quarta-feira, 24 de junho de 2015

Jogo do Desmaio - Perfil, Sinais e Sintomas de que seu filho pode estar praticando este jogo mortal - Jogo da Asfixia - Choking Game - Jogo da Forca - Jogo do Estrangulamento

Parece sempre que tudo isso só "bate na porta do vizinho". Quem tem adolescentes e jovens em casa sabe que sqn (só-que-não!) e que todo cuidado é pouco! Publico hoje sobre o perfil, sinais e sintomas, para que os pais fiquem atentos e alertas!


Por favor, conheçam os sintomas e constatem se seu(s) filho(s) não está(ão) praticando este perigoso 'jogo'!!

Amig@s! Sei que este é um assunto delicado, chato e que muitos gostariam de não tratar.
Mas, peço que não passem adiante sem ler, pois esta prática está cada vez mais disseminada, especialmente nas escolas e nos videos na internet.
Os adolescentes olham os videos e filmes e vão tentar sozinhos, no banheiro da escola ou em seu quarto, onde a mãe acha que estão estudando ou dormindo ou no pc-smart. Só que, sozinhos, acontece o enforcamento involuntário e a consequente morte!!
Mães que achavam que os filhos estavam muito tempo no pc, devido aos olhos vermelhos, e não era isso!!!
Por favor, leiam com cuidado e divulguem!
Gratidão!

Marise Jalowitzki​




Por Marise Jalowitzki
23.junho.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/06/jogo-do-desmaio-perfil-sinais-e.html


Por mais pesado que seja este tema, não podemos fechar os olhos e os ouvidos para esta realidade que continua assombrando muitos lares e escolas. Suicídios, atualmente, são a maior causa de morte entre jovens até 25 anos, maior até mesmo que acidentes de carro. Só que bem pouco se comenta sobre isso.

Assim, hoje apresento 3 importantes perguntas:

1) Quando o suicídio pode ser considerado intencional e quando ele é acidental - isto é, quando a vítima não teve intenção de se matar? Você sabe identificar a diferença?

2) E qual o perfil da criança ou jovem que pratica, ou deixa que pratiquem nele(a)?

3) Quais os sinais que você pode perceber em seu filho ou aluno, de que ele pode estar praticando esta brincadeira?




1) Quando o suicídio pode ser considerado intencional e quando ele é acidental - isto é, quando a vítima não teve intenção de se matar? Você sabe identificar a diferença?


Tem se comentado muito sobre o efeito colateral que o uso de antidepressivos acarreta, sendo um dos principais, o instinto suicida. Nesses casos, não é incomum que a criança ou adolescente fale muitas vezes sobre morrer, sobre querer acabar com a vida, em franca demonstração de depressão. Também em casos de alcoolismo ou em períodos de stress extremo.

Entretanto, há situações em que nada disso acontece e a perplexidade de muitos pais é evidente: "Meu filho não tomava nenhum tarja preta, era um garoto alegre, nunca falava em morrer, era cheio de sonhos e planos..." - Esta perplexidade dos pais faz com que novas investigações, observações sobre as evidências encontradas, sejam estudadas.

Aprenda a identificar algumas diferenças

Suicídio intencional é aquele onde, além da tristeza, do mutismo, da falta de vontade de viver, a vítima, ao executar o ato, procura um local onde aposta na morte. Geralmente o corpo da vítima fica pendurado, a forca está em um lugar mais no alto (em casa, na rua, em qualquer local), por vezes até utiliza um banquinho para "garantir" que irá, realmente, morrer.

Suicídio acidental, motivado por asfixia, como no Choking Game (Jogo do Desmaio), a tentativa é dar "apenas uma apagadinha" no cérebro, o que daria uma breve sensação de euforia, chamado pelos praticantes de "um barato". Todos os praticantes acreditam que vão se recuperar após o desmaio, o que acontece na maioria das vezes, gerando risos de todos os outros colegas-amigos. As sequelas neurais, entretanto, ou até mesmo a morte, parecem ser minimizadas pelos jovens.

Todo este perigo cresce quando o adolescente pratica o "jogo" sozinho, seja em seu quarto ou no banheiro da escola.

Os corpos são encontrados sentados, deitados ou apoiados em algum móvel, na cama, no sofá, dentro do guarda-roupas. O motivo? No momento em que o cérebro "apaga" o corpo inconsciente é projetado para a frente, o que é fatal.




2) E qual o perfil da criança ou jovem que pratica, ou deixa que pratiquem nele(a)?


Os mais diversos perfis são encontrados entre os "jogadores". Desde os mais dóceis, ingênuos e tímidos, que se deixam dominar pelo grupo, servindo de alvo para a "zoação", até os mais alegres, líderes, destemidos e brincalhões.

"As razões para esta prática são diferentes da asfixia erótica. Dr Steve Field, presidente do Royal College of General Practitioners, em Londres, afirma que "o jogo do desmaio é procurado principalmente por crianças e adolescentes, para "sentir um barato" sem usar drogas". As crianças não estão nessa brincadeira por gratificação sexual. A brincadeira é frequentemente confundida com asfixia erótica, na qual a privação de oxigênio causa estimulação sexual. Diferentemente da asfixia erótica, a prática do jogo do desmaio parece incomum entre adultos."

Assim, o que motiva um adolescente a experimentar este jogo perigoso pode ter várias origens:
  • "A procura por emoções fortes e inusitadas, aliada à falsa percepção de ser uma atividade de baixo risco.
  • Pressão de amigos para aceitar desafios, rito de passagem para entrar em um grupo social.
  • Atração ou encantamento por comportamentos perigosos.
  • Curiosidade em experimentar um estado alterado de consciência sem drogas, a experiência de um desmaio, ou uma aproximação imaginada de uma experiência de quase morte. 
  • A crença de que a brincadeira induz a uma rápida sensação de euforia (um "frisson", "um barato").
  • A sensação (ainda que rápida) de  estar usando drogas, sem custo nem consequências (acreditam eles)." (wiki)

"Para Matheus Santos Miror, 14, de Santo André, os alunos participam do jogo para provar aos colegas que são melhores que os outros. 'É um jeito de mostrar para o amigo que consegue superá-lo com algo perigoso. Mas fazer isso é totalmente desnecessário.'” (Jogo do Desmaio pode matar)

João Pedro, vítima fatal em abril 2015 - SP



3) Quais os sinais que você pode perceber em seu filho ou aluno, de que ele pode estar praticando esta brincadeira?



Os principais sinais e sintomas são:

- Olhos Vermelhos
- Irritação
- Mau Humor
- Respostas Ríspidas
- Dor de Cabeça
- Trancado no Quarto

O silêncio, o mutismo que muitos pais recebem de seus filhos por vezes é atroz. Todos os adultos sabem que a adolescência e o início da juventude caracterizam-se por serem uma fase com altos e baixos de convivência, onde os pais parecem simplesmente não conseguir acessar um canal de comunicação com seus filhos. E vice versa. Só que eles, filhos, parecem não querer este canal de comunicação. O que deixa tudo ainda mais nebuloso e difícil de lidar.

O que se pode recomendar é: Não se preocupem em ser bonzinhos, pais e mães. Precisam ser firmes! Preferível se precaver [financeiramente... fazer uma poupança!) para que os filhotes, mais tarde, possam deitar-se em um divã de psicanalista e fazer terapia para falar mal de pai e mãe do que, simplesmente, não tê-los mais! Enquanto estiverem se queixando e reclamando da vida que levam, da pressão que recebem, pelo menos estão vivos! O papel de cuidador nem sempre é um papel simpático, que dirá, amigo! Façam fazer valer seu desempenho esperado em cuidar, investigar, xeretar, mesmo, ainda que os filhotes reclamem. Estejam perto! Estejam junto!


sbt - abril 2014 - https://www.youtube.com/watch?v=RQNtYNRtNm4



Publicado em 18 de abr de 2014
Através de asfixia por estrangulamento, os adolescentes
provocam desmaios nos amigos. Mania nas escolas, a brincadeira pode
causar convulsões e levar à morte. A reportagem é de Lívia Raick.





Congresso Brasileiro em Agosto 


Instituto Dimi Cuida






Em 25 de agosto próximo (2015), Fortaleza sediará o 1º Congresso sobre brincadeiras perigosas e visa reunir profissionais da área de Psicologia, Psiquiatria, Saúde, Educação e Segurança, além de todos os interessados em conhecer, compreender e prevenir que mais jovens se deixem iludir e arrastar por algo que pode acabar com os seus sonhos, assim como tem feito com tantos, já, infelizmente, também em nosso país e no mundo.




Leia mais sobre o tema, neste blog:

Esta é a página de links:






Página de Links para maior compreensão dos pais e educadores, com vistas a alertas e cuidados preventivos
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/06/jogo-da-asfixia-jogo-do-desmaio.html



Estes são alguns dos artigos:

João Pedro Zanetti Chagas, o garoto que sonhava em
morar nos EUA.
 



Jogo do Desmaio - Pais, alertem
seus filhos para que não caiam nessa



 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:

Um comentário: