sábado, 6 de agosto de 2011

Pôneis malditos: Conar julga denúncias e pode tirar do ar propaganda da Nissan

Pôneis malditos - CONAR investiga comercial da Nissan e pode censurar exibições



Pôneis malditos: Conar julga denúncias e pode tirar do ar propaganda da Nissan


Por Marise Jalowitzki
06.agosto.2011

Sério. O nome do modelo do carro não sei, mas a musiquinha, sim.

É um pouco difícil sim, especialmente ao adulto leigo, entender o universo infantil. Lembro que aconteceu com um dos pequenos da família, quando tinha seus 2 a 3 anos.

Havia um comercial dos chocolates Tortuguita, onde uma chamava o tempo todo a outra de "Estúpida"! O pequeno a-d-o-r-o-u o termo, que lhe exigia um esforço particular para pronunciar a grande palavra e, a todo momento, chamava qualquer pessoa de "estúpida". Causou grandes desconfortos, que careceram de explicações e justificativas por parte dos pais.

Até as pessoas entenderem o que se passava (e muitas vezes nem houve tempo para tal), já havia se instaurado o desprazer. Como explicar a um taxista, por exemplo, quase na hora de descer, em plena avenida movimentada, que o menino não queria, efetivamente, dizer que o cara era estúpido só porque o elogiara? Ou, como explicar à tia da creche de que ela não era, efetivamente, uma estúpida?

Quem estava de fora, achava muito engraçado. Quem passou pela situação, ficou de saia justa mesmo!

Principalmente pela histórica mania que as pessoas tem de dizer que tudo que acontece é por falta de educação que os pais não deram... A gente ri agora, mas, na hora, não foi nada interessante.
E a musiquinha, no caso do comercial da Nissan, mais os pôneis coloridinhos em carrosel são...bonitos!

A musiquinha pegou nos colégios e já há um plágio:
"Escola maldita, escola maldita, não quero mais estudar!
Odeio Prova,
Odeio Tema,
que nojinho...
chega de incomodar!"

Já há comunidades do Orkut com este nome.

Ao final do video (que não é passado na tv) há uma "maldição" de um pônei "satânico" que ameaça deixar você lembrando para sempre "com a música na cabeça", caso não passar o video para dez pessoas (lembrando as correntes da web...). lá,lá,lá,lá! Viram? É assim que se introjetam mensagens!


Do Terra




Ana Cláudia Barros




Hit absoluto na internet nesta semana, a campanha "Pôneis Malditos", da fabricante de carros japonesa Nissan, será alvo de investigação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). O processo foi aberto após o órgão receber cerca de 30 reclamações de consumidores. O comercial, idealizado pela Lew'Lara/TBWA, está sendo veiculado na TV e na web. Ele pode sair do ar até que o julgamento seja concluído, se o relator do caso entender que é cabível uma medida liminar.


De acordo com a assessoria de comunicação do Conar, a maioria das queixas que chegaram à entidade referia-se à associação da palavra "malditos" ao universo infantil. No filme, aparece uma animação com pôneis cantando em um carrossel.


O comercial, que debocha da potência dos motores dos veículos dos concorrentes, associando-os a pôneis ao invés de cavalos, caiu no gosto dos internautas. No YouTube, teve mais de 5 milhões de visualizações. Já no Twitter Brasil, ficou entre os assuntos mais comentados.


Ainda conforme a assessoria do Conar, o julgamento deve acontecer em 30 ou 40 dias. Apesar de não revelar de onde partiram as reclamações, o órgão regulador esclarece que não aceita denúncias anônimas.
------
Enquanto ele não é censurado, assista aí:
6841434 acessos até 05.agosto.2011
Com certeza, até o julgamento do Conar sair em 30 ou 40 dias, este número de acessos irá aumentar muito!


-----


---





Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente





compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário