sábado, 19 de novembro de 2011

Vazamento de petróleo pode ser gravíssimo e vira caso de polícia - pode estar em 4 mil galões por dia - Chevron diz que é apenas um "gotejamento"

Vazamento de petróleo pode ser gravíssimo e vira  caso de polícia - Imagem IstoÉ



Vazamento de petróleo pode estar em 4 mil galões por dia - Chevron diz que é apenas um "gotejamento"


Por Marise Jalowitzki
19.novembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/vazamento-de-petroleo-vazamento-de.html


O delegado Fábio Scliar, da delegacia de Meio Ambiente da Polícia Federal diz não ter dúvidas de que se trata de crime, só é preciso averiguar para responsabilizar.


O que fica evidente é a falta de uma fiscalização efetiva nas atividades das empresas que perfuram nosso solo, pois se o cano de perfuração da Chevron, autorizado pelo governo brasileiro, não comportava chegar até onde aconteceu a perfuração criminosa, como foi que houve a rachadura?


A empresa Chevron continua afirmando de que o vazamento está reduzido a "apenas um gotejamento", contrariando imagens que mostram a extensão gigantesca do vazamento que não para de liberar petróleo pesado - que é o petróleo com vários agregados e que precisa de muito mais processamento para se tornar o óleo consumido pela indústria.


Vamos acompanhar para ver em que tudo isso vai dar.


IstoÉ - Gráfico mostra onde aconteceu a rachadura que promoveu o vazamento gigantesco de petróleo na Bacia de Campos, pela Chevron



18/11/2011 18h09 - Atualizado em 18/11/2011 18h28
Imagens de satélite europeu mostram petróleo do Campo de Frade

Fotos foram captadas pelo Inpe e remetidas ao Ministério do Meio Ambiente.
Instituto espacial brasileiro monitora poluentes na superfície marinha.

Dennis BarbosaDo Globo Natureza, em São Paulo

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou nesta sexta-feira (18) imagens captadas pelo satélite europeu Envisat que mostram o vazamento de petróleo no Campo do Frade, na Bacia de Campos (RJ).

Segundo o Inpe, essas fotos foram recebidas diretamente do satélite em uma de suas estações, em Cachoeira Paulista (SP), e entregues ao Ibama e à Petrobras para ajudar na avaliação do incidente. O campo é explorado pela empresa americana Chevron. Uma das fotos é de 11 de novembro e a outra é de 14 de novembro.



Duas imagens do satélite Envisat divulgadas pelo Inpe mostram o vazamento de petróleo em datas diferentes. A imagem superior é de 11 de novembro e a inferior é de 14 de novembro. Os pontos de vazamento foram marcados em vermelho pela reportagem, com base em informações do Inpe. (Foto: (Foto: Inpe/Divulgação/ Montagem: Editoria de Arte/G1))

O INPE tem em sua unidade de Cachoeira Paulista uma Estação de Sensoriamento Remoto Marinho que recebe imagens para a detecção de poluentes na superfície do mar e outros fins ambientais. O instituto informa que a extensão da mancha visível na imagem não permite avaliar exatamente quanto óleo foi derramado, devido a eventuais distorções provocadas por correntes marítimas.

saiba mais
O Secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, disse na manhã desta sexta-feira (18) que o vazamento de óleo no campo de Frade, na Bacia de Campos, deve ser bem maior do que o anunciado pela empresa Chevron.

De acordo com Minc, que foi ministro do Meio Ambiente, a área onde ocorreu o vazamento de óleo é considerada região de migração de baleias-jubarte, do golfinho-pintado-do-Atlântico e do golfinho-nariz-de-garrafa.

De acordo com o secretário, a Chevron, empresa que perfurava o poço de petróleo quando foi aberta a fissura, no último dia 10, tem que ser punida exemplarmente.

Funcionários da petroleira devem ser intimados a partir desta sexta-feira (18) para prestar depoimentos no inquérito da Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal que apura os responsáveis pelo vazamento, disse o delegado responsável pelo caso, Fábio Scliar.

De acordo com ele, cerca de seis funcionários devem ser ouvidos até a sexta-feira da semana que vem. Os depoimentos devem acontecer na terça, quarta e sexta-feira. O delegado informou, contudo, que como muitos funcionários estão trabalhando na plataforma, que fica no oceano, há a possibilidade de não conseguir ouvi-los já na semana que vem.

Na quinta-feira (18), a petroleira Chevron Brasil disse que a estimativa sobre o volume de óleo na superfície do oceano causado pelo vazamento caiu para “abaixo de 65 barris”. A estimativa anterior da empresa era de 400 a 650 barris - uma redução de até dez vezes.

De acordo com a empresa, não é possível estimar, contudo, quanto de petróleo foi de fato retirado do mar pelas embarcações que atuam na limpeza da mancha e qual volume pode ter afundado no oceano.

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/11/imagens-de-satelite-europeu-mostram-oleo-do-campo-de-frade.html


-----


Mais neste blog: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/contradicoes-e-prejuizos-incalculaveis.html

Contradições  e Prejuízos Incalculáveis - Vazamento de Petróleo na Bacia de Campos 


Polícia Federal aponta divergências nas informações da Chevron


Desastre devido a vazamento de petróleo na Bacia de Campos traz prejuízos incalculáveis
--------




Leia também sobre Preservação, Desmatamento e Condições do Planeta:


Preservação ambiental e dos animais selvagens






Pra ter opinião, tem de conhecer!


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil






------

Nenhum comentário:

Postar um comentário