sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A ONDA VERDE - Publicação em Ny Tid - Oslo - Noruega


 A ONDA VERDE
Publicação em Ny Tid - Oslo - Noruega
Marise Jalowitzki

A pedido dos Amigos Marineiros, edito a tradução de uma reportagem publicada na Revista Ny Tid, da Noruega, que referenciei no artigo ONDA VERDE DE MARINA SILVA INTERESSA A NORUEGA  - link: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/09/onda-verde-de-marina-silva-interessa.html 

A tradução foi possível graças ao tradutor do Google.

Lembrando que Noruega, atualmente, é uma parceira brasileira; tem mais de uma centena de contratos com o Brasil, em investimentos na exploração petrolífera.

Veja também: VOTOS POR COMIDA E GASOLINA
(20% dos votos no Brasil são vendidos em troca de feijão, arros e gasolina)

 
http://blondieibrasil.blogspot.com/2010/10/tror-pa-en-grnn-framtid.html
por Runa Hestmann Tierno
Segunda-feira 4 Outubro 2010




A ONDA VERDE

(Foto: Minhamarina.com.br )


Em vários países é crescente a influência dos partidos verdes.

O Partido Verde no Brasil, está prestes a se tornar uma força. As pesquisas mais recentes de opinião indicam que o apoio do partido a candidata presidencial Marina Silva tem crescido para 14 por cento. Nos estados-chave, como Brasília e no Rio de Janeiro, ela é mais popular do que José Serra, do PSDB, o principal candidato da oposição .


Alfredo Sirkis (foto), membro fundador do partido, é hoje o líder do Partido Verde no Rio de Janeiro e coordenador da campanha de Marina Silva na cidade.


Ele diz que "o que faz com que a campanha de Marina Silva seja tão boa, deve-se ao fato de ela ter uma personalidade forte e despertar grande entusiasmo nas pessoas. Ela é respeitada pelo que fez como senadora e como ministro do Meio Ambiente".

"Além disso, nossos assuntos políticos tem muitos adeptos, não só aqui no Brasil, como no mundo ", disse Alfredo Sirkis .


Tendência internacional


A tendência se manifesta em diversos lugares do mundo. Os partidos verdes estão crescendo e se tornando uma força muito importante. Na Suécia , os Verdes "Gröna", em 19 Setembro, fizeram a sua melhor eleição desde sempre e agora são o terceiro maior partido . O mesmo foi com os Verdes na Austrália durante as eleições em agosto.


Em uma pesquisa realizada em setembro, o alemão Die Grünen, em consonância com os social-democratas (SPD), obteve 24 por cento, e juntos eles podem desafiar a posição da chanceler Angela Merkel . No Parlamento Europeu estão 14 das posições francesas ocupadas por representantes verdes.


Entre eles está a Eva Joly , que também atirou-se à batalha pela presidência da França nas eleições de 2011. Também nas eleições parlamentares na Primavera deste ano na Grã-Bretanha estava escrita a história, quando o Partido Verde veio pela primeira vez para o parlamento . Não é sem razão que o Partido Verde no Brasil está experimentando o sucesso como uma tendência internacional antes da eleição de domingo.


No Rio de Janeiro Marina Silva teve uma afluência de 24 por cento, uma semana antes da eleição, enquanto Serra tinha 21 por cento. "A onda verde está prestes a se espalhar por todo o país , e as pesquisas nacionais não captam tendências nas ruas ", disse Silva confiante, durante um evento da campanha 26 Setembro.


- A presença de Marina no Rio é muito mobilizadora. No Rio, juntamente com Brasília, a capital do país, Marina alcançou índices de adesão; são cidades altamente politizadas. Rio é conhecida por ir em frente e buscar novas tendências. Tudo começa aqui ", disse Alfredo Sirkis .

 Mobilização da Web


Marise Jalowitzki é uma das iniciadoras deste movimento Movimentos Marina, e ela acredita que o Partido Verde é tão bem recebido porque as pessoas estão cansadas de políticos tradicionais .


- O Brasil é composto de muitos idealistas que sonham com um mundo melhor. Quando tivemos a franquia do voto de volta após a ditadura, nós pensamos que era uma boa oportunidade para que os políticos honestos e competentes pudessem governar o país . Hoje, muitos estão decepcionados . Eles vêem as favelas que crescem descontroladamente, um desmatamento que está fora de controle , as pessoas que passam fome, os políticos que falam de energias limpas e ao mesmo tempo aumenta a expansão da indústria petrolífera. E eles vêem uma campanha eleitoral repleta de escândalos políticos e recriminações. Modelo antigo. Os eleitores que realmente querem fazer algo, olham e sentem que este é o momento de se envolver, e é isso que acontece no movimento de Marina, diz Jalowitzki .



Unificar a política


Verde também enfocou a transparência em um país onde a corrupção permanece um problema grave , e o partido é construído em torno de políticos de alto perfil como Sirkis e Fernando Gabeira , o homem que durante a ditadura militar participou do sequestro do embaixador dos EUA, e que viveu por muitos anos no exílio na Suécia. Marina Silva foi do Partido Trabalhista Brasileiro ( Partido dos Trabalhadores ) e passou para a queda verde no ano passado.




Marise Jalowitzki em Movimento Marina diz que não há dúvida de que o Partido Verde tem muito a agradecer por Marina .

- Marina Silva é uma mulher de origem simples. Ela é imparcial e objetiva e leva a campanha sem atacar. Ela é uma líder nata e mobiliza as pessoas, independentemente da sua filiação política partidária, mas com objetivos claramente definidos . É importante se envolver em política, que reúne, sem exclusão e sem a criação de linhas de divisão entre as pessoas. Os eleitores aqui no Brasil enxergam isso e estão prestes a recuperar a crença de que é possível criar um Brasil mais justo ", disse Jalowitzki .




Sua vez, depende twitter


Alfredo Sirkis não daria conselhos específicos para like-minded na Noruega, onde os verdes têm baixo apoio a nível nacional. No entanto, o Partido Verde, no Brasil tem usado com sucesso a internet na mobilização durante a campanha. Movimento Marina é um bom exemplo disso. Os candidatos também usam a mídia social muito activa, e Marina Silva , por exemplo, tem mais seguidores no Twitter do que Dilma Rousseff, sucessora planejada do presidente Lula . Segunda-feira 27 Setembro passou 235.000 seguidores.



- Sim , faz parte da nossa estratégia. Eu sei que a realidade da política verde no Brasil ainda é pobre demais para ter qualquer opinião sobre a situação na Noruega , mas observou que os Verdes fazem muito bem em Portugal e na Alemanha, diz Sirkis .




Seleciona Verde


Maria do Rosário Rosa trabalha como empregada doméstica para uma família no bairro de classe média da Tijuca , no Rio de Janeiro. 3 de Outubro é a escolha, e seu voto vai para Fernando Gabeira, candidato a governador do Partido Verde no Brasil.


- Eu sempre votei em Gabeira no Rio. Eu gosto dele e tenho grande confiança no que ele é. Ele é muito simpático e conduz uma política liberal ", disse ela a Ny Tid .


A empregada está longe de estar sozinha . No Brasil, mais e mais pessoas estão curtindo o verde, que está agora mais influente do que nunca e crescendo nas pesquisas . Para Maria do Rosario Rosa há muito crime no país e esta é uma das razões pelas quais ela escolhe verde.


- Até o final desta manhã , vi dois homens roubando uma mulher idosa , quando eu estava no meu caminho para o trabalho. E as autoridades devem cuidar disso de uma maneira diferente. E o Partido Verde não leva as coisas do mesmo jeito que os outros ", disse ela .


Maria também dará seu voto para a candidata a presidente dos Verdes Marina Silva.


- É hora de dar a ela e ao Partido Verde a capacidade de governar, e eu voto nela porque ela é mulher e porque ela vem de origem humilde e passou por circunstâncias difíceis, como eu. Além disso, eu quero que os políticos que vão ser eleitos, governem com seus próprios pés . Se eleita a sucessora planejada do presidente Lula, Dilma Rousseff, do Trabalho , Lula vai continuar a operar a partir do quarto dos fundos ", disse ela .

Ainda é preciso muito para que Marina Silva vença Dilma Rousseff. As expectativas verdes vão para as eleições futuras .


- Acreditamos que não será impossível para o Partido Verde chegar no governo. Não obstante, hoje a nossa posição é no sentido de forçar os outros partidos a tomarem uma posição sobre as questões que são importantes para nós, e nós conseguimos ser influenciadores para as prioridades ", disse Alfredo Sirkis .


Para o verde, o maior desafio no Brasil é mobilizar os menos favorecidos.

- As questões ambientais ainda estão nas preocupações principalmente da classe média e entre aqueles com ensino superior. Mas, quando somos capazes de relacionar as questões ambientais com as condições de saúde e sanitárias, vemos que ele se encaixa também as mais pobres camadas da população", ressalta Sirkis.





http://blondieibrasil.blogspot.com/2010/10/ikke-bare-lula-la-i-brasilselger.html


Novo Tempo 1 Outubro 2010


Publicado por Runa Hestmann Tierno em. p.m. 06:31 0 comentários

Votos por comida e gasolina


A situação não é tão rosa como o presidente Lula apresenta em vésperas de eleições . A confiança nos políticos é um pouco magro, e estima-se que 20 por cento dos votos ainda são comprados e pagos.


De grandes cartazes na cidade de Vila Isabel, no Rio de Janeiro sorri um candidato mais branco do que o outro. Quando o semáforo muda de verde para vermelho, aparece uma pequena multidão acenando, como um pequeno exército de transportadoras contratadas, balançando as bandeiras dos partidos que as pagam para publicidade. Qualquer coisa para conseguir que os transeuntes olhem em sua direção.



Domingo é a eleição no Brasil, e nas pesquisas de opinião recentes trabalhadores Dilma Rousseff, do apoio de um PT de 47 por cento impressionante. Se ela passa de 50 por cento dos votos, ela se torna o primeiro presidente do país, no sexo feminino e já no primeiro turno. O atual presidente Luis Inácio Lula da Silva é o  mais popular que o Brasil já teve, e quando Lula apontou Dilma como sua sucessora, ela era muito difícil de bater para o principal candidato da oposição José Serra.




Durante esses anos que Lula esteve no poder, também ampliou os vínculos com a Noruega e o Brasil se tornou muito mais próximo. Também a Noruega acompanha a eleição com interesse. O Brasil é atualmente o mais importante parceiro da Noruega na América Latina, e em 2011 o governo lançou a sua estratégia para o Brasil, que hoje existe apenas para Índia e China.


Voice of Duty


No Brasil, onde o voto é obrigatório,  são 135 milhões de eleitores, mas nem todo mundo segue a campanha eleitoral com o mesmo interesse. (...)



Um estudo recente mostra que 73 por cento dos eleitores acreditam que a política é uma atividade que atende principalmente os próprios políticos. O pensionista Evandro Jorge Vieira Sequeira participa desta opinião.


- "Eu não tenho absolutamente nenhuma confiança nos políticos brasileiros e é deles próprios a culpa. 90 por cento deles pensam apenas em si mesmos ", disse Vieira à Dagsavisen.


Nem ele nem sua esposa decidiram em quem votar. Esta tarde, o casal encontrou um banco vazio atrás da parede de cartazes eleitorais em Vila Isabel.


- "É difícil, e nós devemos escutar com muito cuidado, para que possamos dar o nosso voto, nossa pequena parcela. Muitos perderam a fé na democracia ", diz Jorge Sequeira .



Feijão e gasolina


A compra de votos é um problema significativo no Brasil, e durante a campanha eleitoral deste ano, a associação de árbitros do Brasil ( AMB ) e o Tribunal Superior Eleitoral ( TSE) tem estado por trás da campanha de informação nacional de sensibilização dos eleitores contra a fraude eleitoral .


- Aproximadamente 20 por cento dos votos no Brasil são comprados e pagos, e este é um problema do governo", diz o cientista político Ricardo Caldas, da Universidade de Brasília ( UNB).


Um relatório da Polícia Federal mostra que os bens mais comuns que são trocados por votos, são os produtos básicos como arroz e feijão, gasolina e materiais de construção. A mídia brasileira tem relatado vários exemplos marcantes nas últimas semanas. Em Belford Roxo, no estado do Rio de Janeiro, foi noticiado que o médico Flávio Campos Ferreira favorece a cirurgia para correção estética em troca de voto; em São Paulo o candidato Ney Santos concedeu  gasolina grátis no seu posto de gasolina para aqueles que prometeram votar nele.


- O pior de vender seus votos , é que você vai deixar o direito de livremente escolher quem vai governar o nosso país. Mas não podemos culpar apenas os políticos; aquele que concorda em vender o seu voto, também é responsável ", disse o presidente da AMB, Mozart Valadares, quando a campanha foi lançada em Brasília, em 10 Agosto.


Blacklisted


Além disso, a legislação protege políticos com intenções desonestas. A lei eleitoral brasileira prevê, por exemplo, ser impossível aprisionar candidatos nos últimos 14 dias antes de uma eleição, a menos que a pessoa seja apanhada em flagrante delito. Uma lei nova, muito popular, tem sido apelidada de "ficha limpa" -significa que os candidatos condenados não podem candidatar-se.

Anteriormente, o candidato podia livremente candidatar-se e exercer seu mandato, mersmo indiciados. A proposta acabou na Suprema Corte, pois os candidatos da "lista suja" argumentam que é inconstitucional. Isto significa que a lei pode não entrar em vigor até a próxima eleição .

- "A lei não deixa de ser uma vitória para a nação e 85 por cento dos eleitores a apoiam. Será uma frustração para a nação, se a Suprema Corte considerar que a lei não seja aplicada já este ano", disse Mozart Valadares , em um comentário.


Portanto, cabe aos eleitores decidir se eles vão dar seus votos para os candidatos com antecedentes criminais. Esta, certamente, não seria a primeira vez.


Diária 2 Outubro 2010


Publicado por Runa Hestmann Tierno em. p.m. 01:26

_______________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário