibilidade, perda de coordenação motora até o coma. 
– É uma doença invariavelmente fatal tanto para animais quanto para seres humanos. A prevenção é sempre a melhor orientação – explica o professor de veterinária da Universidade de Brasília (UNB), Cristiano Melo.

O Brasil se comprometeu internacionalmente a erradicar a raiva até 2012. A meta que só será cumprida se as pessoas se conscientizarem da gravidade da doença, cada um fazendo a sua parte. Pelo bem de todos. 

Uso de EPI - Equipamento de Proteção Individual é imprescindível para evitar possíveis lesões, mesmo que o profissional responsável pelo controle já esteja vacinado. Aqui, técnicos efetuam inspeções periódicas sem nenhuma proteção. E os morcegos tem sua atividade maior nos períodos noturnos.


– As pessoas que lidam, no dia a dia, com herbívoros (bovinos, equinos, caprinos e ovinos) e que tem contato com secreção, saliva, especialmente de animais adoentados, devem se vacinar. Se é uma rotina delas trabalhar nesse ambiente, devem fazer a vacinação para a pré-exposição, ou seja, tomar as vacinas antes para manter um nível de proteção para numa situação excepcional já estarem protegidas.





Mais sobre Morcegos e Ecossistema - Ameaças - Raiva - Página de Links:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/04/morcegos-hematofagos-e-o-ecossistema.html


Morcegos vivem em Cavernas - Nós estamos destruindo as cavernas - Como fazer frente a mais esta agressão




Querendo, leia mais sobre Desmatamento em: http://ning.it/gwfVfk

Preservação ambiental e dos animais selvagens



Links sobre Desmatamento, Degradação, atuação do IBAMA, Preservação das Florestas e dos Animais Selvagens, Condições de vida das populações ribeirinhas, Impactos Ambientais, Encontros



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário