sexta-feira, 29 de junho de 2012

Sumiço das Abelhas - Os donos das Sementes, Polinização das lavouras e a Sobrevivência das Abelhas



Extinção das Abelhas - Chega de Mistério - Curso para criação de apiário é vendido na web por 14,90 reais. Conhecido como Caixa-dólar - Melhor Sistema de Criação de Abelhas




Os donos das Sementes, Polinização das lavouras e a Sobrevivência das Abelhas
Parte 5


Por Marise Jalowitzki
29.junho.2012

Como já relatado anteriormente são em número de cem os tipos de lavouras que produzem alimento humano. Desses 100 tipos de alimentos, 70 precisam da polinização das abelhas para se desenvolver. Assim, é essencial que as abelhas continuem a desempenhar seu papel de estabelecer “conexões” entre as flores dos produtos. Com o crescente aumento nos índices de agrotóxicos usados, as abelhas nativas não aguentam e vão morrendo. As africanizadas, mesmo que muitos garantam sua maior resistência às pragas e doenças, ainda assim, algumas também não resistem.

Com a estimativa do crescimento populacional mundial, o Brasil está a garantir que conseguirá suprir a demanda por alimentos no mundo. Portanto, a premissa é assegurar o aumento na produção.

Assim, até a produção de mel, “razão de ser” das abelhas, passa a segundo plano. O mais importante, de acordo com esta visão de desenvolvimento, é assegurar mais e mais alimentos. Assim, os cientistas voltaram-se para “modificar”, mais uma vez, as abelhas africanizadas, para que estas passassem apenas a “correr atrás” do pólen, garantindo a produção de alimentos nos índices desejados.

Esta técnica, de forçar artificialmente as abelhas africanizadas a extrair apenas o pólen das flores – e não mais, também, o néctar, que produz o mel – existe no Brasil desde 1999.

A maneira atual de extrair pólen, na verdade, nada tem a ver com produzir mel. O sistema é bem diferente do método natural das abelhas (visto no artigo anterior). Atualmente, por R$ 14,90, você pode adquirir na web uma caixinha e as orientações de como iniciar seu “negócio”! Quem fiscaliza? Quem orienta para as implicações no entorno? Para os impactos?  


Abelhas africanizadas vão substituindo, gradativamente, as abelhas nativas.  O desmatamento crescente pode tornar impossível a vida das abelhas nativas. 
Segundo dados constantes no wikipedia, uma colmeia de abelhas africanizadas não pode estar a menos de 300 metro de qualquer edificação humana, devido a sua agressividade. Muitos apicultores as preferem, pois, dentre outras características, evitam o 'roubo' de sua produção, atacando e matando quem se aproxima de sua colmeia.

Originalmente, as abelhas costumam recolher o néctar, que é a sua fonte de energia e que resulta na produção do mel. O novo sistema de extração, que visa apenas a produção do pólen, a fonte proteica, é efetuado pelas abelhas africanizadas num raio de 8 km a partir da colmeia. Para que elas vivam o tempo necessário para recolher o pólen das flores, recebem água com açúcar no lugar do néctar.

Por isso, faz-se necessário que os apicultores tradicionais preservacionistas, que cultivam abelhas nativas, tenham conhecimento da existência de colmeias das africanizadas no entorno, sob pena de não conseguir levar seu cultivo adiante. Como as africanizadas extraem todo o pólen existente nas flores, todos os demais insetos que necessitam de pólen acabam morrendo. “Também há outros animais que se alimentam de mel, como os tatus e iraras. Há apicultores que instalam armadilhas, capturam e matam esses mamíferos, alegando prejuízos.” (Germano Woel Jr.) Por enquanto, não encontrei um estudo que demonstre quantas espécies nativas de abelhas já foram extintas.

- Abelhas precisam ser cuidadas e preservadas no frio e no calor intenso.
- Abelhas precisam de espaço, floresta, verde, flores, para recolher pólen e néctar. Não água com açúcar.
- Abelhas são insetos com uma organização social interna firme, incrivelmente destacada em funções e ações. Alterar essa eco sociedade NÃO É DIREITO HUMANO!

O ser humano continua com sua arrogância sem limites, acreditando que as demais espécies que ele, invertidamente, chama de "inferiores" podem se adaptar a quaisquer arranjos que ele (ser humano) possa inventar para a vida de quem quer que seja!

ASSIM, além de chamar à responsabilidade as transnacionais de agrotóxicos como a MONSANTO, SYNGENTA, BAYER, DOW CHEMICAL, DUPONT, BASF e todas as demais empresas ligadas ao controle de alimentos e do sistema agrícola, também os agricultores e melipo precisam estar conscientes de seu papel no atual momento. Alguns não se preocupam mesmo com as gerações futuras, estando focados apenas nos resultados imediatos, mas, muitos dos ‘homens do campo’, sim, amam seus filhos e se preocupam com o legado que estarão deixando para seus descendentes. Esses precisam, urgentemente, tomar pé da situação e fazer a SUA PARTE! Divulgando, denunciando, assumindo seu papel, seja de predadores inconsequentes, seja de responsáveis e compromissados! É hora de jogar fora a máscara de “não sabedor”! Chega de “mistério”! É hora de por A MÃO NA CONSCIÊNCIA!


(continua)

Série O 'MISTÉRIO' DA EXTINÇÃO DAS ABELHAS



Abelhas em extinção - A quem mais
responsabilizar?

Extinção das Abelhas, Há Mais embaixo do Tapete!
Parte 1

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/06/extincao-das-abelhas-ha-mais-embaixo-do.html 








Porque essa história de "MISTÉRIO"
 DO DESAPARECIMENTO DAS 
ABELHAS continua sendo 
INCESSANTEMENTE alardeada. 

Extinção das Abelhas - Mistério ou Verdade Encoberta?

Parte 2
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/06/extincao-das-abelhas-misterio-ou.html







Competição canadense envolve
apicultores e abelhas sem ferrão

Extinção das Abelhas - Consequência Planejada ou Plano Inconsequente? 
Parte 3 









Extermínio dos zangões

As alardeadas possíveis causas para o sumiço da Apis mellifera e o cultivo tradicional do mel 
Parte 4 








Extinção das Abelhas - Chega
de Mistério - Curso para criação
de apiário é vendido na web por
14,90 reais. 



Os donos das Sementes, Polinização das lavouras e a Sobrevivência das Abelhas
Parte 5













Abelhas que produzem apenas
mel, abelhas que recolhem apenas
pólen – IBAMA agora informa que
reavaliará 4 agrotóxicos associados
a efeitos nocivos aos polinizadores
- Imidacloprido, Tiametoxam,
Clotianidina e Fipronil.
Mas n
ão são só os pesticidas.  

A Realidade Atual das Colmeias - Pólen Apícola - Sistema Natural X Sistema Atual - Interferência Humana 
Parte 6


Abelhas sem ferrão - silvestres - não
atacam - o perigo é não saber quais as
 espécies agressivas. O melhor é não arriscar

Ataques de Abelhas - Quantas picadas matam

Parte 7

Por Marise Jalowitzki
09.setembro.2012







Parte 8 - É possível interromper o Colapso das Abelhas (CCD - colony collapse disorder)? O que dizem os pesquisadores


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário