domingo, 8 de abril de 2012

O Menino do Pijama Listrado

Só a Sensibilidade Solidária extingue o Preconceito


O Menino do Pijama Listrado

Por Marise Jalowitzki

Quando a querida filha e dileto genro me convidaram para assistir ao filme com a família, sabia tratar-se de algo muito importante. Presumi logo que fosse uma historia referente a alguém preso, talvez um caso de um menino delinquente. Não era. Baseado no livro de John Boyne, o filme relata com primaz sensibilidade, a trajetória de um menino de 08 anos que tem de abandonar sua escola, casa, cidade e amigos para acompanhar a família (Pai, Mãe e Irmã de 12 anos) até outra cidade. O pai, alto graduado do exército fiel a Hitler, não dimensionou o que seria levar crianças para a nova casa, que ficava ao lado de “uma fazenda” que era, na verdade, um campo de concentração nazista. O menino, na sua ingenuidade infantil, sequer imagina do que se trata. Nem a mãe sabia. Seguindo sua intuição, aos poucos vai se distanciando de tudo o que está aprendendo com o professor particular, que faz sempre questão de enfatizar o quanto os judeus são o pior povo do mundo e que todos, sem exceção, precisam ser exterminados.

- Não existe nenhum judeu amigo – pergunta o menino.
- No dia em que você encontrar um judeu amigo, você será o maior explorador do mundo.

O filme é delicado, encantador em sua tristeza, tocando fundo no horror que é a guerra, no horror que é o preconceito. No quanto as pessoas podem se tornar insensíveis em nome de uma causa. E o quanto o Bem, a Inocência, a Solidariedade, a Amizade, são sentimentos praticados que a tudo suplantam.

Quisera muito falar mais sobre o filme, mas, também, tal qual uma resenha, não quero contar o final, pois a intenção é convidar a mais pessoas a assisti-lo.

Mas que os montes de cinza preta estão bem presentes, estão.
Que a constatação da imbecilidade humana está mais uma vez em minha mente, isso está.
Que as crianças são sempre, e sempre, e sempre os maiores exemplos e lições para todo o desviado mundo adulto, isso são!

Que nesta Páscoa de Renovação, você aceite o convite para:
- Ampliar sua Sensibilidade!
- Erradicar o ódio e semear a Tolerância!
- Ultrapassar as fronteiras do Preconceito e, tal qual os meninos, estender a mão para a Amizade Fraterna!
- Fazer a Mudança Necessária que é a Prática do Amor!


E que, sempre que enxergar uma fumaça se elevando às nuvens, possa rezar por todos os inocentes que, injustamente, perderam suas vidas nas mãos de tiranos insanos!

Mãe Terra, mostra a teus filhos que Somos Todos Irmãos!

Neste momento, quero estender um pequeno biscoito para compartilhar com meus amigos!

Neste Domingo pleno de ovos e coelhos de chocolate, eu reverencio os bons e torço para que os demais evaporem suas idéias fixas, arrogantes e descabidas de exclusão e seletividade!

Paz para Todos!


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil
 
 

2 comentários:

  1. O filme é realmente muito bom, mas dói muito o final e saber que isso tudo se deve ao preconceito e a discriminação que insistem em existir no mundo.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Amiga! Tanta coisa ainda por mudar neste mundão! E caminhamos a passos tão pequenos!!!! Só a Fé, mesmo, para empurrar! Beijo!

      Excluir