terça-feira, 2 de junho de 2015

Rescue - Floral das Emergências, do Resgate, para situações de Ansiedade e Nervosismo


TDAH e Florais - Dr. Edward Bach e o Rescue Remedy
Rescue Remedy é a junção formada por 5 essências, que tratam a ansiedade, o excesso de sensibilidade para com as considerações alheias (o que pode gerar agressividade e sentimento de menos valia), medos específicos (como o de ser rejeitado). Como o próprio nome diz, ele é um "Socorro" em situações de emergência. Grande auxiliar em situações de forte pressão. 




Rescue - Floral das Emergências, do Resgate, para situações de Ansiedade e Nervosismo


02.junho.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/06/rescue-floral-das-emergencias-do.html


O Rescue é chamado o composto da emergência, do resgate. É um composto onde se misturam a essência de 5 flores, que são: Rock Rose,
Impatiens, Clematis, Cherry Plum e Star of Bethlehem.

Cada flor tem seu próprio efeito e, neste composto, os efeitos se ajustam às situações em que a criança, adolescente ou adulto, é mais exigido. Seja na hora das avaliações (provas), seja no dia a dia, onde, muitas vezes, a criança fica exposta ao bullying.

A terapia continua sendo a primeira intervenção recomendada, pois a criança precisa ter um espaço onde ela possa se manifestar e ser ouvida. Assim, o ideal é unir psicologia humanista (ouve a criança, conhece suas razões), com cognitivo-comportamental (ajuda no entendimento e na autorregulação do comportamento). Da mesma forma as intervenções como Reiki, Meditação, Yoga.

Os florais estão demonstrando cada vez melhores resultados, especialmente junto às crianças onde os adultos já "jogaram a toalha" e acreditam que elas efetivamente precisam de alguma medicação, tenham já feito uso, ou não, dos tarja preta.
Pequenos que usam psicotrópicos, com o tempo, vão desenvolvendo tolerância (o organismo se acostuma e pede mais), exigindo doses mais altas (ou os médicos anexam outros psicotrópicos).

Os florais entram neste viés, pois podem ser aplicados sem retirar os psicotrópicos (por não terem efeito colateral) e, aí, com acompanhamento (seja do psiquiatra ou de um homeopata) dá para ir monitorando a diminuição das doses do tarja preta.

Importante que os pais lembrem que não se deve retirar os psicotrópicos de uma hora pra outra e, sim, ir diminuindo gradativamente, pois as reações podem ser imprevisíveis e graves!

O Rescue atua imediatamente em situações extremas de estresse, medo, dor e outros desequilíbrios intensos. Ele auxilia a retrazer um estado o mais próximo possível do equilíbrio e de calma, lidando melhor com as situações de estresse.


Formatos disponíveis no mercado



- Líquido diluido em brandy - (álcool 12% usado como conservante) - como costuma ser aplicado em gotinhas sublinguais, cuidar quando se tratar de crianças pequenas (melhor após os 7 anos,  em media, dependendo do físico e saúde em geral), pois podem haver sensibilizações. Caso não houver outra alternativa, diluir as gotinhas em meio copo d'água e mexer bem com uma colherinha, preferencialmente de nylon. Ajuda a evaporar o álcool. Armazenar em local seco e com pouca luz. Tem, em média, uma duração de 3 meses.

- Líquido diluído em glicerina - nem sempre encontrado nas farmácias, guarda do mesmo jeito que o diluído em brandy. Como há pessoas sensíveis aos produtos de origem animal, a glicerina, geralmente extraída de bovinos e outros, pode trazer alguma alergia. Convém observar e, neste caso, optar por outra alternativa. Mesma duração que o anterior.

- Líquido diluído em água destilada - é o melhor para crianças pequenas (até 7 anos, em media, dependendo do físico e saúde em geral). Como não tem nenhum conservante, sua duração é de 15 dias e precisa ser armazenado na geladeira, no meio do eletroeletrônico.

- Pastilhas - são usualmente bem recebidas pelos jovens. Não recomendável para crianças pequenas.

- Cremes - quando aceitos, os cremes podem ser passados em qualquer lugar, especialmente pelas meninas, como se fosse um tratamento dérmico. Já os garotos costumam não receber muito bem esta modalidade.

- Sprays para ambiente - cada vez mais usado, especialmente no lar, na hora de estudar e-ou fazer as tarefas da escola. Também na hora de dormir. Só borrifar.

Quando não é possivel administrar o floral via oral, em casos de inconsciência, por exemplo, ou quando a criança (ou pessoa de qualquer idade) mostrar-se muito tensa, pode-se aplicar sobre os lábios, atrás da orelha e na parte interna dos pulsos e na nuca. A aplicação na face também causa intenso resultado, pois atua rapidamente, reequilibrando e organizando o estado emocional.


Pode-se colocar 15 gotas do rescue Remedy em um borrifador e aplicar no ambiente, atuando sobre a atmosfera e ambiente onde ocorre a tensão, agindo, desta forma, sobre um grupo de pessoas, caso seja necessário.

Em creme, geralmente tem adicionado o Crab Apple (usado para limpeza física e emocional). É utilizado em situações agudas, como picadas de insetos, queimaduras, contusões, dores locais, etc. Ou crônicas, como problemas de pele, pós cirúrgico e etc.

Para os dias de avaliação (provas) das crianças e jovens, por exemplo, os pais também podem passar na parte interna dos pulsos e nuca. Lugares de grande afluência de arterias e nervos, locais de grande fluxo sanguíneo e nervoso. Proporciona alívio rápido.


DOSAGEM

Geralmente, 4 a 5 gotas de floral, 4 vezes ao dia, sublingual. Mas, no caso do Rescue, dependendo da situação, pode-se tomar de hora em hora ou até mesmo a cada quinze minutos, ou de cinco em cinco, dependendo da gravidade. É bom estar atento, pois há situações em que há necessidade de outros elementos de apoio, como amparo médico ou psicológico.




O efeito de cada flor no Rescue Remedy




Rock Rose

Este floral atua nos casos de pânico, que paralisam corpo e mente, estados de medo tão intensos que nos deixam sem reação. Situações em que a pessoa pode vir até a desmaiar ou perder as forças . É o floral da coragem.


Impatiens

"Para aqueles que são rápidos no pensamento e na ação e que desejam que todas as coisas sejam feitas sem hesitação ou demora. Quando doentes, ficam ansiosos por uma recuperação rápida. Acham muito difícil ter paciência com pessoas lentas, pois consideram isso errado e uma perda de tempo. Irão se empenhar para torná-las, de qualquer maneira, mais rápidas. Frequentemente, preferem trabalhar e pensar sozinhos, de maneira que possam fazer tudo em seu próprio ritmo." (Dr. Edward Bach) Aumenta o limiar de tolerância à dor e ao estresse.


Clematis

É o floral usado para restaurar a consciência, o equilíbrio, que pode ou não ter sido alterado devido à dor intensa.


Cherry Plum

Esse remédio é indicado para situações em que a pessoa está a beira de perder o controle, é muito indicado em casos de histeria, sob pressão extrema ou medo extremo, auxiliando a se manter equilibrada e centrada.


Star of Bethlehem

Este floral é indicado para situações de traumas e choques, sendo fundamental na fórmula do Rescue Remedy. Ele auxilia a sair do quadro em que se formou a situação limite, liberando a memória e dando ânimo para seguir em frente.


Exemplos de uso do Rescue Remedy: acidentes (inclusive quando há perda de consciência, podendo ser aplicado no pulso), provas/concursos, traumas e choques, luto, trabalho de parto, pré e pós operatório, aplicações de quimio/radioterapia, estresse decausas diversas.

Uma amiga pergunta se é necessária a consulta a um terapeuta floral, ou se, na impossibilidade (diz que na sua cidade não há) é possível ler, sentir e adquirir aqueles que julgar mais convenientes.

Recomendo sem hesitar que uma mãe carinhosa pode ser esta observadora também, com muito efeito.Conheço os Florais de Bach desde a  década de 80, quando surgiram no Brasil. Provavelmente, muitas mães sequer haviam nascido nesta época!! Respeito as correntes atuais, mas, defendo e pratico, a força da Intuição Materna!

Por mais de 10 anos trabalhei com Florais de Bach, como educadora e orientadora em desenvolvimento humano, sempre indicando às mães e aos adultos, a estudar em si mesmos, pela auto observação, quais os efeitos que tudo, incluindo alimentação e emoções, realizam em seu organismo. Este foi o próprio objetivo do libertador Dr. Edward Bach, que considero um ser iluminadíssimo!

Depois, já indicava colegas que trabalhavam com os Florais e a Homeopatia, por mais outros 20 anos, dedicando-me mais em eventos que promoviam as questões (conflitos) do dia a dia organizacional e pessoal. A terapia, o aconselhamento e o acompanhamento tem, em si mesmos, um caráter curador, quando há sintonia de princípios e valores entre cliente e terapeuta.

Com relação à independização do paciente, dando-lhe, o mais possível, autonomia e segurança, o que vemos, infelizmente, é o contrário: MUITAS mães contatando, perguntando o que “significa" esta ou aquela expressão, este ou aquele dado, pra que serve determinado remédio, pra entender o que consta no laudo... a irresponsabilidade da muitos dos profissionais "da saúde" atualmente chega a ser incompreensível e criminosa.

Textos sobre a significância de cada flor e outros:
Puruma Yala
Grande Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Naturóloga, massoterapeuta e Reiki Master pelos método USUI, Kahuna e Tibetano; e no sistema Seichim-Sekhem-Reiki Master. Trabalho com as práticas naturais ligadas à medicina Chinesa, Indiana e Xamânica. Ana Karine Oliveira Rodrigues

REFERÊNCIAS

APLICAÇOES PRATICAS DOS FLORAIS DE BACH: UM GUIA COMPLETO PARA O USO DAS Essências florais inglesas. Por JESSICA BEAR,WAGNER BelluccoE d. Pensamento. São Paulo/SP ano 2001.

Florais de Back, fotos e fatos: Uma análise comparativa de cada essência - Por Henrique Vieira Filho . Comunidade de estudos Avançados em Terapia Holística. São Paulo/ SP. Ano 2005

Leia também:

Agrimony - Como a planta pode ajudar o ser humano



Por Marise Jalowitzki

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/03/tdah-e-florais.html
Linkedin: https://www.linkedin.com/pulse/article/tdah-toc-e-florais-marise-jalowitzki/edit 

"As 38 plantas curam suave mas efetivamente, e como não existem plantas venenosas entre elas não existe nem o medo nem a possibilidade de tomar uma sobredose ou de estar sujeito aos riscos de uma prescrição incorreta."
- Nora Weeks, As Descobertas Médicas de Dr. Edward Bach Médico


Encontrei este Rescue infantil na web, que podes solicitar (vem pelo correio e vende por cartão)

REF: 95 
HÁ VÁRIOS OUTROS SITES QUE VENDEM, não há qualquer impeditivo, totalmente liberado pela ANVISA e sem contra indicações.
Trata naturalmente dos problemas causados no dia a dia da criança, como: Impaciência, Ansiedade, Medos, Traumas e Desgastes Mentais e Físicos. Fórmula sem álcool.
Descrição do produto
Rescue® Kids 10 ml
Foi elaborado com a mistura original das cinco essências, porém, agora em uma fórmula sem álcool para crianças ou pessoas sensíveis ao álcool.
Composto por 5 florais: • Star of Bethlehem – para traumas e direção; • Rock Rose – para energia de vida e coragem; • Clematis – para estar focado e consciente do momento; • Impatiens – para ter paciência, calma e relaxar; • Ckerry Plum – para autocontrole e lucidez nos momentos difíceis.
Uma criança com desgastes mentais e físicos causados pelos problemas do dia-a-dia, além de complicar seu sucesso e felicidade, pode degradar seu sistema imunológico, deixando-a exposta e vulnerável as interferências que sofrem no convívio escolar e social. Evite que isso aconteça com seu filho, utilizando o Rescue® Kids.
Modo de uso: Pingue quatro gotas direto na boca, na água ou na bebida favorita da criança. Beba em pequenos intervalos.


 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:
www.tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br


LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM
Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade


4 comentários:

  1. olá... gostaria de saber em qual site posso encontrar esse Rescue® Kids 10 ml... meu filho faz uso de Ritalina 10 mg posso utilizar ele junta com o medicamento e aos poucos ir tirando a ritalina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanessa, muitas farmácias de manipulação homeopática tem. Caso não encontres, o site Monas é o oficial do Banch Centre no Brasil. Eles enviam com segurança.

      Excluir
  2. Meu filho de 15 anos tinha TDAH até os 9. Tratou com psicóloga até os 11 anos e conseguiu superar a hiper mas continua com DA acentuado.. que floral seria mais conveniente para ele?

    ResponderExcluir
  3. Cada pessoa é diferente uma da outra, ainda que sob um mesmo diagnóstico. O mais recomendável é procurar um terapeuta floral - muitos homeopatas também tem esta formação. É preciso considerar idade, peso, histórico de medicação, tempo de medicação, tipo de alimentação, eventuais alergias, etc.. Um dos florais mais usados para a concentração é p Wild Oat, mas é sempre MUITO melhor usar um composto de essencias, ajustado à sua realidade.

    ResponderExcluir