Mostrando postagens com marcador consciência política. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador consciência política. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Política - uma questão de crença

tubarão rebentando a rede de sardinhas - foto Grosby


Política - uma questão de crença

Por Marise Jalowitzki
31.outubro.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/10/politica-uma-questao-de-crenca.html


Meu absoluto pessimismo em relação à política  não é com relação a uma pessoa em si. É com a política como um todo. O interesse, as parcerias, os conchavos, a cumplicidade com os macro projetos, fazem de todos eles pessoas com asas cortadas, como os criadores de aves, nos velhos tempos onde as aves domésticas eram criadas soltas, faziam com galinhas, galos, patos, para que não pudessem voar. 

Cortavam uma, para que o desequilíbrio se instaurasse. Assim e com a política e os políticos. Mesmo quando há um cidadão de boa vontade que quer fazer algo diferente e melhor, tem de vergar-se aos interesses da ideologia e seus dirigentes temporais. Muito complicado. Há alguns anos escrevi: Se partido você bom, não seria "partido", seria "unido". 



http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2010/10/se-partido-fosse-bom-nao-seria-partido.html

Nunca mais esqueci a resposta em meu curto tempo de "sindicalista". Coloco entre aspas pois a empresa de economia mista em que trabalhava à época, não tinha sequer associação e era pelo que lutávamos, além da equiparação salarial com o restante do país. Eram os idos de 1984 e não foi fácil posicionar-se. Cortes do salário, punições e suspensões por quase tudo, até por passos não dados (mas "habilidosamente" criados pelos superiores hierárquicos...). Lá, também em nosso movimento, a infiltração partidária aconteceu de maneira feroz. PT e PCdoB eram os que mais ferrenhamente digladiavam "o poder das bandeiras"... e a disputa entre os dirigentes, alguns deles (como era o meu caso) sem nem possuir um "partido"...

Certa vez, por ter pessoas de minha família ligadas ao PDT (e eu cresci ouvindo Brizola falar e reivindicar educação, alimentação e atendimento médico para os desprovidos), comentei com alguns (depois fiquei sabendo que pertenciam ao PT) que não entendia porque o governo estadual do PT havia fechado todos os CIEPS (escolas com turno integral) no estado, que o governo anterior havia contruído e que estavam em pleno funcionamento. A resposta: "Se não dá pra ser pra todos, não é bom! Tem que fechar! É pra fazer pra todos que estamos aqui!"  Então tá. Simples assim, Quase doze anos no poder, olha como estão as escolas estaduais...





Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

terça-feira, 13 de março de 2012

Quem quer comprar sofá cativo para descansar no mais novo lixão de Porto Alegre?

SOS Prefeito Fortunatti - Moirões que separam lixo do terreno e prédio abandonado na ex-Zivi-Hércules ameaçam cair. Lixo clandestino avança no Passo d'Areia em Porto Alegre.


Quem quer comprar sofá cativo para descansar no mais novo lixão de Porto Alegre?


Por Marise Jalowitzki
13.março.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/03/quem-quer-comprar-sofa-cativo-para.html 



Tenho mais o que fazer e o assunto é cansativo. E queria muito poder me ocupar com coisas mais importantes, mas meu dever de cidadã consciente faz com que eu escreva, novamente, mais um trecho sobre um problema que já está crônico. Fica na Visconde de Pelotas, ao lado da antiga Zivi-Hércules, uma fábrica de talheres falida e em processo judicial e ao lado da empresa Mundial (pertencente a um dos irmãos da Zivi). 


Como já relatei em momento anterior, moradores do entorno se indignam, já avisaram aos órgãos públicos, os telefonemas ao DMLU - Departamento Municipal de Limpeza Urbana - são constantes. O que acontece: quando os telefonemas se acumulam, vem um caminhão-caçamba, leva tudo. Apenas algumas horas depois, começa o descarregamento por parte de cidadãos porcos e mal educados, que, simples e impunemente, despejam seus dejetos e saem na maior calma.


Noutro dia, um morador foi pedir a um homem que, com sua carroça de tração animal (já proibida por lei) parasse de despejar entulhos, caliça, restos de construção. O homem, não sei se bêbado, drogado ou, simplesmente, irritado por mais da conta, começou a xingar o morador, exclamando "Eu sou trabalhador e não tenho nada com isso!" e, pasmem! - ameaçou chamar a polícia e mostrou um canivete!!! Situação de perigo! Inversão total de papéis!


É inacreditável, mas os caixotes que serviam de cadeiras, agora já evoluíram para um sofá  usado, com  mesa de pedra e tudo!


Sofá-cativo para turistas que queiram apreciar o lixão clandestino do Passo D'Areia, em Porto Alegre


Hoje à tarde, deparei com um cenário novo! Ao invés dos caixotes que antes estavam colocados à guisa de banquetas, agora há um sofá! Com "mesa" de pedra ao lado! Não sei como algumas pessoas ainda sentam ao lado de um lixão, como ponto de lazer! São alguns dos operários que ficam em um alojamento próximo e que estão responsáveis pelas obras do Tribunal da Justiça, na Borges de Medeiros. Devem ter um olfato muito adverso para não se importar como cheiro, já que ficam quase que de costas para o deprimente cenário.


Já existe até lei federal de incentivo às empresas que reciclam seus resíduos de cimento. Para cidadãos porcos e relaxados isso parece não importar!


Segundo moradores do entorno, as fotos publicadas nesta página retratam a situação apenas dos dois últimos dias. Antes disso, houve coleta do lixo.


Novamente, uma pessoa se aproximou ao me ver tirando as fotos. Era um dos trabalhadores que está no alojamento. Disse que há pouco tinha interpelado um depositante de lixo e este, também irado, falou alto: "Tá dizendo isso pra mim só porque sou negão! Pra outros garanto que não fala!" O rapaz devolveu que não se tratava disso, falou na questão dos ratos e da falta de higiene. O outro mandou-o "tomar no ...."!


E assim vai!


PERGUNTO ÀS AUTORIDADES? O QUE FAZER?
O PAGAMENTO DO IPTU -Imposto Predial e Territorial Urbano - GARANTE RUAS LIMPAS, PAGAMOS TAXA DE LIXO ALTÍSSIMA! E então? O que os signatários esperam que aconteça? Uma briga, talvez seguida de morte para chegar às manchetes? Para "A Grobo" resolver? Sim, pois isso é verdade! Sempre que um cachorrinho fica preso no Arroio Dilúvio, mesmo que por mais de 24h, quando chega no Jornal do Almoço da RBS TV, aí ele é resgatado. Senão, moradores podem ligar 30, 40 vezes que não há bombeiros que possam ir ao local! Caso verídico que aconteceu ao final de 2011.


Já há pessoas (proprietários de casas, síndic@s de prédio) que declaram "Eu já desisti! Não adianta!" Como podemos desistir? Conviver com sujeira e riscos à saúde? Faz mais de dois anos que acontece isso, que continua essa falta de urbanidade e cidadania. Povo mal educado e sem noção, mas, também, FALTA DE PROVIDÊNCIAS PÚBLICAS!




As calçadas, as ruas, cidade, estado, país, planeta, tudo faz parte da NOSSA CASA! NÃO PODEMOS DESISTIR!!! NÃO PODEMOS DEIXAR DE INSISTIR!



O que vai acontecer se um cidadão interpelar um dos infratores, deixando o lixo? Agressão ou coisa pior!


Em outra situação já relatei da queima do lixo em madrugada de domingo, que se alastrou pelo dia inteiro, cheiro horrível!!! Já pensou se agora resolvem queimar de novo, com todos esses pneus? O ar tóxico que irá se propagar?


Lixo, ratos, mau cheiro, insalubre e deplorável visão. Caso de Saúde Pública. Não é só preocupação estética! Zona Norte de Porto Alegre precisa de maior atenção!!!





O QUE PRECISA ACONTECER:
- Colocação de um container coberto, com recolhimento sistemático (diário) até resolver a questão do local.
- OBRIGAR os proprietários do terreno abandonado a murar e calçar o terreno, o que invalida o depósito de lixo clandestino.
- Supervisão (principalmente nas horas antes do anoitecer) que é quando o depósito de lixo é maior, advertindo e penalizando os relaxados.


O que não dá é cruzar os braços. Eu, pelo menos, vou continuar "dedicando" meu tempo para este assunto sujo!


PREFEITO FORTUNATTI, POR FAVOR, VEJA ISSO E FAÇA ALGUMA COISA PARA RESOLVER!


PREFEITO FORTUNATTI, PASSO D'AREIA PRECISA DE PROVIDÊNCIAS EFETIVAS! Como conviver com isso?

Os tóxicos pneus misturam-se a toda sorte-azar de resíduos no lixão clandestino


Porto Alegre, capital de Estado - Será que até as eleições alguém vai resolver isso? Será que até  a(s) Copa(s)  o lugar vai estar definitivamente limpo ou vai ser incluído de vez como ponto turístico da Capital?

 Querendo, leia mais em:


Morador anônimo ateia fogo na madrugada do domingo para acabar com o lixo a céu aberto que Prefeitura não recolhe




Lixão do Passo D'Areia em Porto Alegre  tem até reciclagem eletrônica

Todos os dias, ao final da tarde, lixão recebe visitação intensa de turistas clandestinos

Sugestão ao Prefeito Fortunatti - Novo Lixão de Porto Alegre como Ponto Turístico para a Copa


Porto Alegre conta com mais um lixão 



Por Marise Jalowitzki
12.fevereiro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/02/sugestao-ao-prefeito-fortunatti-novo.html



P.S.: Em 08 de março de 2013 recebi de "Anônimo" a seguinte mensagem e informação:

A boa notícia é que os terrenos já foram arrematados em leilão. Resta agora saber o destino que terão.

http://www.trf4.jus.br/trf4/processos/visualizar_documento_gedpro.php?local=jfrs&documento=8172987&DocComposto=&Sequencia=&hash=f89c9d7cd32671aeb1054de211b7bcb6

Li o documento na íntegra e ali consta que os terrenos foram vendidos a uma empresa de Farroupilha-RS, por 35 milhões, sendo assinada pelo juiz em maio de 2012.
Espero mesmo que as coisas melhorem, pois o lixão permanece!!! Também, que a ocupação seja uma COISA BOA, POIS POLUIÇÃO OU PRESÍDIO SÓ PIORARIA,M!!!

Transcrevo excertos:
EXECUÇÃO FISCAL Nº 94.00.06017-3/RS
EXEQUENTE
:
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS
EXECUTADO
:
HERCULES S/A FABRICA DE TALHERES
ADVOGADO
:
RAFAEL DIAS TOFFANELLO
:
ANDRE DA COSTA RIBEIRO
:
CAMILA FOREST
:
GERALDO BEMFICA TEIXEIRA
EXECUTADO
:
JORGE FERREIRO PAUTASSO
EXECUTADO
:
PEDRO RON CEITLIN
ADVOGADO
:
DANILO KNIJNIK
APENSO(S)
:
97.00.02858.5, 97.00.02862.3, 97.00.25178.0, 2000.71.00.006458-4, 2001.71.00.018612-8, 2001.71.00.037786-4




CARTA DE ALIENAÇÃO











O Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal Substituto da 1ª Vara Federal de Execuções Fiscais de Porto Alegre/RS,
Adquirente VENEZA NEGÓCIOS E PARTICIPAÇÕES LTDA., pessoa jurídica de direito privado inscrita no CNPJ [...] com sede e domicílio [...] em Farroupilha-RS.

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora e Ambientalista,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

MMS - Para onde queremos ir? Propostas e Projetos de Mudança Positiva


MMS - Para onde queremos ir?


MMS - Para onde queremos ir? Propostas e Projetos de Mudança Positiva

Por Marise Jalowitzki
14.Janeiro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/mms-para-onde-queremos-ir-propostas-e.html

No MMS - Movimento Marina Silva, surgiu mais uma proposta para agregar idéias dos remanescentes do grupo. Creio que Marina Silva está perdendo um contingente importante, que havia se configurado no período eleitoral, mas que, principalmente, se agregou por estar unido a uma única causa: a ambiental.

Desculpem-me todos, mas, vou usar de sinceridade e dizer o que me vai no coração: um grupo, que nem sei ao certo quanto somos, mesmo, no presente, continua ocupando o espaço MMS, para dialogar, se indignar, dialogar de novo.

Quem é o líder do MMS? Uma vez, questionando no blog da Marina, recebi uma resposta de sua equipe de que seriam três nomes os responsáveis por este site (MMS) que é um site independente, não oficial de Marina Silva. Esporadicamente vejo que participam, sem utilizar, no entanto, de liderança. por vezes, nem o nome verdadeiro.

Onde queremos chegar?
Quem encaminha nossas propostas?
O que acontece com elas?
Quais as diretrizes e orientações, vários meses após o primeiro turno?
O tempo passa e não temos nem orientação nem diretriz.
Os candidatos do PV, que apareceram na época das eleições (a grande maioria apenas compareceu para fazer seu lobby, publicar seu banner), onde estão agora?
Foram eleitos?
O que pretendem fazer?
Os que não foram eleitos, o que pretendem fazer?
Onde está Marina Silva?
No Twitter (que eu, particularmente, só utilizo para divulgar chamamentos de meus artigos), Marina aparece de tempos em tempos, deixando recados, geralmente re-encaminhando para seu blog.
No blog, quem responde é a equipe responsável por manter o blog.
Parece-me que temos um (pequeno) contingente de pessoas querendo fazer algo, mas sem saber ao certo onde ir, a quem recorrer, como ser ouvido.

Falta-nos uma liderança.

Falta-nos iniciar um movimento eficaz.

Senão, é cada um continuar com suas pequenas iniciativas individuais, novamente.

Eu escrevo.
E estou idealizando alguns dados sobre consciência ambiental, que pretendo oferecer para uma escola onde tenho algum contato, tentando inserção no currículo.

Creio que algo de concreto precisa ser feito, além da indignação.
Se cada um se comprometesse a levar algum material para alguma escola e monitorar os resultados, já seria um início.

Eu, particularmente, preciso de resultados concretos, ainda que pequenos, para manter acesa a chama motivacional.

Também continuo gerando as minhas mudas em meu pequeno terraço e plantando árvores por aí, juntamente com meus afetos.

Assino as petições da Avaaz.

Particularmente, acho uma bobagem marcar encontros públicos para se dar as mãos ao redor de um rio poluído. Desculpem se magôo alguns, mas isso, em minha vida, já tem quinze, vinte anos, sem nenhum resultado prático. Já não participo mais.

Neste momento, necessário, o povo se solidariza, mais uma vez, doando roupas e alimentos não perecíveis aos nossos irmãos no Rio de Janeiro. Emergencial e necessário. Mas, e após este momento? O que vai acontecer? Ficar por isso até esperar uma nova tragédia?

Para minimizar o assoreamento do rio Guaíba, agora, aqui em Porto Alegre, no RS, há um projeto que dá cestas básicas para os pescadores das ilhas que, periodicamente, se reunem sob a orientação da prefeitura, para retirar os detritos jogados no fundo do rio. Saem sofás, tvs, pneus.

Como sempre, um projeto assim tem dois lados. Se for apenas a limpeza pela limpeza, os mesmos que ajudam a retirar, depois, também atiram os detritos, para poder garantir a cesta básica. Mesmo assim, é um começo. Que vai se tornar mais efetivo se vier acompanhado de palestras, para desenvolver a mente e gerar novas idéias de melhoria.

Idéias postas em ação promovem mudanças.
Difícil esperar mudanças, quando não temos ninguém no congresso ou senado que empunhe a bandeira da consciência ambiental e nos conclame para ações de divulgação, organizadas e controladas. Eu, pelo menos, não conheço ninguém "de verdade". Até soube que Cristóvam se dispôs a continuar defendendo os projetos de Marina.
Alguém possui algum contato mais próximo e efetivo?

Sinceramente, parece que estamos meio sozinhos. Como antes do MMS. Realizando os nossos feitos. E só.

Marise Jalowitzki
Escritora
marisej@terra.com.br
http://www.compromissoconsciente.blogspot.com/
Porto Alegre - RS - Brasil
------------

sábado, 8 de janeiro de 2011

Quando aplicar a Lei é de "Irrelevância absoluta" - Passaportes diplomáticos emitidos em favor dos filhos de Lula




Qual o valor de sua consciência?




Quando aplicar a Lei é de "Irrelevância absoluta" - Passaportes diplomáticos emitidos em favor dos filhos de Lula


Por Marise Jalowitzki
08.janeiro.2011

Em 2009, em Barcelona, um mendigo foi condenado a um ano de prisão por ter roubado meio pão!!!!!!!!!... "A lei tem de ser cumprida", declarou o juiz ao proferir a sentença.

Aqui no Brasil, mãe miserável que rouba leite em supermercado fica 6 meses na cadeia, longe do filho recém nascido, razão do furto.

Após roubar peças de roupa em loja para comprar alimentos, mãe e filha são expostas em videos que percorrem o Brasil, recebendo o repúdio de centenas e centanas de internautas.

Todos se arvoram o direito de condenar o ato deplorável do furto. No que tem razão. Furtar é sempre um ato ilegal. Furtar é: apropriar-se do que não lhe é devido.


Passaportes diplomáticos são emitidos
para cônjuge e dependentes até 21 anos
  Então, nas questões dos passaportes diplomáticos emitidos em favor dos filhos de Lula, estamos diante de um ato doloso. Ou não? Apropriar-se de uma regalia, um favor, que não está previsto em lei, é contrário ao estabelecido, ou não?

Luís Cláudio Lula da Silva, 25 anos, e Marcos Cláudio Lula da Silva, 39 anos, não se encaixam no perfil previsto pela lei: dependentes de autoridade podem receber o documento somente até os 21 anos, a menos que sejam estudantes (24 anos) ou portadores de deficiência (sem idade).

Desde os mais tenros anos escuto que "somente ladrão de galinhas vai preso neste país". Mudou o que? Ah, agora não são mais as galinhas o objeto do roubo.

A justificativa foi:  "em caráter excepcional" e "em função de interesse do país". Quais são eles? Alguém gostaria de explicar? 

Como solução para o caso, pedem aos dois rapazes, filhos do Lula, que devoolvam os passaportes para evitar constrangimentos ao ex-presidente. Constrangimentos? Aplicar a lei virou constrangimento?

Um dos filhos vai ao Twitter para declarar que vai devolver o passaporte, que, segundo ele, está em branco há 08 anos. Legal que não usou. Mas, porque recebeu, guardou e não disse nada todo este tempo? Precisa ser denunciado para devolver? Usando uma das expressões que tanto caracterizaram seu pai, ele também declara: "Eu nem vi!"

Ah, lembrem de pedir ao neto de 14 anos, também.

E aos que expediram os passaportes diplomáticos, nada? Igualmente, foi um ato ilegal! Quem não sabe que, há dois dias do término do mandato a coisa era por debaixo dos panos? O Itamaraty não vai "se explicar"?

Os pequenos atos ilícitos são as sementes que geram os grandes atos ilícitos.


E o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, ainda declara "francamente", "sinceramente" que este é um assunto "irrelevante" e que ele tem mais coisas com que se ocupar!
"Eu não conheço as justificativas e, francamente, eu acho esse tema de uma irrelevância absoluta. Eu imagino que possa agradar muito àqueles 3% ou 4% que consideram o governo Lula ruim ou péssimo, mas pra mim é um tema inteiramente irrelevante, sinceramente", declara.

Então, para alguns, nada; para outros, tudo!!! Como sempre! Então, como é que é? É big, é big, é big, é big, é big!!! Viva! 87% de aprovação!

Expressões mais famosas, usadas pelo ex-presidente em seus 08 anos de mandato:
"Eu não sabia!"
"Eu não vi!"
"Eu assinei sem ler!"

Olha a composição dos ministérios!!!

Marise Jalowitzki
Escritora
marisej@terra.com.br
Porto Alegre - RS - Brasil


---------------
Links relacionados:

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4876919-EI7896,00-Garcia+diz+que+passaportes+de+filhos+de+Lula+sao+irrelevantes.html

Garcia diz que passaportes de filhos de Lula são irrelevantes
06 de janeiro de 2011 18h49 atualizado às 18h54

Claudia Andrade
Direto de Brasília


O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, classificou como "irrelevante" a concessão de passaporte diplomático aos dois filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Eu não conheço as justificativas e, francamente, eu acho esse tema de uma irrelevância absoluta. Eu imagino que possa agradar muito àqueles 3% ou 4% que consideram o governo Lula ruim ou péssimo, mas pra mim é um tema inteiramente irrelevante, sinceramente", afirmou.

Em reportagem publicada nesta quinta-feira, o jornal Folha de S.Paulo informa que os passaportes diplomáticos foram concedidos dois dias antes do fim do mandato do ex-presidente. A decisão teria sido tomada em "caráter excepcional" e "em função de interesse do País", sem justificativa para a concessão.
"A informação que eu vi é que essa decisão do Itamaraty está de acordo com os procedimentos legais", disse Marco Aurélio. "Existe uma coisa no Brasil que são as leis escritas, se isso está de acordo com as leis, eu não vejo nenhum problema. (...) Eu sinceramente acho que o País tem coisas bem mais relevantes com as quais se preocupar", concluiu.


Jornal: Itamaraty concede passaporte diplomático a filhos de Lula
06 de janeiro de 2011 04h48 atualizado às 04h53
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4875519-EI306,00-Jornal+Itamaraty+concede+passaporte+diplomatico+a+filhos+de+Lula.html


Neto de 14 anos de Lula também tem passaporte especial


http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4878985-EI7896,00-Filho+de+Lula+diz+no+Twitter+que+vai+devolver+passaporte.html
Filho de Lula diz no Twitter que vai devolver passaporte
07 de janeiro de 2011 22h43 atualizado às 23h12

(...) Marcos Cláudio Lula da Silva, 39 anos, fez a afirmação através de sua conta na rede de microblogs Twitter: "Vou (devolver), aliás, nem vi... Devolvo o antigo também, sem nenhuma escrita nele, branco como chegou".
  
OAB pede devolução dos passaportes
"A Ordem apela para que os filhos do (ex) presidente Lula devolvam o passaporte especial; não submetendo seu pai a um constrangimento público dessa natureza, inclusive com possibilidade de ação judicial por improbidade administrativa para alcançar quem concedeu esse benefício", diz a nota.
Se a devolução não ocorrer, o presidente da OAB prevê a hipótese de apuração pelo Ministério Público Federal (MPF) de suposto "ato de ilegalidade administrativa, que quebra a isonomia entre os brasileiros".
Ophir afirma que a concessão dos passaportes especiais é algo "extremamente danoso face ao princípio da moralidade administrativa e atenta contra a própria lei". "O governante não pode ceder às tentações do cargo. Enquanto ele estiver no cargo, deve ter as regalias necessárias para o exercício do cargo; a partir do momento em que deixa o cargo, ele passa a ser um cidadão comum, igual a todos os brasileiros e brasileiras".


Em nota divulgada à imprensa nesta sexta-feira, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, faz um apelo para que os filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva devolvam os passaportes diplomáticos concedidos pelo Itamaraty. No texto, Ophir diz ainda que Lula pode ser alvo de ação judicial por improbidade administrativa.


http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4879177-EI7896,00-Deputados+e+parentes+usam+passaporte+diplomatico+em+viagens.html


Deputados e parentes usam passaporte diplomático em viagens
08 de janeiro de 2011 08h53


A regra para emissão de passaportes diplomáticos tem sido usada por deputados e parentes para conhecer o mundo. Pelo menos dois terços desses passaportes especiais solicitados pela Câmara dos Deputados ao Itamaraty, entre fevereiro de 2009 e a última sexta-feira foram para mulheres, maridos e filhos dos parlamentares. Cerca de 87% dos vistos internacionais para esses documentos tiveram motivação turística, segundo dados da Segunda Secretaria da Câmara, responsável por essa tarefa. Por volta de 360 passaportes desse tipo foram emitidos nos últimos dois anos, segundo parcial da Câmara. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Desde 2009, a Segunda Secretaria solicitou 662 vistos para viagens de deputados e parentes que têm o documento, mas só 69 eram para trabalho. Segundo o jornal, filhos de deputados que vão estudar no exterior também viajaram com o passaporte especial. Pelo menos 125 passaportes foram emitidos para filhos e 110 a cônjuges. Segundo o Decreto 5.978/2006, os membros do Congresso e seus "dependentes" têm direito ao documento. Para o Itamaraty, se enquadram nesse perfil "cônjuge ou companheiro, filhos, inclusive os enteados, até 21 anos de idade ou, se estudante, até 24 anos ou, se inválido, de qualquer idade". Com o documento, o cidadão recebe privilégios em aeroportos, como fila e atendimento especiais, prioridade em bagagens e, dependendo do país, a necessidade de visto é dispensada.


Justiça para todos!



terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Porque o nosso povo não se rebela? Por Plinio de Arruda Sampaio


Porque o nosso povo não se rebela?



Porque o nosso povo não se rebela? Por Plinio de Arruda Sampaio

 

O artigo de Plinio Arruda Sampaio, intitulado "Por que o povo não se rebela?" foi publicado no Terra e o transcrevo a seguir. É um texto magistral, esclarecedor, contundentemente claro.

 

Receba PARABÉNS, Sr. Plinio, pela objetividade certeira.


 

Triste é constatar que é tudo isto mesmo e que vai se perpetuar por muito tempo, ainda. Há algum tempo escrevi neste blog um artigo "Povo Anestesiado?" link: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/10/povo-anestesiado.html que, agora, através desse texto, recebe um epílogo marcador como ferro em brasa em lombo de boi.

Verdadeiro!

Em 1964 eu tinha 11 anos.
Quando começou a "caçada", nossa família foi acordada, pela madrugada, com os gritos desesperados de uma vizinha, que chorava e pedia por piedade que não levassem seu marido, o vereador Telismar Lemos. Foi em Santo Ângelo - RS. Os filhos pequenos também choravam. Foi um susto e um medo só.

Ninguém soube dele depois. A família se mudou e perdemos o contato. Hoje o 1º RRecMec não tem mais nenhuma bibliografia, nem em Wikipedia. O registro está apagado. Na nossa memória, só o susto e o medo ficaram. Eu também pertenço ao grupo dos "sem padrinho".

O medo e a "gratidão eterna", submissa, são ingredientes que inibem iniciativas e embotam a visão da realidade.

Também no MMS (Movimento Marina Silva) acompanhei o cuidado, o medo, as ressalvas trocadas entre os que se decidiram a publicar um manifesto de repúdio ao aumento dos parlamentares.
Marina, migra para o PSOL! Gabeira preferiu o palanque do Serra. Teus ideais de sustentabilidade, que são também os nossos, com certeza, continuarão sendo conquistados, passo a passo.

Marina se manifesta no ato, sem hesitação, contra o abusivo aumento que os parlamentares se deram. Gabeira, mesmo votando contra, nada declarou. Um líder PRECISA se manifestar. Pensem nisso, marineiros!

Abraços e votos de contínua clareza, como sempre.

Marise Jalowitzki
Porto Alegre - RS - Brasil





Plinio de Arruda Sampaio é presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária - ABRA
Foi um dos fundadores do PT - Hoje, no PSol
 

---------------------

Terça, 21 de dezembro de 2010, 08h17

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4853582-EI17081,00-Porque+o+nosso+povo+nao+se+rebela.html

Porque o nosso povo não se rebela?

Plínio de Arruda Sampaio
De São Paulo (SP)


Os telejornais estão cheios de noticias das rebeliões que estão acontecendo na França, Inglaterra, Itália e Grécia. Multidões de funcionários públicos, trabalhadores, agricultores, caminhoneiros, ocupam as ruas, bloqueiam estradas, ocupam edifícios públicos em protesto contra cortes em seus direitos.

Por que aqui não acontece o mesmo, sendo que os cortes são muito maiores?

Dois fatores explicam a passividade da nossa gente.

O primeiro deles é a terrível repressão policial sobre os insurgentes. Desde a Inconfidência Mineira, o povo sabe que a repressão dos revoltosos é seletiva: os figurões da conspiração foram deportados; o sargento de milícias foi enforcado, sua cabeça exposta ao público e o terreno da sua casa salgado para que nada jamais voltasse a nascer ali.

Em 1964, os deputados, senadores, governadores, políticos importantes e pessoas poderosas foram cassados e tiveram seus direitos políticos suspensos. Mas, o patrimônio deles não foi tocado, sua família sempre pôde vir ao Brasil, passada a cassação todos tiveram seus direitos restabelecidos e, muitos receberam polpuda indenização. Os líderes camponeses que se rebelaram foram todos assassinados.

O povo observa essas coisas.

O segundo fator da conformidade chama-se "cultura do favor". Roberto Scharwz tratou desse assunto com maestria. Segundo ele, durante os trezentos anos de escravidão, só havia dois grupos sociais organicamente ligados à produção e, portanto, à obtenção de renda (monetária ou sustentada pelo trabalho). Os demais grupos (negros alforriados, mulatos, cafusos, profissionais sem patrimônio, brancos pobres) só tinham duas maneiras de sobreviver: ou por meio de atos ilícitos ou pela proteção de um poderoso.

Surgiram daí o capanga; o mumbava; o cabo eleitoral.

A cultura do favor é uma ética da gratidão. O marginalizado, no sentido daquele que vive à margem dos direitos sociais, que recebe um favor do poderoso está moralmente obrigado a devolver esse favor, a fim de se sentir uma pessoa digna.

Esta cultura atingiu não somente o pobre, mas também o poderoso. Porque sempre há alguém mais poderoso de quem se necessita uma providência - um favor.

Num livro admirável, Ligia Osório de Souza demonstrou que a elite dominante brasileira desenvolveu uma técnica legislativa destinada a evitar que a lei seja aplicada imparcial e universalmente. Toda lei brasileira tem preceitos vagos e confusos para possibilitar o casuísmo. O casuísmo é o favor.

Conta-se até mesmo a anedota do cidadão que pediu um favor a um senador e quando este respondeu-lhe que não podia atender por ser ilegal respondeu: "Mas é por isso mesmo que estou recorrendo ao senhor; se fosse legal, eu protocolaria no balcão da repartição". No Brasil, no balcão só os pobres sem padrinho.

Pois bem, uma população totalmente sem esperança de conseguir que seus problemas sejam resolvidos contentou-se com migalhas e identificou na figura do Lula o poderoso que lhe faz um favor. Seu dever moral é retribuir esse favor e o meio de que dispõe para isto é o voto.

Não adianta nada demonstrar que o governo Lula está metido em falcatruas e que as migalhas distribuídas não resolvem o seu problema. Se dever moral é retribuir o favor.



Plínio Soares de Arruda Sampaio, 80 anos, é advogado e promotor público aposentado. Foi deputado federal por três vezes, uma delas na Constituinte de 1988, é diretor do "Correio da Cidadania" e preside a Associação Brasileira de Reforma Agrária - ABRA


Fale com Plínio Arruda Sampaio: plinio.asampaio@terra.com.br


-----------------------

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ÁGUA - Resultado de Pesquisa - Em qual grupo você está?



ÁGUA - Resultado de Pesquisa
Em qual grupo você está?

Por Marise Jalowitzki
03.dezembro.2010
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/12/agua-resultado-de-pesquisa-em-qual.html

Em qual grupo você está? (*)
(  ) pertenço ao grupo daqueles que "não estão nem aí" para a questão da preservação das águas (12% dos pesquisados, equivalendo a 20 milhões de brasileiros)

(  ) pertenço ao grupo de pessoas com maior instrução, de maior poder aquisitivo, que são as menos dispostas a colaborar com medidas de economia e conservação de água

(  ) pertenço ao grupo dos proprietários rurais que irrigam sua plantação sem nenhum critério, esbanjando água (94% dos produtores)

(  ) pertenço ao grupo dos proprietários rurais que usam responsavelmente a água (6% dos produtores)

(  ) pertenço ao grupo dos que não querem nem ouvir falar nisso

(  ) pertenço ao grupo dos lutadores, que executam sua parcela de contriuição todos os dias, em defesa das nossas águas.

Dia desses, encontrei o resultado comentado de uma pesquisa realizada a pedido da Organização Não-Governamental Ambientalista WWF sobre Água - quem tem, quem se preocupa com a preservação, o que precisa ser feito. Marcos (veja link ao final) publicou dados e conclusões bastante importantes sobre Água e nossas responsabilidades.

O Brasil é um dos países com maior abundância de água potável no mundo. O Aquífero Guarani é o maior manancial de água doce do planeta. Ao lado do Brasil, somente Canadá e Rússia.

Ainda assim, perto de 40 milhões de brasileiros não têm acesso à água limpa.

Bairro Boa Vista - São Gonçalo - Rio

No levantamento feito pelo Ibope, atendendo a solicitação da WWF apareceram dados alarmantes:

12% dos brasileiros não estão nem aí para a eventual falta d’água e não estão a fim de mudar seus hábitos de consumo para economizar o precioso líquido.

Numa expansão generalizada feita pelo Marcos, isto dá cerca de 20 milhões de pessoas. Se cada uma desperdiçar um litro de água por dia, em um mês 600 milhões de litros estarão literalmente indo para o ralo. "Ou seja: o consumo diário de uma cidade do porte de Vassouras, no Estado do Rio, ou Aparecida do Norte, no estado de São Paulo." - comenta ele. E continua: "Outra surpresa: as pessoas de maior instrução, de maior poder aquisitivo são as menos dispostas a colaborar com medidas de economia e conservação de água."

Nós sabemos que é meio comum isto de as pessoas só se sensibilizarem quando "o calo aperta em seu sapato", como diz o velho adágio.

O que bem demonstra que, embora conhecimento seja proporcional à responsabilidade, o compromisso PRECISA ser despertado. Temos muito trabalho pela frente. Está provado que informações "bombardeadas" incessantemente tem o poder de mudar as crenças.

Crenças são construídas pela repetição. Nosso subconsciente reage de acordo com a quantidade de informações semelhantes que armazenamos. Portanto, divulgue, divulgue, divulgue.

Mais dados da pesquisa
Quem usa mais água:

20% do consumo - indústrias. Muita gente pensa que as indústrias são as maiores consumidoras de água, mas a pesquisa WWF/Ibope revelou que elas são responsáveis por 20% do consumo.

10% do consumo - os lares. Os domicílios chegam a 10%.

70% do consumo - agricultura. A agricultura é a grande usuária, com os 70% restantes.




E mais: 94% das propriedades rurais não tem nenhum critério para regar as plantas. Só 6% dos agricultores utilizam métodos racionais de irrigação.

Você tem idéia do desperdício de água num país como o nosso?


Enquanto isso, nossos irmãos do interior nordestino, desoladamente, observam os poços cavados e os açudes totalmente secos. Ano após ano.


Esse povo lutador há décadas continua bravamente tentando, de todas as maneiras, conseguir o líquido precioso que garante a sobrevivência dos habitantes.

Muitas vezes realizam um trabalho inócuo, inútil mesmo, como o de cavar pequenos poços com enxada, sem nenhum critério. Iniciativa deles? Não mesmo. É o próprio governo que os "contrata" para este trabalho insano, deixando a saúde ainda mais debilitada, em troca de alguns reais por semana. O governo é sabedor que este é um processo que não leva a nada. 

A imagem que vemos aí é a de um "geólogo da vida", em Crato, no Ceará. Um voluntário. Ele utiliza uma forquilha como ferramenta. Este método é ancestral. Eu mesma já o presenciei. Costuma dar certo, quando o solo não é naturalmente árido.

O agente segura cada ponta do galho em "Y" e vai caminhando devagar, apontando para a frente. Em determinado momento, a ponta começa a balançar, apontando o lugar onde jaz água. Está descoberto o veio d'água.
Agora, o que é possível encontrar onde tudo é seco, árido?
Os métodos devem ser bem mais arrojados, tecnicamente desenvolvidos. Vontade política.

Na cidade de Bagé - RS, o deserto de areia avança sempre mais e mais, a passos largos. As dunas cobrem a vegetação que agoniza. Na Amazônia, a seca dos rios é inacreditável.

O que podemos fazer?



Lago Cidade de Manaquiri - Amazonia

(*) Sugiro que você dissemine este artigo, levando esta pesquisa para seu grupo de amigos, escola, rede social. É importante fazer as pessoas pensarem mais sobre esta importante questão, colocando-as em um patamar consciente de compromisso e envolvimento.
-----------------------------
Este artigo contém dados publicados no link: http://ning.it/gFRKiL
-----------------------------
Links relacionados:
- Chove Chuva! - Quando o Ideal e a Verdade se encontram - Por Gabriel Novis Neves - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/chove-chuva-quando-o-ideal-e-verdade-se.html

- Dica de Responsabilidade Social - Lixo e Água Pura - Por Janderson Fontenele http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/dica-de-responsabilidade-social-lixo-e.html

- Sacolinhas, esta questão é nossa! (uma das maiores causas de entupimentos e poluição hídrica) - Marise Jalowitzki -   http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/07/sacolinhas-esta-questao-e-nossa.html

- Artigos do banner MEIO AMBIENTE neste blog.

VAMOS FAZER A NOSSA PARTE! DIVULGUE! COMENTE! EXIJA!




CONHEÇA VÁRIOS ENFOQUES SOBRE O TEMA ÁGUA NA PÁGINA DE LINKS: http://t.co/Cs0ngIG 

Água limpa, um direito de todos!



22 de Março - Dia Mundial da Água


Água é tema de extrema importância. Cada vez mais devemos estar atentos para tudo o que diz respeito à preservação e contaminação. Maior fonte de doenças, a água contaminada já é presença em nosso cotidiano. 
Isso tem de mudar!




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil