domingo, 14 de agosto de 2011

Árvores eólicas - Olha que bela idéia para interior de edifícios e parques! - Geração de Energia fácil

Árvores eólicas, além de gerar energia, enfeitam.

Árvores eólicas - Olha que bela idéia para interior de edifícios e parques! Geração de Energia fácil


Por Marise Jalowitzki
14.agosto.2011
http://t.co/CMaj3Xx


Árvores eólicas. Enfeitam e geram energia!
A idéia vem da Holanda. Designers holandeses divulgaram um projeto para preencher espaços vazios em condomínios residenciais e parques com árvores que geram energia. São as Power Flowers. A NL Architecs, responsável pela divulgação alternativa, esboçou estruturas metálicas capazes de funcionar como usinas de energia eólica. Essa energia é capaz de ativar lâmpadas e equipamentos de lazer.



Para que as estruturas fiquem parecidas com árvores de verdade, foram desenhadas pás na forma helicoidal


Esperamos que arquitetos brasileiros comprem e utilizem logo esta idéia. Administradoras e síndicos, também. Há tantos edifícios, especialmente em zonas comerciais, sem nenhum verde, nem semelhança. Uma "árvore-de-mentirinha" que, além de embelezar, ainda fornece eletricidade é tudo de bom!



Árvores eólicas - Power Flowers - uma turbina eólica urbana que pode ser utilizada em áreas densamente povoadas.


Ao contrário das turbinas eólicas comuns, de três pás que requerem um grande raio, o “Power Flowers” oferece uma opção menos intrusiva que pode participar de ambientes domésticos.

Os arquitetos desenvolveram dois modelos, um grande e um pequeno.

Árvore eólica - modelo grande possui 12 turbinas. A idéia vem da Holanda

O modelo pequeno da árvore eólica possui 3 turbinas e colhe vento em qualquer direção.

A proposta da empresa holandesa consiste em uma turbina eólica em forma de árvore, que apresenta uma coluna de aço oco, com ramos na parte superior. Cada ramo possui três ou 12 turbinas e colhe ventos em qualquer direção.

A “Power Flower” pode ser facilmente instalada em parques, ruas ou estradas dentro de centros urbanos, devido à extrema leveza e reduzido tamanho em relação aos equipamentos tradicionais.

Árvore eólica
(Outro dia, entrando na Cassol, uma loja de material de construção e decoração, aqui em Porto Alegre, encontrei uma pequena flor, para ser utilizada como enfeite de mesa. O rapaz me instruiu que, se deixada perto da janela, apra receber luz solar de dia, a florzinha vira abajour à noite, iluminando com tênue luz o ambiente.)


QUANTIDADE ENERGÉTICA

A estrutura com três hastes pode gerar 13.680kWh por ano, considerando um vento com velocidade média de 5m/s. A "árvore" com 12 pás pode gerar 55.000 kWh.

Claro que em comparação com os parques eólicos tradicionais, pode-se dizer que a energia gerada é pequena. Insignificante, dirão alguns. Entretanto, como alternativa energética, é excelente. Destaque especial para a facilidade de implantação.

Figura: parques eólicos como os de San Gorgonio Pass, na Califórnia, tem produzido mais de 700 milhões de quilowatts/hora por ano.

Segundo Kamiel Klaasse, da NL Architects, o escritório está em negociação com o governo holandês para a utilização da Amsterdam Power Flowers. A “Power Flowers” é o resultado do que os arquitetos descrevem como "uma investigação em curso sobre o potencial escultural da energia eólica".








Power Flower é mais uma alternativa energética viável


Simples, leve e eficiente. Energia eólica também para pequenos espaços


A Power Flower é especialmente projetada para áreas densamente utilizadas

Os arquitetos esperam vender a idéia para implementação imediata

Árvores eólicas - Por enquanto, ainda um projeto. Assim como a Energia Gravitacional
-----
Leia sobre Energia Gravitacional, neste blog: http://t.co/qLpo2YS


Projeto Linro - Gerar eletricidade de forma descentralizada, sem qualquer contaminação, independentemente das condições meteorológicas, usando geradores "sob medida" para 5KW para 200MW, executáveis em qualquer lugar, até mesmo móveis (veículos, embarcações, etc.)



Linro-Team - Energia Gravitacional - Energia limpa e barata -Você conhece? 

15.julho.2011

---------





Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente





compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário