quarta-feira, 10 de junho de 2015

TDAH - Férias de meio de ano - melhor sair ou ficar em casa?







Por Marise Jalowitzki
10.junho.2015

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/06/tdah-ferias-de-meio-de-ano-melhor-sair.html


Um pai contatou comentando que a psi comportamental recomendou que os pais não saíssem nas férias de julho com o filhote, para que ele "não perdesse todas as conquistas que teve" tentando se autorregular nos comportamentos de rotina exigidos.

O pai pediu minha opinião. Ei-la:
Toda Ação tem suas consequências!
A especialista comportamental tem suas razões, do ponto de vista pedagógico, do aprendizado lógico da vida lógica.
Avaliem o quanto vocês, como pais, vão ter estrutura para um recomeço, CASO ele seja necessário.

Ir para um lugar aberto, livre, oxigena e liberta. E conversem com ele.
Porque, sim, as crianças costumam entender, com o coração, quando lhes é trabalhado com antecedência, que será um tempo para largar as regras (não todas, pois comer, dormir, respeitar os demais, beber líquidos, respeitar os semelhantes e obedecer pai, mãe e responsáveis - tudo são regras que todos nós cumprimos o tempo todo.

E dizer muitas e muitas vezes que, no retorno, as tarefas todas irão voltar ao que eram antes deste tempo de férias. E que férias são pra isso, mesmo! O pai vai ficar mais de chinelo e bermuda, coisa que ele não usa quando vai trabalhar! A mamãe vai se preocupar menos com muitas tarefas e arrumações. Mas que, depois, as coisas voltam ao que eram e que assim é a vida. Explicar a questão de existir o sábado e o domingo (pequenas férias na rotina, etc.).




A criança vai entender!
E, mesmo que no retorno tenha um pouco de resistência, ou que regrida, não levará o mesmo tempo como até agora!!

Não se pode  e não se deve "castigar-por-estar-dando-certo" (porque é assim que ele pode entender)!!!

Entender e assimilar com o coração , isto, sim, é aprendizagem efetiva! Senão, estes comportamentos aprendidos com a coach serão dogmas, leis, não valores próprios.

Conversem com ela (psi)! Conversa, dialoga, mas fica firme!
E sigam seu coração!
E pensem no menino! Na frustração dele e a possibilidade de revolta!
E em vocês, que também se revitalizarão com esta saída merecida!!

Os ganhos advindos serão maiores que as eventuais perdas. Ainda mais se é um programa esperado e curtido por toda a família!

Abraços e Felicidades!



Querendo, leia também:

Para que servem todas as atividades em que você matricula
seu filho? O que você espera alcançar com isto?
Ter um filho feliz ou formatar um campeão?
O que seu filho pensa disto?




Por Marise Jalowitzki
05.junho.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/06/a-doidice-de-cada-dia-e-ansia-dos-pais.html











O monitoramento do quadro é mais uma
ação necessária.

TDAH e Acordos - Quadro de Tarefas, Perdas e Recompensas

Por Marise Jalowitzki
Contribuições de Cassia Aiko Sato - Toyohashi - Japão
Comentário de Fer Gabriel Zamboni - Brasil
01.Abril.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/04/tdah-e-acordos-quadro-de-tarefas-perdas.html






















 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:








Nenhum comentário:

Postar um comentário