sexta-feira, 5 de junho de 2015

A doidice de cada dia e a ânsia dos pais de hiperativos em acertar


Encontrar o ponto de equilíbrio entre 'ocupar o tempo produtivamente para gastar energia' e 'sobrecarregar uma criança' nem sempre é fácil de encontrar. Exige do adulto, mas, uma vez encontrado este equilíbrio, os resultados na criança são promissores.


Para que servem todas as atividades em que você matricula seu filho? O que você espera alcançar com isto? Ter um filho feliz ou formatar um campeão? O que seu filho pensa disto?





Por Marise Jalowitzki
05.junho.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/06/a-doidice-de-cada-dia-e-ansia-dos-pais.html


Crianças precisam de tempo para brincar, não fazer nada, ficar no mundo da lua!!! Se elas não sonharem agora, vão sonhar quando???
E tudo precisa, mesmo, de um 'resultado esperado'??

Até nos cursos de renascimento, eventos onde adultos saem do seu cotidiano doentio para relaxar e se reconectar enfatiza-se a necessidade do ócio, do vazio, do 'sem-responsabilidade-nenhuma'... como querer que uma criança apenas cumpra compromissos e responsabilidades que o adulto impõe?

Sim, ao mesmo tempo em que os pais se comprometem com os 'hiperativos' (leia-se: motivados) para que 'gastem sua energia', também precisam relaxar com relação aos resultados.






Botar na natação é para relaxar ou para tornar-se um campeão, acelerando a cada nova aula???



Inscrever em artes marciais é para aprender a se disciplinar ou para tornar-se um campeão, sendo cada vez mais veloz e mais forte e mais audaz a cada aula???



Matricular no ballet é para movimentar graciosa e saudavelmente o corpo ou é para enrijecer constantemente os músculos em aulas intermináveis de exercícios repetitivos com vistas a tornar-se uma bailarina profissional famosa??


Aulas de violão é para se autorregular ou é para tornar-se um músico reconhecido?


Escolinha de futebol é para jogar em grupo ou é para tornar-se (e logo) um jogador profissional, um 'astro-que-desponta'???



Como se cria um poeta, ou um escritor, se ele não tiver tempo para 'ordenar' seus pensamentos, pensamentos que chegam de sensações, sensações que chegam de sentimentos, caso ele não puder contatar com seus sentimentos?? Isto não acontece enquanto se está com a cabeça cheia e as mãos e pernas em movimento constante!

Quantos pais perguntam aos filhos o que eles realmente esperam quando vão aos cursinhos e aulas???
E quando eles desistem os pais se desapontam e dizem: "Ele não quer nada com nada, mesmo!"


E quando eles não fazem simplesmente nada, deitados de barriga pra cima, pensando, sonhando... será que o adulto se dá conta que é assim que nascem os poetas, os projetistas, os engenheiros, os cientistas, biólogos, os arquitetos, os pintores?? Que tudo, tudo, antes de ser criado na matéria passa antes pelo processo imaginativo??



Como dizia o compositor: "Mas como chegar até a lua com os pés no chão"? Sonhos tornam-se ideias e, das ideias, nascem as ações. E não o contrário!!!

Sim, alguns compromissos precisam e devem ser cumpridos na infância, até para que o impacto, mais tarde, não seja constrangedor. Mas, retirar a mão do freio é necessário!
Criança quer e precisa brincar, pelo simples prazer de brincar!!!

Marise Jalowitzki​

 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:
www.tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br


LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM
Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade

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