terça-feira, 23 de junho de 2015

Jogo da Asfixia - O que o Brasil está fazendo para diminuir o Jogo do Desmaio - Choking Game - Jogo da Forca








Por Marise Jalowitzki
23.junho.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/06/jogo-da-asfixia-o-que-o-brasil-esta_23.html


Jogo da Asfixia - Jogo do Desmaio - Choking Game - Jogo da Forca - Jogo de Estrangulamento, os nomes são variados para uma brincadeira mortal ou, no mínimo, perigosa, pelas sequelas neurológicas que muitas e muitas vezes traz.

Este jogo, como tantas brincadeiras perigosas que, irresponsavelmente, circulam por aí, continua recebendo adeptos há anos, enquanto pais e responsáveis continuam querendo esconder a cabeça na areia, tentando perpetuar a crença de que "quanto mais se fala, mais estimula!" Lógico que os pais estão certos! Só que o "quanto mais se fala" vem acontecendo todos os dias, principalmente em videos que os jovens sobreviventes publicam na internet, vangloriando-se do que fizeram! Todos os casos onde a coisa deu errada, onde aos pais resta enterrar o corpo de seu filho no sigilo ou, quando este sobrevive, arrastá-lo por anos e anos em intermináveis sessões de fisioterapia e outros tratamentos dolorosos, isso quase não aparece!

Vários países estão se alertando para esta gravíssima questão, notadamente França, EUA e África do Sul. No Brasil, até agora, não temos nenhuma instituição oficial para investigar, gerir, denunciar e alertar sobre o Jogo da Asfixia e suas sérias consequências. Nem a Polícia conhece a fundo, nem a classe médica se detém em averiguações. Os óbitos acabam registrando "suicídio por enforcamento", como se fosse intencional e os pais ficam na perplexidade (Como pode acontecer? Por que?).

Aqui no RS tivemos uma psicopedagoga que, logo que ocorreu a morte das duas meninas em Gramado, se mobilizou, foi ao Conselho Tutelar, ECA, Delegacia, Rotary, no intuito de criar um centro de palestras e assistência. Sem apoio, deu em nada.

Somente um ou outro outro professor, em alguma escola isolada, consegue promover um ciclo de palestras e debates ou, pelo menos, uma apresentação de videos e um bate-papo com os seu alunos de classe. O que quase nunca recebe divulgação.

Muito pouco!!!

Mas esta situação começa a mudar! 


Congresso da APEAS tem novamente participação brasileira

A APEAS, que é uma associação de pais de vítimas desse jogo de estrangulamento, tem sede na França e promove, anualmente, congressos internacionais e ciclos de palestras, além de vivências em campo para os que resolvem se engajar nesta importante e necessária causa.

Foi o que fez Demétrio Jereissati e esposa. Durante os meses de abril e maio permaneceram em literal atividade vivencial, conhecendo o trabalho desenvolvido pela Cruz Vermelha e pelo Comitê Científico, com relatos de experiências e ações já implantadas. O Colóquio Internacional apresentou a realidade da França, Estados Unidos e África do Sul e serviu para alertar e aprofundar ainda mais os adultos responsáveis para esta necessária mudança de cenário mundial.

Um dos sobreviventes do jogo, hoje ministra palestras de esclarecimento



Instituto Dimi Cuida

A partir de agosto próximo o país vai contar com uma organização não governamental, o Instituto Dimi Cuida, em Fortaleza-CE, que, em parceria com a APEAS, vai trabalhar no vital trinômio: CONHECER, COMPREENDER, PREVENIR.

O casal Jereissati passou, há um ano, pela atroz descoberta de seu filhote mais novo, enforcado, em seu próprio quarto, onde experimentava, sozinho, o 'momento de euforia' provocado pelo choking game que resultou em sua prematura morte. Garoto destemido, brincalhão, hoje seu quarto está transformado em local de luz e natureza, um preito saudoso para uma experiência trágica.

A dor, transformada em ação efetiva, é que leva os pais na sublime missão de alertar os demais pais e responsáveis, seja no interior dos lares, seja nas escolas e centros comunitários.




Congresso Brasileiro em Agosto - Instituto Dimi Cuida

Em 25 de agosto próximo, Fortaleza sediará o 1º Congresso sobre brincadeiras perigosas e visa reunir profissionais da área de Psicologia, Psiquiatria, Saúde, Educação e Segurança, além de todos os interessados em conhecer, compreender e prevenir que mais jovens se deixem iludir e arrastar por algo que pode acabar com os seus sonhos, assim como tem feito com tantos, já, infelizmente, também em nosso país..




Leia mais sobre o tema, neste blog:

Esta é a página de links:










Página de Links para maior compreensão dos pais e educadores, com vistas a alertas e cuidados preventivos
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/06/jogo-da-asfixia-jogo-do-desmaio.html



Estes são alguns dos artigos:


João Pedro Zanetti Chagas, o garoto que sonhava em
morar nos EUA.
 

Brincadeiras Perigosas - 4 jovens perdem a vida por enforcamento suicida em região de SP em  menos de um mês 

Por Marise Jalowitzki
inclui matéria veiculada pelo G1 em abril.2015 - publicado neste blog em 21.junho.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/06/brincadeiras-perigosas-4-jovens-perdem.html  







A 'brincadeira' causa queda de pressão, falta de oxigenação no sangue e a síncope, conhecida como desmaio.


Por Marise Jalowitzki
02.setembro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/09/jogo-do-desmaio-tem-mais-uma-morte.html



Jogo do Desmaio - Pais, alertem
seus filhos para que não caiam nessa
Jogo do Desmaio -  Brincadeira entre adolescentes que pode levar à morte
Marise Jalowitzki
23.abril.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/04/jogo-do-desmaio-brincadeira-entre-os.html







 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:

Nenhum comentário:

Postar um comentário