sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Bombas Cluster - Brasil ainda é produtor e exportador? Avaaz promove campanha para proibição das bombas cluster

Avaaz promove campanha para proibição de bombas cluster. Brasil é produtor e exportador
Bombas Cluster  - Brasil produtor e exportador - Avaaz promove campanha para proibição das bombas cluster


Por Marise Jalowitzki
11.novembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/bombas-cluster-brasil-ainda-e-produtor.html

Três anos após a proibição do uso e fabrico das terríveis bombas de devastação (estilhaçam o corpo), segunda-feira próxima vai acontecer em Genebra uma reunião onde EUA vai tentar a remoção do Acordo e solicitar o retorno ao uso das bombas cluster.

Ao receber o convite para adesão a mais esta importante campanha da AVAAZ, fiquei surpresa, pois na mensagem não há nenhuma menção de que o maior fabricante destas bombas é...o Brasil.

Em 2008 houve uma Convenção Mundial, a "Convenção sobre Munições Cluster , CCM, que proíbe toda e qualquer utilização , armazenamento, produção e transferência das munições cluster. Artigos separados na assistência Convenção referem às vítimas, a limpeza de áreas contaminadas e a destruição dos estoques". (Marcos Gutermann - Estadão)

A Convenção foi adotada em Dublin por 107 Estados , em 30 de Maio de 2008 e assinado em 03 de dezembro do mesmo ano, sendo que Brasil, EUA, Israel, China e Rússia se abstiveram de votar.

BRASIL É PRODUTOR E EXPORTADOR destas bombas. Agora, EUA pede que a situação seja reavaliada, o que vai acontecer já na próxima segunda-feira, em Genebra.

QUAL A POSIÇÃO DO BRASIL?
Precisamos obter uma declaração de nossa Presidente sobre o assunto!

Republico os textos que já fiz constar em artigo anterior BRASIL, IMPORTADOR DE LIXO E EXPORTADOR DE BOMBAS CLUSTER 
18.setembro.2010
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/09/armamento-petroleo-e-carros-exclusao.html - onde estão transcritos, também, os seguintes artigos:

http://blogs.estadao.com.br/marcos-guterman/bombas-de-fragmentacao-porque-o-brasil-n/?replytocom=15166

Bombas de fragmentação: por que o Brasil não bane? por Marcos Guterman

08.dezembro.2008 00:07:39

O governo Lula se absteve de votar a favor do banimento das bombas de fragmentação – aquelas que, quando explodem, espalham a morte e a mutilação por uma área maior do que as bombas comuns, atingindo civis. 


O Brasil é produtor e exportador dessas bombas, o que explica o veto, mas não o justifica. Em nome de bons contratos, ou seja lá do que for, perdemos a chance de nos juntar à grande maioria do mundo que condena esse tipo de armamento.

O Brasil, assim, alinhou-se a EUA, Israel, China e Rússia na recusa em banir uma munição que, no dizer de Janio de Freitas, na Folha de ontem, “teria feito gozo dos exércitos nazistas”. Para o colunista, a posição brasileira foi produto do “Brasil escondido, que alimenta a barbárie e serve à morte”. Difícil não concordar.

O chanceler Celso Amorim justificou a posição brasileira com uma chicana diplomática: afirmou que o tratado não foi formalizado no âmbito da ONU. Se no futuro houver uma iniciativa nas Nações Unidas que dê tempo para que os países produtores se adaptem, disse Amorim, o Brasil poderá repensar sua posição.



http://www.clusterconvention.org/?gclid=CNj5rLTzr5cCFQwDGgodARRhiw

A Convenção sobre Munições Cluster

A Convenção sobre Munições Cluster , CCM, proíbe toda e qualquer utilização , armazenamento, produção e transferência das munições cluster. artigos separados na assistência Convenção referem às vítimas, a limpeza de áreas contaminadas e a destruição dos estoques.

A Convenção foi adotada em Dublin por 107 Estados , em 30 de Maio de 2008 e assinado em 03 de dezembro do mesmo ano. A convenção se tornou lei internacional vinculativa para os Estados Partes , quando entrou em vigor em 01 de agosto de 2010 . O Primeira Reunião dos Estados Partes terá lugar em Vientiane , Laos, 08-12 novembro 2010. Partes Futuro Estados vão aderir à Convenção , apresentando suas ratificações para a sede das Nações Unidas, em Nova York.


Leia mais:
http://news.xinhuanet.com/english/2008-12/04/content_10454606.htm


POVO INFORMADO É POVO COM OPINIÃO!


---------


Aos Chefes de Estado em todo o mundo:

Como cidadãos preocupados apelamos a você para fazer tudo em seu poder para parar as bombas de fragmentação de serem utilizadas. Mais de 100 governos concordaram em proibir essas armas indiscriminadas. A Convenção sobre Certas Armas Convencionais que acontecerá nos próximos dias deveria concordar com essa proibição, garantindo que munições de fragmentação sejam proibidas de forma abrangente e crianças inocentes protegidas.
Você já é um apoiador da Avaaz? só precisa preencher seu email e clicar "Enviar"
Primeira vez aqui? Por favor preencha o formulário.


Postado:  9 novembro 2011

Ahmad pegou um objeto de metal brilhante em um parque onde ele estava comemorando seu 5º aniversário no Líbano. Era uma bomba não detonada, que explodiu em seu rosto, matando-o lentamente na frente de sua família. 

Três anos atrás, a pressão pública conseguiu impor uma proibição a essas cruéis bombas. Mas agora os EUA estão fazendo lobby com outras nações para que eles silenciosamente assinem uma nova lei que permita a utilização das bombas de fragmentação - assinar a sentença de morte de milhares de outras crianças. A maioria dos países ainda estão em cima do muro sobre como votar. Somente se dispararmos o alarme em todo o mundo poderemos envergonhar nossos governos para impedir que esta decisão mortal seja tomada. 

Posições estão sendo tomadas agora. Temos apenas quatro dias até que os países se reúnam para enviar aos nossos líderes uma mensagem clara: defendam a proibição das bombas de fragmentação e mantenham nossas crianças a salvo. Clique abaixo para assinar a petição - que será entregue diretamente aos delegados na conferência de Genebra.


Enviei e-mail para AVAAZ:


Olá! Causou-me certa estranheza vocês promoverem a campanha para erradicação das bombas cluster e não fazer NENHUMA referência ao Brasil, que é o maior produtor e exportador dessas terríveis armas!!!

Mudou alguma coisa que não estou sabendo?

Deixo um link onde trato do assunto: BRASIL, IMPORTADOR DE LIXO E EXPORTADOR DE BOMBAS CLUSTER 

18.setembro.2010
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/09/armamento-petroleo-e-carros-exclusao.html

Apreciarei um retorno!
Abraços e Parabéns!
Marise Jalowitzki
Porto Alegre - RS - Brasil


-------
Participe você também!
Teor do e-mail original recebido:


Queridos amigos,


Em apenas alguns dias, os EUA poderão aprovar uma nova lei que permitirá o uso das bombas de fragmentação - uma arma letal banida que mata crianças em playgrounds anos após guerras terem terminado. Mas se nós construirmos uma campanha massiva agora, poderemos convencer outros governos a parar os EUA e parar com a utilização dessas armas. Assine a petição urgente para salvar nossas crianças agora!



Sign the petition
Ahmad pegou um objeto de metal brilhante em um parque onde ele estava comemorando seu 5o aniversário no Líbano. Era uma bomba não detonada, que explodiu em seu rosto, matando-o lentamente na frente de sua família. 

Três anos atrás, a pressão pública conseguiu impor uma proibição a essas cruéis bombas. Mas agora os EUA estão fazendo lobby com outras nações para que eles silenciosamente assinem uma nova lei que permita a utilização das bombas de fragmentação - assinar a sentença de morte de milhares de outras crianças. A maioria dos países ainda estão em cima do muro sobre como votar. Somente se dispararmos o alarme em todo o mundo poderemos envergonhar nossos governos para impedir que esta decisão mortal seja tomada. 

Posições estão sendo tomadas agora. Temos apenas quatro dias até que os países se reúnam para enviar aos nossos líderes uma mensagem clara: defendam a proibição das bombas de fragmentação e mantenham nossas crianças a salvo. Clique abaixo para assinar a petição - que será entregue diretamente aos delegados na conferência de Genebra: 

http://www.avaaz.org/po/cluster_bombs_ii_b/?vl 

Milhares de pessoas - muitas delas crianças - foram mutiladas ou mortas por estas bombas. Quando são lançadas, elas se dividem em “pequenas bombas" sobreuma ampla área, muitos das quais não explodem. Anos depois, as pessoas acham esses dispositivos em campos ou playgrounds da escola sem saber o que são, e eles explodem. 

Em 2008, mais da metade dos governos do mundo proibiu essas armas, assinando a Convenção sobre Munições de Bombas de Fragmentação. Mas agora, surpreendentemente, países como França, Alemanha, Itália, Suécia e Reino Unido, que assinaram a Convenção, estão sob a pressão dos EUA, China e Rússia para executarem assinatura de um acordo separado que lhes permitiria o uso das bombas de fragmentação. Apenas a Noruega, México, Áustria e alguns outros estão lutando contra esse horror. 

Negociadores da Convenção sobre Armas Convencionais vão se reunir em Genebra na próxima semana. A maioria dos governos não querem realmente esse protocolo e não disseram de que forma vão votar, mas estão sob forte pressão dos EUA e só farão objeção se o público global convence-los. 

Não há tempo a perder - a conferência começa na segunda-feira. Vamos pedir para os nossos governos rejeitarem esta mortal e cínica campanha dos EUA para legalizar a matança com bombas de fragmentação. Clique abaixo para assinar a petição e encaminhe este e-mail para todos - o que fizemos antes, vamos fazê-lo novamente: 

http://www.avaaz.org/po/cluster_bombs_ii_b/?vl 

Bombas de fragmentação e minas terrestres foram proibidas porque os cidadãos alaramaram o mundo todo - com vítimas e sobreviventes liderando o caminho. Por causa deles e para garantir que não haja mais vidas perdidas, não vamos permitir que essas armas cruéis sejam permitidas. Vamos nos unir agora para exigir um mundo mais pacífico. 

Com esperança, 

Alex, Stephanie, Alice, Ricken, Laura, Nicholas, Wissam, and the whole Avaaz team 

Mais informações: 

ONU saúda entrada em vigor do pacto global que proíbe bombas de fragmentação (Nações Unidas): 
http://unicrio.org.br/onu-sauda-entrada-em-vigor-do-pacto-global-que-proibe-bombas-de-fragmentacao/

Tratado Internacional de Proibição de Bombas de Fragmentaçã: 
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:C:2008:263E:0648:0651:PT:PDF

Conheça as bombas de fragmentação dos EUA (Folha de S. Paulo): 
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u53114.shtml

Bombas de fragmentação (BBC):
http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/2001/eua_military_hardware/cluster_bombs/index.shtml

Fourth Review Conference of the Convention on Prohibitions or Restrictions on the Use of Certain Weapons (em inglês): 
http://www.unog.ch/80256EE600585943/%28httpPages%29/43FD798E7707CE5AC12578B20032B630?OpenDocument 

UK backs bid to overturn ban on cluster bombs (The Independent - em inglês): 
http://www.independent.co.uk/news/world/politics/uk-backs-bid-to-overturn-ban-on-cluster-bombs-6259139.html

-----
Mais sobre o tema: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/09/armamento-petroleo-e-carros-exclusao.html


Fragmentação de Corpos - Brasil, importador de Lixo, exportador de Bombas Cluster


Lixo, armamento, petróleo e carros
Exclusão social, intoxicação dos mares e falta de saúde.



Brasil importador de Lixo, exportador de Bombas Cluster










Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ecologista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

2 comentários:

  1. MANDEM O AVAAZ FAZER ESTA CAMPANHA NOS EEUU E UE , ALIÁS MANDEM O AVAAZ E QUEM OS APOIAM PARA .......!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que não se perca a seriedade apontada pelo artigo, que é a fabricação desta armas destrutivas, em nome de uma entidade que tem se mostrado sob suspeita. Sim, deixem a avaaz de lado, mas não se omitam em cobrar, sempre que possam, a suspensão desta produção horrível, que tem destroçado a vida de tantas crianças inocentes!!!

      Excluir