sábado, 26 de novembro de 2011

O que é flare? Um pouquinho de minha experiência em petrolífera

O que é flare - Indústria petrolífera é uma energia suja - Na foto, animal agoniza após vazamento de petróleo no mar

O que é flare? Um pouquinho de minha experiência em petrolífera


Por Marise Jalowitzki
26.novembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/o-que-flare-um-pouquinho-de-minha.html



Depois que escrevi o último artigo, nesta madrugada, quando assistimos a mais uma queima de gases e seus cheiros horríveis, no flare do polo petroquímico de Triunfo, da Braskem, alguns contatos perguntaram sobre o que é, mesmo, o flare. E quais os gases que mais comumente são expelidos para atmosfera. Vou responder, neste  momento, a primeira pergunta, mesmo que já tenha comentado em algum artigo anterior.


O que é flare


Flare é a tocha que fica constantemente acesa nas chaminés de petrolíferas. É uma grande chaminé.


O flare é um dos sistemas de segurança das tubulações, que são utilizadas para a passagem de gases e líquidos produzidos durante o processo de refinamento para serem enviados para outras empresas pertencentes ao grupo/polo. 


Na ponta do flare  existem maçaricos, geralmente quatro, que ficam permanentemente acesos no interior da chaminé, chama alimentada por gás natural. A razão da chama ficar permanentemente acesa é para proporcionar a queima imediata dos gases residuais, que não se enquadram na qualidade exigida para produção. 


A queima dos gases no flare garante dupla segurança para a empresa e a comunidade: 
- para a empresa - segurança dos trabalhadores e edificações, pois impede explosões. A queima garante que estes gases não fiquem parados nas tubulações, o que poderia provocar acidentes. 


- para a comunidade - dentro do sistema atual, os gases tóxicos são convertidos, são transformados, através da queima, tornando-os menos poluentes do que originalmente, antes de jogados na atmosfera. Minimizam-se os efeitos, sim, mas ainda são poluentes. 


Assim como a intensidade da tocha, o barulho do flare também depende da quantidade de gás queimado. Quanto mais gases, maior o barulho. 


Algumas vezes, ocorrem problemas no processo de produção, daí a necessidade de enviar mais gases para a tocha, o que causa o aumento do fogo. 


Quando em atividade de consultoria dentro de uma das refinarias da Petrobras, tive ocasião de estar presente em várias situações onde a turma recebia o alerta de que havia ocorrido um acidente. TODOS se mobilizavam, conscientes, preocupados e apressados. O trabalho era interrompido, sendo destacados alguns profissionais, quantidade que variava de acordo com a gravidade do escapamento.


Quando voltavam, estavam sempre aliviados, com a certeza do dever cumprido.


Todas as petroquímicas tem consciência de sua responsabilidade e se dedicam ao máximo para que acidentes não ocorram, mas, na ocorrência, trabalham para que tudo volte ao normal no menor tempo possível. 


O sistema em si é que é uma tecnologia que também traz riscos. E é nisso que está embasada a filosofia da sustentabilidade, que visa acabar com a utilização de tecnologias sujas: Explorar e desenvolver sempre novas fontes de energia renovável, limpa e sustentável. 


Imagino o pavor que inspirei em alguns gestores quando, lá nos idos de 2001-2003, iniciava estes debates sobre novas fontes alternativas de energia - combustível e elétrica e concluía: "O mundo está mudando. Precisamos nos atualizar."


Com o sentimento imediatista que costuma acometer a todos, a primeira reação de muitos era de "é prá logo? Nosso emprego está na corda-bamba?" O gerente daquela(s) unidade(s) era rápido: "Não é nada! Nada a ver!"


Ambientalista, ecologista, sabia que meu contrato duraria pouco. Valeu assim mesmo. Valeu muito. Valeu em experiência. Em alguns sei que a semente da sustentabilidade foi plantada e germinou.


Aos que morreram em função do câncer contraído, especialmente aqueles que iniciaram em Cubatão, meus sinceros agradecimentos pelos depoimentos valiosos, preciosos, únicos, concebidos em fóruns grandes ou de duas dezenas de pessoas.


As mudanças não são rápidas. São necessárias. Para isso, precisamos conscientizar o maior número de pessoas. Não para "virar a mesa" com estrondo e impaciência e, sim, com conhecimento, perseverança e competência.


Infelizmente, poucos QUEREM se conscientizar e ir mais fundo nas alternativas, ficando no conforto do imediatismo consumista. Aqui mesmo, no RS, as três plataformas de petróleo da Petrobras em Rio Grande estão sendo construídas a festejados passos largos. Em um ano, 22 plataformas novas foram encomendadas só no Brasil.


Quando tempo teremos de assistir e conviver com aquilo que, após NOS servir, irá destruir as gerações futuras? Depende de cada um, eu e você.


A Braskem fez uma propaganda bacana sobre uma reciclagem, em um ponto no Brasil (aqui no RS) de reciclagem das sacolinhas, para torná-las novamente em petróleo (já publiquei sobre isto). A pergunta é: COMO CHEGAR A TEMPO QUANDO A CORRIDA INICIOU HÁ MAIS DE CINQUENTA ANOS, só no Brasil? Esta é a questão! O que tudo já aconteceu de ruim para, simplesmente, a maioria querer continuar tapando os olhos e os ouvidos? Você acha mesmo que, em algum momento, tudo isso que hoje fica restrito às populações mais pobres e desprovidas não vai chegar até você?



DIGA SIIIMMM ÀS TECNOLOGIAS LIMPAS!






-------


O artigo de ontem/hoje: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/fogo-no-flare-novamente-chamine-arde-em.html

Petróleo - mais uma vez chaminé do polo petroquímico queima na madrugada no Rio Grande do Sul




--------


Leia mais em: http://ning.it/pedrwV


Respirar ar puro é direito do cidadão, garantido por lei - CONAMA - Resolução 003 e 005



Venenos na Noite
Links com diversos temas que incluem: Riscos, perigos, doenças respiratórias e cardiovasculares devido à poluição


Por Marise Jalowitzki
17.outubro.2011

------

De Porto Alegre foi possível ver o 
clarão gerado pela chaminé do polo 
petroquímico de Triunfo
Foto:Valdir Friolin / Agencia RBS


Parte 7/10 - Fogo do Flare de Triunfo assusta - Falha eleva chama no polo petroquímico de Triunfo - RS 
14.outubro.2011
LINK: http://ning.it/nmhm5P  






------

Alternativas Energéticas - Sustentabilidade - Lixo em Energia - Tecnologias Inovadoras
 

Energias Alternativas - Geração de Energia

Por Marise Jalowitzki
15.julho.2011
http://t.co/jImAZ8H

Esta página traz vários links publicados neste blog sobre Fontes Energéticas Alternativas. Projetos, experimentos, implantações. Acompanhe. Página a ser atualizada a cada nova publicação.





Projeto Linro - Gerar eletricidade de forma
descentralizada, sem qualquer contaminação




Linro-Team - Energia Gravitacional - Energia limpa e barata -Você conhece? 

LINK: http://t.co/qLpo2YS








Unaí - Minas Gerais - Primeiro Projeto Brasileiro
para Transformar o Lixo em Energia,
 aproveita até mesmo o chorume


Energia do Lixo - Transformar lixo em Energia é possível no Brasil? Sem impactos ambientais negativos?


LINK: http://t.co/xZslfoX









Energia Eólica - Ceará mostra que é possível


Ceará - 1º lugar em Energia Eólica no Brasil
Marise Jalowitzki entrevista Fernando Ximenes







Que tal parar de devastar a floresta
 para barragens e utilizar o esgoto
para gerar eletricidade


Alemanha usa esgoto para fazer eletricidade - Quer coisa mais econômica?

14.junho.2011
LINK: 
http://t.co/v0tsah6




---



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ecologista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil


2 comentários:

  1. Olá, estou fazendo um trabalho academico sobre as tochas flare, porem nao consegui encontrar nada que fale do que é feita as tochas, de qual material ela é feita, você poderia me ajudar com isso?

    ResponderExcluir
  2. Excelente publicação, precisamos de mais pessoas assim, comprometida com o meio ambiente, sustentabilidade, dedicação a sociedade. Parabéns!

    ResponderExcluir