terça-feira, 29 de abril de 2014

TDAH - O Tempo de cada um para a aprendizagem - Nossas velhas maneiras de ver as coisas e os novos jeitos de usufruir a vida



Déficit de Atenção. Hiperatividade. A revisão do Estilo de Vida, do que estamos oferecendo à criança, e de como concebemos Felicidade, tudo isso precisa acontecer! Não vale pensar apenas em "moldar" a criança, achatando-a, rotulando e estereotipando! É preciso rever o jeito de ser das pessoas adultas, de como elas lidam e tratam os menores, revisar os modelos severos e engessados dos adultos!

TDAH - O Tempo de cada um para a aprendizagem  - Nossas velhas maneiras de ver as coisas e os novos jeitos de usufruir a vida

Por Marise Jalowitzki
29.abril.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/04/tdah-nossas-velhas-maneiras-de-ver-as.html

"Suponhamos que a criança tem sete anos e não lê bem, mas joga muito bem. Temos aqui um problema? Os pais ficam com medo e começam a  pensar que seu filho é estúpido ou preguiçoso. Os professores cobram. Eles levam o filho a psicólogo, terapeuta... Entretanto, não existe no mundo nenhum método que ensine a criança a ler, se ela ainda não está pronta.” (Remo H. Largo, médico e escritor em Zurique. Dirigiu durante quase três décadas o Departamento de Crescimento e Desenvolvimento no Hospital Infantil da Universidade de Zurique - pág 32 - A necessária desaceleração - Livro TDAH Crianças que Desafiam)





Nossas velhas maneiras de ver as coisas e os novos jeitos de usufruir a vida

Difícil de entender? Difícil de lidar? Sim, com certeza! Tudo porque um dia nos disseram que: 

- a única forma de assistir televisão é sentando quietinho, apenas olhando! Não "pode ver" pulando!
- a única forma de aprender era se "concentrando", bem quieto, olhando fixo para um determinado ponto, em silêncio e imobilidade! "Não pode aprender" movimentando o corpo, tocando, interagindo, que dirá rindo e compartilhando!
- a única forma de saber se alguém está verdadeiramente nos escutando com atenção é se ela nos olha fixa e seriamente nos olhos! E quando falamos com uma pessoa cega, que efetivamente não enxerga?

Se as crianças de hoje são diferentes? Sim e Não. 

Não, elas não são diferentes na sua vontade de  brincar e ser feliz, na sua curiosidade, na sua vontade de conhecer e saber. 

Sim, elas são diferentes porque o mundo está diferente! Elas são produto de um tempo inusitado!

Pense:

- Desde o período de gestação, quantos exames e seus consequentes influxos eletromagnéticos são jogados periodicamente em seus corpinhos? Há mamães que passam por ecografias de 3 em 3 meses! Você acha mesmo que nada disso influencia? 

- E as descargas de todos os eletrodomésticos que temos em casa, muitos deles sempre plugados nas tomadas, você acredita que as descargas eletromagnéticas não interferem? Quantos casais tem tv no quarto de dormir!

- E os alimentos? Refeições são preparadas em microondas. Alimentos estão afetados com agrotóxicos e transgênicos.

- A água recebe aditivos químicos, até nos processos de purificação.

- O ar está cheio de alterações químicas (distrails, contrails, chemtrails).

- Os entretenimentos estão cada vez mais mecanizados!

- Os estímulos visuais aumentam a cada dia: comerciais se "movimentam" na mesma tela onde se lê um texto, acesso simultâneo a vários canais e recursos... 


COMO esperar que essas novas crianças sejam como um dia alguns de nós já fomos?

Isso sem falar em todos os remédios que são indicados em diferentes situações!

IMPOSSÍVEL esperar que as reações dos pequenos de hoje tenham como referência o que um dia foi considerado característica infantil. E, ademais, quem não tem uma história para contar de um menino travesso ou uma garotinha sapeca na família? Até há bem pouco tempo o termo usado era "ovelha negra da família"! Agora, buscam-se soluções de achatamento e adestramento em fármacos, tentando uniformizar comportamentos, tentando deixar "todo mundo igual"!


Atividades manuais continuam sendo fundamentais na construção de uma infância saudável!




Marise Jalowitzki
Blog e site Compromisso Consciente

Escritora, Educadora, 
Idealizadora e Coordenadora do Curso para Coordenadores em Jogos e Vivências para Dinâmica de Grupos (níveis formação e master),
Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FGV,
Facilitadora de Grupos em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista de coração, Vegana.
Certificada como International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
marisejalowitzki@gmail.com 
compromissoconsciente@gmail.com 



Livro: TDAH Crianças que desafiam 
Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta

Acesse: 
http://www.compromissoconsciente.com.br/
TDAH Crianças que Desafiam - Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família

TDAH Crianças que Desafiam

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