quarta-feira, 3 de agosto de 2011

É preciso ensinar consciência ambiental - Cabeça de Onça exposta como troféu


Consciência Ambiental - Cabeça de onça em extinção estava exposta na entrada da fazenda no Pará

Cabeça de Onça exposta como troféu - É preciso ensinar consciência ambiental

Por Marise Jalowitzki
04.agosto.2011
http://t.co/rAjYeME

Onças em extinção são caçadas e mortas, decapitadas e expostas como troféu.

Onças em extinção são envenenadas, filmadas, os videos publicados no youtube, como forma de "mostrar o efeito do chumbinho", o veneno usualmente utilizado.

Onças, acossadas pelo desmatamento irregular, sem habitat nem espaço para caçar, saem da floresta, com fome, e atacam a população, invadem até o teatro de Manaus, são baleadas e mortas.

Assim acontece também com tantos outros animais da floresta.
Estamos assistindo a um verdadeiro filme de horror.

Neste país e no mundo todo, há MUITA irresponsabilidade e maldade, mesmo.

Em paralelo, também existem pouquíssimos programas e projetos de conscientização ambiental, com vistas a formar novas gerações com mais visão de respeito à natureza. Não acredito que uma mudança efetiva vá acontecer nesta geração, apenas parcamente reprimida por conta das frágeis ações baseadas na lei: multas, eventuais prisões.

Parece um trocadilho literário, mas é a pura realidade. As leis existem e são frágeis. Nos valores aplicados, quando conseguem pegar um infrator. Frágeis, também, e principalmente, pelo pouco que conseguem apreender, devido ao insuficiente contingente para as dimensões continentais de nosso país. Sem falar na corrupção de alguns.

Coibir e multar é preciso, sim, mas esta heróica ação que o insuficiente efetivo do IBAMA realiza incansavelmente em solo brasileiro, precisa estar atrelada a eventos sistêmicos, como palestras em escolas, projetos que envolvam a população e, principalmente, os jovens. Os jovens influenciam diretamente a ação dos mais velhos e aí está a mudança que irá consolidar a consciência de preservação, o chamado senso ecológico.


Os programas de conscientização precisam ser cada vez mais ampliados e aprofundados

Vila Ambiental é uma das instituições que ensinam as crianças a ter uma nova visão de mundo

Algumas louváveis iniciativas são desenvolvidas em programas específicos ou por algum educador de boa vontade. Mas, para resultar em mudança concreta, parte integrante da vida, precisa integrar o cotidiano.


Expor cabeças como troféu

Quando li a reportagem em que o fazendeiro de Jacareacanga, a 400km de Itaituba, no sudoeste do Pará, foi multado em 5 mil por exibir em sua propriedade uma cabeça de onça, que ele mesmo abatera, decapitara e estava agora expondo como um troféu, pensei exatamente nisso. Em como antigas crenças, rituais e costumes são perpetuados de geração em geração, sem que as pessoas pensem, sintam, reflitam sobre o que realmente elas significam e no que implicam.

Cidadãos sentem orgulho em ostentar os crânios de bovinos. Representam poder e característica. Um brasão.

O ritual de "caçador" que expõe o resultado de suas caçadas é antigo e venerado, ainda hoje, por alguns. Nas estâncias de todo o país ainda podem ser vistos crânios de bois, por vezes vários deles, como enfeite nas porteiras. Uma onça? Com certeza, o orgulho era ainda maior.

Mudar hábitos só é possível depois de muita e muita repetição do novo.


A onça, cuja cabeça estava exposta, é de uma espécie em extinção.

Uma onça preta, variação melânica da Panthera onca, está protegida pela Convenção do Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites).

"Além da multa do Ibama, o responsável pelo crime ambiental poderá ser condenado de seis meses a um ano de detenção pela Justiça.

Áreas embargadas - A operação Disparada atua nas imediações de Jacareacanga desde 19 de julho, combatendo, principalmente, desmatamentos ilegais. Até o momento, os fiscais já aplicaram R$ 6,7 milhões em multas e embargaram 1,4 mil hectares de áreas desmatadas ilegalmente em nove propriedades. As ações, que não têm prazo para terminar, acontecem com apoio da Polícia Rodoviária Federal." (Agência Estado - 29.julho.2011)



Troféus de cabeças de animais eram colecionados nas próprias habitações. Hoje, são feitos de resina.
O ser humano evolui lento demais para acertar tudo o que há de errado. Ações comunitárias, que engajem o maior número de pessoas, precisam acontecer cada vez mais.

Certas estão as autoridades que multam, pois esta é uma linguagem rápida, com efeitos imediatos.

O problema, porém, vai além. Os animais silvestres e selvagens, vítimas do desmatamento, estão cada vez mais acossados. Com suas áreas sempre mais e mais restritas, tentam buscar espaço próximo às habitações humanas, gerando medo e pavor nas comunidades.

São necessários projetos mais abrangentes, com uma visão ampla, que contemple todos os seres que compõem o cenário. E isso é tarefa de todos, incluindo os governos. Quando acontecem macro empreendimentos, como a construção de barragens, usinas hidrelétricas, refinarias de petróleo, etc., há que se pensar preventivamente em como serão afetados os animais silvestres. Demarcar áreas efetivas de preservação. E fornecer condições aos órgãos competentes (no caso, o IBAMA e a Polícia Militar e Federal) de efetuar um patrulhamento bem mais amiudado do que vem ocorrendo. Aumento de efetivo e de poder decisório.

----------

Link fonte: http://www.digitalnoticias.com.br/dn/modules/artigos/item.php?itemid=844

---------
Leia mais:
Socorro: Onças estão sendo caçadas em Rondônia

LINK: http://t.co/X7fT21i

--------
E mais:



Nas fazendas próximas a Hidrelétrica
de Jirau, onças estão ameaçadas
de extermínio por envenenamento

 Extermínio de onças no Brasil é histórico - Em tempos mais modernos, o envenenamento é o meio mais usado
08.março.2011



--------
Leia também sobre a Falsa Ambientalista Beatriz Rondon, que foi indiciada, pagou a finaça e vai responder em liberdade. Ela promovia safaris em sua propriedade, no Mato Grosso do Sul, caçando onças ameaçadas de extinção e se fazia passar por preservacionista de animais silvestres e selvagens.  LINK: http://t.co/PbeHgru
------

E mais em:

Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA!


Links sobre Direito dos Animais à VIDA!


DIGA NÃO AO RETROCESSO!!

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora e pós graduada em RH, pela FGV.
International speaker pela IFTDO-USA
compromissoconsciente@gmail.com
Porto Alegre - RS - Brasi




Nenhum comentário:

Postar um comentário