sexta-feira, 19 de agosto de 2011

CDS e DVDs piratas - Para onde vai todo este lixo tóxico?




Milhares de produtos piratas são triturados e o destino, infelizmente, costuma ser os lixões, poluindo o solo e contaminando as águas


CDS e DVDs piratas - Para onde vai todo este lixo tóxico?

Por Marise Jalowitzki
19.agosto.2011
http://ning.it/pA3aGF

Estima-se que, atualmente, são produzidos cerca de 20 bilhões de unidades de CD e DVD no mundo, dos quais 20 a 30%, em média, são descartados por problemas de qualidade ou por destruição após apreensão em contrabando.

Para onde vai todo este lixo tóxico? Sim, pois a carga é danosa se descartada no solo. Também contamina as águas. Infelizmente, o descarte costuma ser os lixões, onde tudo é misturado, contaminando solo e lençóis freáticos (água).

A população, tanto do entorno como mais distante, continua adoecendo.

Muitos cientistas, especialmente os ligados a Universidades, tem desenvolvido projetos para reciclagem do chamado "lixo seletivo", aquele que permite a reutilização.

É um investimento louvável, pois está provado que a cada um real investido em saneamento, 4 reais são economizados em saúde, seja em tratamentos ambulatoriais ou hospitalares.

De que são feitos os CDs e DVDs?

O material de que são feitos os Cds e DVDs são policarbonato, um plástico, tipo acrílico, uma fina camada de alumínio e, por vezes, prata ou ouro, que faz refletir o laser. Derivado do petróleo. Mais uma camada de verniz (laca), para proteger a camada refletora.


Cds e DVDs são feitos de policarbonato, alumínio, por vezes prata ou ouro e verniz



Atualmente, policarbonato está em quase tudo, desde janelas, ventiladores, copos, tigelas, telhas

"Começa-se com um disco de policarbonato fundido. Como ele tem face dupla, uma destas faces recebe uma camada metálica (normalmente de prata, mas também são encontrados discos com camadas de ouro ou platina) na qual os dados são armazenados. Sobre a camada metálica está a camada seladora, que ajuda a proteger os dados e a manter a integridade do disco. Em cima de tudo isto está a etiqueta impressa."  ( http://www.scielo.br/pdf/rmat/v13n4/a10v13n4.pdf )


 
Reciclagem de CDs e DVDs piratas apreendidos  precisa acontecer em todo solo brasileiro 
-----------

Leia também:

A Poluição Ambiental gerada pela incineração
ou simples descarte em lixões dos CDs e DVDs,
obrigou  a comunidade científica a buscar
alternativas para o problema.
A melhor opção é a reciclagem.
Como é feita a reciclagem dos CDS E DVDs descartados, seja por uso, por apreensão em contrabando (pirataria) ou defeito na fabricação

19.agosto.2011






------

E também:

Receita Federal, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, no RS, obtém madeira oriunda dos CDS e DVDs piratas apreendidos



CDs e DVDs piratas viram madeira - Bebidas viram gasolina - Polícia Federal apreende e Universidade recicla
19.agosto.2011


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora e pós graduada em RH, pela FGV.
International speaker pela IFTDO-USA
Porto Alegre - RS - Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário