sexta-feira, 6 de abril de 2012

Saiba como é feito o controle da população de Morcegos Hematófagos - Morcegos Vampiros

Não há superpopulação de Morcegos! Morcegos são capturados e recebem uma pasta vampiricida no dorso, envenenando seus semelhantes

Saiba como é feito o controle da população de Morcegos Hematófagos - Morcegos Vampiros

Por Marise Jalowitzki
06.abril.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/04/saiba-como-e-feito-o-controle-da.html

Não há superpopulação de Morcegos!
A Causa das invasões em habitações humanas é o desmatamento crescente e desordenado a que submetemos nosso país. As consequências da extinção dos habitats faz com que os morcegos e todos os demais seres que habitam cavernas, saiam à procura de alimento onde o consigam encontrar.

Há seres que nunca conheceremos, habitantes de cavernas, que se alimentam exclusivamente com o que os morcegos trazem e depositam. Mais uma vez, estamos perdendo em biodiversidade. Acarretamos sempre mais e mais problemas ecológicos para nossa sobrevivência.

O morcego não é atraído pelo cheiro do sangue de suas vítimas, mas, sim, pelo calor dos animais, especialmente os herbívoros.


Controle da população de morcegos hematófagos

"Para o adequado controle da raiva dos herbívoros, três medidas devem ser adotadas sistematicamente: 
- vacinação, 
- controle populacional do morcego hematófago e 
- atendimento de foco. 

As condições de meio ambiente existentes no Brasil vêm favorecendo o aumento da população de morcegos hematófagos. Considerando a circulação do vírus da raiva entre as populações de quirópteros (ciclo aéreo da raiva), e a importância do morcego hematófago na epidemiologia desta doença nos herbívoros, medidas criteriosas e efetivas de controle devem ser seguidas."

Atualmente, a medida oficial de controle adotada baseia-se no uso da pasta vampiricida (à base de substâncias anticoagulantes), seja nos morcegos hematófagos ou nas mordeduras nos animais agredidos.


O controle dos Morcegos acontece através da captura de alguns desses animais. Após serem presos, recebem no dorso (costas) uma pasta vampiricida (feita à base de substâncias anticoagulantes); a pasta pode, também, ser aplicada nas mordeduras nos animais agredidos (caso algum morcego se aproximar novamente para sugar sangue da vítima, lambe e também ingere a pasta-veneno). Após receber a pasta no dorso, os morcegos são novamente soltos. Eles costumam voltar ao seu habitat, o interior das cavernas. A pasta costuma se diluir, podendo passar também aos da sua espécie. Aliado ao fato de os morcegos lamberem uns aos outros, o que promove a ingestão pelos demais do grupo, causando a morte desses por hemorragia.

Cruel com os animais, sim, que estão sendo dizimados.
Agora, mal feito pelo desmatamento excessivo, a intervenção torna-se necessária, sim, devido aos critérios em que se baseia nosso modelo de desenvolvimento, onde, para construir o que se julga progresso é preciso destruir. Bovinos e seres humanos precisam ser preservados dentro do que julgamos ser a hierarquia das espécies. Concordo com isso e, creio, ninguém discordará. Entretanto, a MANEIRA HUMANA DE FAZER AS COISAS está errada. As autoridades liberam a mineração, cuja extração destrói morros constituídos de calcário, utilizado para o fabrico do cimento, matriz de todas as mega construções que irão decorar o cenário da(s) Copa(s). Autoriza barragens e hidrelétricas, desalojando milhões de animais e acabando com várias áreas de floresta.

Como coadunar os discursos? Estamos às portas da Rio+20, falamos e discursamos sobre biodiversidade e preservação ambiental (incluindo as diferentes espécies).

Cuidados que as pessoas precisam ter

As pessoas das áreas urbanas e mesmo as que moram em zonas rurais, precisam estar em alerta, pois o morcego, após envenenado pela pasta, leva dias para morrer, ficando tonto e desnorteado. É assim que geralmente ele acaba entrando em alguma casa ou apartamento, assustando quem o vê. Os morcegos que invadem as habitações urbanas podem ou não ser vampiros, o que dá no mesmo caso ele esteja infectado.

Qualquer arranhão, ferimento ou mesmo lambida pode ser fatal.

Portanto, evite tocar no animal ou onde ele esteve. Use luvas e panos a serem descartados após a desinfecção.

Ter medo de uma arranhadura não é frescura, não. É sabedoria.



Outros artigos sobre o tema:

Um dos sinais mais claros de que algo
não está bem é você ver um morcego
voando ou rastejando durante o dia.



Morcegos e Raiva Urbana - Ações de Educação em Saúde

Por Marise Jalowitzki

Morcegos sendo capturados por
profissionais devidamente equipados


Focos atuais de Morcegos Vampiros no Brasil
Por Marise Jalowitzki




Morcego Vampiro Desmondus Rotundus
é a espécie mais comum no Brasil e
América Latina

Morcegos Vampiros – Raiva é Letal - Gerenciando o Caos


Por Marise Jalowitzki


Ataques de morcegos a bovinos foram
registrados em propriedades rurais de Pelotas
e Canguçu, no RS


Impactos Ambientais - Morcegos-vampiros com vírus da Raiva invadem fazendas e matam bovinos no RS

Por Marise Jalowitzki
20.junho.2011

Link: http://t.co/la9xYSK 




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil
 


Um comentário: