sábado, 20 de junho de 2015

TDAH - Massagem com óleo de Camomila - Técnicas de Aconchego para ansiosos, hiperativos, depressivos e compulsivos de qualquer idade


Contato, carinho, toque é e sempre foi saudável, produz ocitocina, o hormônio do bem estar




Por Marise Jalowitzki


São tantas as mães que perguntam sobre a massagem com óleo de camomila que resolvi escrever um post só sobre o tema. Sinto um carinho enorme por esta prática, pois ela devolve muito daquilo que, antigamente, se chamava de "poder de cura". No caso, não 'cura' no sentido de 'curar uma doença' - ainda mais que tdah não é uma doença - e, sim, no sentido de retrazer o aconchego, a intimidade, a cumplicidade entre uma mãe, ou um pai e seu(sua) filho(filha). Estamos falando de amor, amor incondicional, aquele que cuida, que quer cuidar,onde um se sente bem em ver o bem estar do outro.

Escolhi as florzinhas da camomila pelo muito que é de conhecida, especialmente como chazinho calmante. Há também outros chazinhos, que podem ser dados para a criança muito agitada durante o dia, também chazinhos
antes de dormir (maracujá, erva-cidreira, erva-doce). Importante oferecer sem açúcar ou, se a criança-adolescente estiver muito acostumada, procure introduzir o açúcar mascavo ou demerara (no máximo, use um pouquinho de açúcar cristal orgânico). Açúcar é euforizante e, aí, é efeito contrário!!


Quais os melhores horários para realizar a massagem com óleo de camomila?

Não há uma hora específica. 
Sempre que der e a mãe-pai julgar oportuno. 
É especialmente recomendada pouco antes de dormir, mas também podem haver horários alternados de relaxamento, como logo após um exercício físico extenuante (uma partida de futebol, volta da aula de educação-física, a volta da academia, depois das artes marciais, etc.).
Também após (ou no meio) de uma pesquisa cansativa, ou um estudo angustiado para uma prova, ou ainda alguns dos temas de casa que são, muitas vezes, um suplício para os pequenos.



para relaxar, mãos espalmadas





Há uma idade para a criança-adolescente receber esta massagem?

Qualquer idade (podemos tranquilamente nos incluirmos nessa). Está mais do que provado cientificamente que nosso corpo produz ocitocina (um hormônio de relaxamento e prazer) sempre que damos ou recebemos carinho, toque, contato. Carinho é saúde!












-------------------------------------------------------------------------------
Leia mais sobre a ocitocina aqui: 

E aqui: 

-------------------------------------------------------------------------------



Qual a melhor posição para fazer a massagem - evitando constrangimentos



Por vezes, mães de garotos de 11, 13, 17 anos, mostram-se constrangidas ao receber a sugestão da massagem, pois meninos, por vezes, ficam arredios para o toque. Sim, especialmente eles, com sua sobrecarga de até 800% de testosterona, mal sabem o que fazer com tanto hormônio pipocando e, muito facilmente, ficam excitados e, consequentemente, nesta situação, constrangidos e nervosos. 

Tudo isso é facilmente contornado, já que a massagem pode acontecer somente nas costas, pernas, braços e parte posterior da cabeça. Peça ao seu pimpolho (ou pimpolha) deitar de costas para o alto, encontrando uma posição bem confortável.


Preparando o ambiente

Para melhorar o ambiente você pode colocar uma música ambiente - som suave, sem vozes, apenas instrumentos. Importante colocar uma música que seja do agrado dele, mas não de ritmo agitado. Dê preferência a sons orientais, zen, indígenas, piano. Importante não colocar músicas bem conhecidas, pois isso retira a concentração. Caso sentir que será bem recebido, entoe alguma canção conhecida, baixinho (lembre-se, apenas boca fiúza, murmurando, sem letra).

O ambiente deve ter pouca luz, ou luz indireta, ou, ainda, caso se tratar de horário pouco antes de dormir, procure usar uma lâmpada azul de 40 ou menos W - azul é a cor que sereniza, que relaxa.

Você pode, também, usar algum perfume ambiente, mas tudo muito, muito suave. Se estiverem acostumados, pode usar um incenso de camomila mesmo, ou de violeta. Nada desses perfumadores de ambiente usuais, pois contêm muita química que só faz irritar as glândulas olfativas.




Realizando a massagem



Avise seu(sua) filho(filha), pedindo que relaxe, querendo, pode fechar os olhos.
Caso estiver frio, ou você não se sentir à vontade, apenas passe suavemente suas mãos nas costas da criança, sobre a camiseta (proporcione a seu filho o uso preferencialmente de roupas de algodão, não use sintéticos). Massagem suave, sem pressão, pois é para relaxar.

Depois, vá descendo pelas laterais do corpo até as pernas, primeiro uma, depois a outra. Leve sempre em conta que a quantidade deve ser proporcional tanto para uma perna como para a outra. Chegando aos pés, aí, sim, faça uso do óleo de camomila. Massageie a planta dos pés com a mão inteira. Caso sentir que ele tensiona os músculos (por sentir cócegas) apenas use os teus polegares, mais próximos dos dedos do pé dele (a massagem, também, é um pé por vez), especialmente entre o dedão e o 2º dedinho. Faça uma intensiva (sem forçar) dedo a dedo, mexendo-os ora para um lado, ora para o outro.

Sempre que você sentir tensão muscular nele(a), dê um apertãozinho simultâneo com o dedo polegar e o indicador na parte de trás do pé, na altura do calcanhar. Esta pressão deve durar de 1 a 2 minutos e tem um poder altamente calmante (inclusive nos casos de excitação)

Depois de um certo tempo (2 - 3 minutos em cada pé), inicie o retorno, voltando a massagear as pernas, as costas, tudo muito, muito suavemente, com tempo, com paciência, com amor. Envolva-se nisso, enviando pensamentos de bem aventurança para seu pequeno, desejos de que se dê sempre bem na vida, que a jornada lhe seja prazerosa e boa.







Ao chegar na altura dos ombros, "pegue" os dois ombros e puxe em pequenos movimentos. 






Depois, massageie os braços. Ao chegar nas mãos, use novamente o óleo de camomila. Faça uma intensiva (sem forçar) dedo a dedo, mexendo-os ora para um lado, ora para o outro (igual que nos pezinhos). Depois, pressione com o teu polegar o miolo da mão, a parte de dentro. Este é um ponto que ativa diretamente o SNC (Sistema Nervoso Central) - é chamado o Ponto de Força Vital e fica no topo da cabeça.

Repita o mesmo na outra mão.

A seguir, com a ponta de teus dedos, massageie o couro cabeludo. Deixe a tua mão em alta (tipo concha) e vá friccionando suavemente em todo o lado. Peça para ele(ela) virar a cabeça, para oportunizar a massagem no outro lado da cabeça.

Está pronto!
Por vezes a criança-jovem adormece em meio à massagem. Mesmo se for durante o dia, deixe, até o momento em que precisar ser acordado.


(Lembro que a massagem também tem caráter incentivador. Para isso, tem de mudar o ritmo dos toques, o óleo será de alecrim, etc.. Aí, com certeza, ninguém vai dormir. Mas isso será para outro post.)


Travesseiro de flores de camomila

Para tratar a insônia, a camomila pode ser usada também em travesseiros, É só colocar as flores sequinhas dentro de uma fronha e o delicado aroma vai ajudar a manter a calma e retirar a ansiedade. Simples assim.

E que tem dupla utilidade - serve de aconchego, também

Este é um modelo fácil de fazer

também pode enfeitar, cuidando os acessórios - sem botõezinhos, essas coisas

adultos também podem se beneficiar, e muito!


Os mais simples são os melhores





Comprando ou fazendo o seu próprio óleo de camomila

O óleo de camomila é facilmente encontrado em farmácias e até em supermercados, mas você poderá fazer o seu próprio. 
Particularmente, considero muito mais carinhoso e intimista. 
E é muito fácil de fazer.






Como fazer seu próprio óleo:

Escolha um pote de vidro, encha até a metade do pote com as flores de camomila, terminando de encher com azeite de oliva extra virgem. Cubra com um pano escuro e deixe em um lugar calmo (pode ser em um canto do guarda-louças), no escuro - ou, pelo menos, ao abrigo da luz). De dois ou três dias, mexa as flores e deixe repousar novamente durante umas duas semanas. Coe e está feito seu óleo de camomila. Pode usar puro, pois o óleo de oliva-base é igualmente saudável.

Caso usar o comprado, lembre de diluir em um pouco de óleo de oliva ou mesmo água destilada, devido à concentração.


Insiro a indicação da Andréa:
Eu indico o óleo de semente de uva da Organic Oils. Preço bom, inodoro e de textura suave. Além de ser prático, pois possui uma embalagem com bico de pato.
Encomenda com organicoils.gerentecomercial@gmail.com
Sempre compro de 1 Litro e dura muito.


Contraindicação

A camomila deve ser evitada por gestantes durante os quatro primeiros meses de gestação. 


-------------------
Os dados a seguir foram extraídos do site Benefícios Naturais

Com provável origem europeia norte-americana, a camomila é muito conhecida por seu efeito calmante e tranquilizante. As partes usadas são as flores e as folhas e o chá produzido por elas é muito usado para aliviar sintomas de cólica, tensão nervosa, insônia e ansiedade. A planta cresce anualmente e é comum em regiões de climas temperados, mas também cresce bem em locais onde faça um pouco de frio. Suas flores lembram pequenas margaridas e suas folhas são delgadas e bem recortadas. Além do chá, a camomila é usada na forma de óleo ou na fórmula de alguns produtos de beleza.



Propriedades e benefícios

Com propriedades de analgésico, antialérgico, combatente da anemia, anticonvulsivo antidepressivo, antinevrálgico, antiflogístico, antipruriginoso, antirreumático, antisséptico, antiespasmódico, bactericida, carminativo, cicatrizante, digestivo, diurético, emenagogo, emoliente, febrífugo, hepático, hipnótico, sedativo, esplenético, estomáquico, sudorífico, tônico, vermífugo e vulnerário, o chá da camomila é muito usado para diversos fins medicinais e de beleza. Seu óleo é indicado em casos de queimaduras, bolhas, inflamações, úlceras, furúnculos e feridas, além de ser útil para tratamento de peles hipersensíveis, acne, herpes, dermatite e alergias. O óleo possui ainda um efeito emocional relaxante, eliminando tensão, raiva e medo, e trazendo sensação de bem-estar e conforto.



mestres de relaxamento, precisamos aprender com eles



Benefícios do Sono - Querendo, leia também:

Sono e Saúde - Página de Links

O que podemos fazer para aumentar a qualidade de nosso sono

















 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:

2 comentários:

  1. Eu indico o óleo de semente de uva da Organic Oils. Preço bom, inodoro e de textura suave. Além de ser prático, pois possui uma embalagem com bico de pato.
    Encomenda com organicoils.gerentecomercial@gmail.com
    Sempre compro de 1 Litro e dura muito.

    ResponderExcluir