domingo, 22 de fevereiro de 2015

26 dicas caseiras para usar bicarbonato de sódio








Em meio a tantas substâncias tóxicas a que estamos sujeitos, venenos, pesticidas, agrotóxicos e poluição, seja na alimentação, no ar, água, materiais de limpeza e higiene, encontrar alternativas simples e saudáveis é premissa. Estes venenos do cotidiano podem causar perturbações neurológicas, especialmente em crianças, causadas por roupas, móveis, alimentos e brinquedos que contêm substâncias químicas danosas.

Eles corroem silenciosamente a inteligência, perturbam o comportamento e minam as conquistas futuras das crianças.Muitos cientistas estão se debruçando sobre o tema. Alguns acenam com alternativas bastante práticas, como a substituição de produtos e manejos domésticos. 

Assim, hoje escolhemos o bicarbonato de sódio, um velho conhecido das receitas das senhoras que dominam a arte dos bolos e do pão caseiro. Ele é comumente usado como fermento em receitas culinárias, devido à sua capacidade de liberar dióxido de carbono (CO2). Outro uso largamente conhecido é como antiácido, para tratar a acidez do estômado, pois ele tem o poder de neutralizar os excesssos do ácido clorídico do suco gástrico. Em dosagens diminutas e diluído em água, também minimiza a inconveniência de aftas que brotam devido a essa mesma acidez estomacal e tratar o mau hálito. 
Mas, na verdade, ele possui inúmeras utilidades nas mais diferentes situações, que vão da limpeza da pele à limpeza de paredes. A seguir seguem algumas dicas sustentáveis, que vão ajudar você a manter seu espaço limpo e higienizado, sem usar produtos que agridam o meio ambiente. Igualmente, para se uso pessoal.


É importante ressaltar que quaisquer substâncias, em dosagens adequadas, não oferecem risco à saúde quando usadas na higiene pessoal. Elas passam a apresentar riscos quando administradas de forma exagerada. Seguir as dosagens apropriadas das receitas garante a sua segurança, pois mesmo o bicarbonato de sódio, quando utilizado em doses altas, pode afetar negativamente a sua saúde. Outro ponto está relacionado ao uso de substâncias por pessoas alérgicas. Se você for alérgico a algum ingrediente das receitas, o uso não é indicado.
Confira abaixo algumas receitas caseiras fáceis de fazer e amigáveis ao meio ambiente:

1. Higienizador multiuso

O bicarbonato de sódio é um bactericida e você pode empregá-lo para lavar verduras ou frutas com casca, tábua de cortar legumes (ou carne), limpar pias, cesto de lixo e fogão. Uma colher de bicarbonato para um litro d'água.

2. Conservação de esponjas e escovas

Também serve para conservar limpas as esponjas usadas na lavanderia e na pia da cozinha, bem como as escovas de cabelo. Faça assim: 3 colheres (sopa) de bicarbonato e 1/2 colher (sopa) de hipoclorito de sódio em 1 litro de água. Deixe de molho por duas horas e enxágue.

3. Louça, torneiras, panelas e assadeiras

Se você deixa a louça por várias horas, esperando o momento adequado dentro de sua rotina para lavar, já sabe: deixe a louça imersa em água (bacia ou pia) para que não seque. Isso ajuda a economizar água, já que a sujeira não gruda. Mas, para aquelas situações mais difíceis, quando algo gruda e-ou queima no fundo de uma panela, por exemplo, nem precisa esfregar. Pulverize bicarbonato de sódio e coloque água, deixando descansar por uma ou duas horas, o resíduo sai sem esforço (em casos mais difíceis, solte o que ainda está parcialmente grudado preferencialmente com colher de nylon, para não riscar o vasilhame. E ainda deixa a superfície brilhante. A técnica vale para vasilhas de alumínio, inox e vidro e também pode ser aplicada em torneiras.

4. Recipientes de plástico

Melhor não usá-los, pois eles liberam substâncias danosas à saúde. Sempre que possível, substitua por vidro. Mas, se você ainda usa e seu pote ou embalagem plástica ficou com cheiro de comida, mesmo depois de lavar, uma esponja úmida com bicarbonato resolve o problema.

5. Gordura no tampo do fogão

Para limpar a gordura do fogão, use a mistura de três partes de bicarbonato com uma de água. Deixe sobre o tampo e após, passe a esponja suavemente para manter uniformidade no brilho.

6. Geladeira e armários de aço

O bicarbonato de sódio é o máximo para limpeza de geladeiras e armários de aço. Faça assim: Numa tigela ou pote de sorvete, misture água morna com um pouco de bicarbonato de sódio. Molhe um pano macio, torça e aplique nas superfícies. Enxugue em seguida com outro pano macio e seco.
Além de soltar a sujeira fácil, clareia o interior da geladeira, tira odores e de quebra, deixa suas mãos macias, pois é um esfoliante natural.


7. Desobstrução de gordura em ralos e canos 

Quantas pessoas usam ingredientes pesados, altamente poluentes, para desobstruir ralos e canos que entopem , especialmente no encanamento da pia de cozinha, devido ao acúmulo de restos de gordura.

Atue preventivamente. É fácil: mensalmente, coloque no ralo 1/2 xícara (chá) de bicarbonato, seguido de 1 xícara (chá) de vinagre (de álcool ou tinto). Espere a espuma da reação química diminuir e então enxágue com água quente. 

8. Limpeza de tapetes ou carpetes

O bicarbonato de sódio é um poderoso aliado para um tapete cheiroso. Se você tem animais de estimação em casa, ou pouca ventilação, luz natural direta escassa e o seu tapete ou carpete anda com um cheirinho ruim, coloque o bicarbonato numa peneira grande e pulverize diretamente sobre. Deixe agir por dez minutos e aspire (não use vassoura, apenas o aspirador, para evitar a formação de borrões brancos e também que o pó se espalhe). Repita conforme a necessidade.

9. Colchão de bebê, idoso ou enfermo

Se ocorrer algum acidente na cama durante a noite e acabar atingindo o colchão, o bicarbonato também pode ajudar. Espalhe generosamente sobre o lugar molhado, espere por uma hora ou duas e limpe com o aspirador de pó. Isso desumidifica e acaba com o mau cheiro. Mas não se esqueça de desinfetar o colchão assim que possível.

10. Manchas nas roupas, incluindo manchas de sangue

Misture uma dose de bicarbonato de sódio com um pouco d'água, formando uma pasta. Coloque sobre a mancha, aguarde alguns minutos e enxágue. Quanto mais seca a mancha, mais tempo de aplicação será necessario.

11. Manchas nas paredes

Para tirar manchas das paredes (mãos, bolor, rabiscos das crianças, eventuais marcas de sapatos), coloque o bicarbonato de sódio em uma esponja úmida e esfregue delicadamente. Após, passe um pano limpo e úmido e deixe secar.



12. Caixas de areia de gatos e lixeira doméstica

Espalhar o bicarbonato ajuda a diminuir o eventual mau cheiro, especialmente nos lares onde o descarte dos resíduos acontece em dias alternados.

13. Limpeza de rejuntes

Para limpar rejuntes, faça uma mistura meio-a-meio de bicarbonato de sódio com água oxigenada, aplique, deixe descansar por 30min e escove a sujeira.

14. Aumentar a adesão em colagens

Para colar para valer mesmo (fica igual a pedra) pingue a cola instantânea (super bond ou outra similar) e em seguida, antes de juntar as partes, jogue o bicarbonato.


Higiene Pessoal

15. Desodorante corporal

Para combater os odores da transpiração, o bicarbonato de sódio também pode ser usado como desodorante. Não tem duração de 24 horas mas funciona muito bem, é ecologicamente correto e não prejudica a sua saúde. Use o pó diretamente nas axilas. 

16. Shampoo para cabelos oleosos

Componentes dos shampoos tradicionais, como a cocamida DEA e os parabenos aumentam as chances de aparecimento de câncer em humanos, assim como também podem ocasionar a degradação da qualidade das águas. Em consequência disso, mais componentes químicos são necessários para o tratamento de efluentes, iniciando um ciclo prejudicial ao ambiente como um todo.
Mas se você utilizar ingredientes menos nocivos, como o bicarbonato de sódio e os diversos tipos de vinagres, os danos à saúde e ao ambiente serão reduzidos, pois se trata de elementos alternativos aos compostos sintéticos encontrados nos shampoos e nas pastas de dente.
Caso você seja alérgico a algum dos componentes das receitas ou tiver algum tipo de problema capilar, como a dermatite seborreica, o uso não é recomendado, por não conter propriedades anticaspa.

Receita para uso durante duas semanas:
• 1 colher de bicarbonato de sódio;
• 1 colher de vinagre de maçã;
• 400 ml de água;
• 1 recipiente vazio para armazenagem.

Misture até ficar homogênea e guarde em recipiente (preferencialmente de vidro) na geladeira. Use normalmente, como se fosse shampoo comum e não se preocupe com o odor, pois os ingredientes estão em quantidades muito pequenas e, após o enxágue, seus cabelos estarão limpos e bem cheirosos.

17. Shampoo para cabelos secos

Receita para uso durante duas semanas:
• 1 xícara (tipo caneca) de bicarbonato de sódio;
• ¼ xícara (tipo caneca) de abacate;
• 400 ml de água filtrada;
• 1 recipiente vazio para armazenagem.

Misture os ingredientes em um recipiente para obter uma forma homogênea. Quanto maior a quantidade de abacate adicionada, maior o poder de hidratação - o que também pode servir para substituir o condicionador tradicional, mas lembre-se: muito abacate pode deixar os cabelos oleosos e com um aspecto de mal lavados.

Use normalmente, massageando por alguns minutos. Em seguida, lave abundantemente. Não se esqueça de conservar o produto caseiro em geladeira por, no máximo, duas semanas.




18. Shampoo para cabelos normais

Geralmente usado apenas para retirar os resíduos químicos que se acumulam nos cabelos. Misture uma colher de sopa com o seu shampoo (preferencialmente de ervas).

Há vários relatos de que os cabelos, no tratamento continuado, ficam mais lisos e os cabelos bastante crespos, mais desembaraçados e leves. 

19. Esfoliante corporal 

Uma mistura de três partes de bicarbonato de sódio e uma de água tem função esfoliante, ajudando a remover as células mortas do corpo, deixando uma sensação agradável e devolvendo o aspecto saudável à pele. Banho de imersão é ainda mais proveitoso.
No rosto é recomendado para tratar peles acnéicas e amaciar a pele.

20. Unhas livres de fungos e manchas, também um amolecedor de cutículas

Usa-se a mesma mistura esfoliante (item anterior) para deixar as mãos ou pés de molho por 5 minutos, durante o dia e à noite, pois as propriedades do composto ajudam a limpar profundamente a cutícula e curam as unhas afetadas por fungos. A mesma mistura acaba com as manchas nas unhas provocadas por esmaltes.

E caso durante a manicure ou pedicure acontecer um pequeno corte, o bicarbonato de sódio (assim como a água oxigenada) impede a infecção. 

21. Eliminar mau odor dos pés (chulé)

Use duas colheres de bicarbonato de sódio,fazendo pequenos sachês. Coloque dentro de sapatos ou tênis durante a noite. Retire antes de calçar, cuidando para que nenhum resíduo fique no calçado, pois, como é levemente abrasivo, pode causar irritações à pele.

22. Eliminar pé-de-atleta (frieira)

Para curar frieiras é tiro-e-queda! Use após o banho. Arde um pouquinho na primeira aplicação, mas o efeito é tão rápido que vale a pena usar. 

23. Banho de acento para equilibrar o ph ácido

Um litro de água e 1 colher de café de bicarbonato ajuda a equilibrar o ph.




24. Escovar os dentes, clarear e retirar tártaro

Por estes dias a ANVISA proibiu o comércio de clareadores para dentes. Agora, somente os dentistas é que podem recomendar e prover o cidadão do produto. 

Um bom remédio caseiro para remover o tártaro dos dentes é lavar os dentes cuidadosamente com uma solução de limão (um) + uma colher de bicarbonato de sódio, diluídos em um copo d'água. Depois de bem misturado, coloque 2 goles desta mistura na boca, deixando atuar por alguns minutos. A seguir escove os dentes corretamente. Segundo o The Journal of Clinical Dentistry, o uso pode ser diário como pasta dental e mais eficaz do que com produtos sem bicarbonato de sódio. (Lembrando que maçã, melancia e pepinos são adstringentes naturais e também atuam como limpadores dentais.)

25. Picadas e queimaduras na pele

A mistura de água com bicarbonato de sódio formando uma pasta é uma maneira de amenizar picadas de insetos, feridas ou irritações. Além disso, aplicar essa mistura na pele depois de uma queimadura de sol ajuda a aliviar a vermelhidão e o descascamento.

26. Suco natural gaseificado

O bicarbonato de sódio é largamente utilizado na indústria de refrigerantes para provocar as pequenas bolhas (CO2). Você também pode fazer o seu suco 'criar bolinhas'. Já vi muitos jovens fazer. Use o seu suco natural - um limão, por exemplo, um copo d'água, uma colher de café de bicarbonato de sódio. Açúcar a gosto. Fica uma soda limonada com gás e tudo, uma delícia, e ainda é natural, sem os aditivos dos refrigerantes (conservantes, corantes, espessantes, especialmente sem benzeno). Muitas pessoas ingerem este suco diariamente, como preventivo de doenças. 

Crie a sua receita de suco natural e envie para nós!


Recomendações

1 - Lembre-se de adquirir o bicarbonato de sódio de um fabricante confiável, pois só assim você terá a segurança que o produto é natural e que não prejudicou o meio ambiente em seu processo de fabricação. 
2 - A ingestão de bicarbonato de sódio (como antiácido ou mesmo no suco gaseificado) é contraindicada para pessoas com alcaloses metabólica ou respiratória, pessoas com perda de cloreto causada por vômito ou drenagem gastrintestinal; ou com hipocalcemia; durante a gravidez e em crianças menores de 2 anos. Idosos precisam de doses mais leves.
Bicarbonato de sódio também é:
- utilizado no tratamento radiológico de contaminados por Urânio.
- um  reagente de laboratóriona eletrodeposição de ouro e platina.
utilizado na fabricação de extintores de incêndio. 
um dos componentes dos talcos e desodorantes. A forma anidra do composto usa-se para absorver umidade e odores.
na preservação da madeira.
em curtumes, no tratamento da  e da seda.
um dos componentes da droga chamada crack, onde entra como um aditivo à pasta de cocaína.
na nutrição de animais.
- na cerâmica. 
 para a preservação da manteiga.
- utilizado nas fraudes na produção de leite, pois a substância tem a capacidade de alcalinizar o leite observado, mascarando o processo de deterioração.
Fontes:


Obs.: Esta matéria está sendo também divulgada na Revista Rainha, em duas edições (Abril e Maio.2015). Para manter a integralidade do texto (lá são duas páginas), o conteúdo foi dividido em duas partes - Por isso, Abril e Maio). Assim, a edição de Maio recebeu nova numeração e pequenas subdivisões nas dicas finais.

"Conforme anunciado na edição anterior, seguem mais aplicações do bicarbonato de sódio, desta vez para nosso uso e higiene pessoal. É importante lembrar que adquirir o bicarbonato de sódio de um fabricante confiável faz toda a diferença, pois só assim você terá a segurança que o produto é natural e que não prejudicou o meio ambiente em seu processo de fabricação. Felizes resultados a todos!

Dicas Caseiras para uso do Bicarbonato de Sódio - Parte 2 - Higiene Pessoal



(...)

11. Picadas, feridas ou irritações na pele

A mistura de água com bicarbonato de sódio formando uma pasta é uma maneira de amenizar picadas de insetos, feridas ou irritações. 

12. Queimadura por exposição ao sol

Aplicar bicarbonato de sódio na pele depois de uma queimadura de sol ajuda a aliviar a vermelhidão e o descascamento. Pode ser em forma de pasta ou diluído em água (uma colher de bicarbonato para dois copos d'água). Aplicar com algodão bem molhado na solução, suavemente ou, melhor ainda, colocar em um tubo vaporizador e borrifar sobre a pele.

13. Suco natural gaseificado 

O bicarbonato de sódio é largamente utilizado na indústria de refrigerantes para provocar as pequenas bolhas (CO2). Você também pode fazer o seu suco de frutas 'criar bolinhas'. Já vi muitos jovens fazer. Use o seu suco natural - um limão, por exemplo, um copo d'água, uma colher de café de bicarbonato de sódio. Açúcar a gosto. Fica uma soda limonada com gás e tudo, uma delícia, e ainda é natural, sem os aditivos dos refrigerantes (conservantes, corantes, espessantes, especialmente sem benzeno). Crie a sua receita de suco natural e envie para nós!


14. Preventivo de doenças

Muitas pessoas ingerem este suco diariamente, como preventivo de doenças. Uma colherinha de chá diluída em meio copo d'água,antes de deitar. Bochechar e engolir.

Importante lembrar que: A ingestão de bicarbonato de sódio (como preventivo de doenças, como antiácido ou mesmo no suco gaseificado) é contraindicada para pessoas com alcaloses metabólica ou respiratória, pessoas com perda de cloreto causada por vômito ou drenagem gastrintestinal; ou com hipocalcemia; durante a gravidez e em crianças menores de 2 anos. Idosos precisam de doses mais leves. 



Gostou? Sabe de mais alguns usos benéficos? Envie pra gente!


 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. Vegana. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:
site:






4 comentários:

  1. Amei os benefícios do bicarbonato. Tenho siguido suas dicas. Estou fascinada. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Oi . Quero saber se prejudica passar (nao digerir) no corpo bicarbonato com limao durante a gravidez?!
    Obg!

    ResponderExcluir
  3. Algumas dicas a mais…

    O estresse ajuda a intensificar a transpiração, nesses períodos é provável que seus pés cheirem mau mesmo
    Não ande ande com as meias sem estar calçado, a meia vai absorver muitas bactérias devido a poeira ambiente, quando colocar os sapatos de novo o ambiente fechado e úmido vai triplicar o número de bactérias.
    Enxugue seus pés com um pano antibacteriano ou toalha de papel molhado em álcool.
    Lave pés ao menos uma vez por dia.
    Use pó para os pés. A maioria deles são produzidos a partir de amido de milho ou outros ingredientes sem talco.
    Procure comer alimentos que sejam ricos em Zinco. A deficiência desse mineral alcalino pode causar odor e mau hálito e suor fétido, O zinco também protege o organismo por ter ação antioxidante, diminuindo a quantidade de radicais livres em nosso corpo.
    Cortar e escovar as unhas dos pés, ajuda a prevenir o chulé também .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pelas contribuições importantes, Marcos Vilela!
      Abraços e Felicidades!

      Excluir