Mostrando postagens com marcador fogo no flare. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador fogo no flare. Mostrar todas as postagens

sábado, 25 de janeiro de 2014

Novamente o fogo no flare do Polo Petroquímico de Triunfo incendeia a noite no RS e assusta a população



Fogo no flare. Foi mais de meia hora de queima de gases, logo após a chuva. Esta foto é da Suzana Pires e foi produzida em Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre e publicada no Jornal O Sul e Gaúcho.


Novamente o fogo no flare do Polo Petroquímico de Triunfo incendeia a noite no RS e assusta a população

Por Marise Jalowitzki
25.janeiro.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/01/novamente-flare-do-polo-petroquimico-de.html

Imagino o susto das pessoas do entorno! Evento durou uma meia hora, entre idas e vindas das chamas! Foi logo após a benfazeja chuva que caiu em Porto Alegre, depois de dias tórridos! Por isso, nossas janelas permaneciam abertas, para refrescar o interior das casas.

O que terá acontecido desta vez? Sim, pois o fogo só ultrapassa as paredes da chaminé quando há problemas, quando os gases conduzidos saem do controle! E esse acidente, durou MUITO mais tempo do que outros! Por detrás das nuvens remanescentes da chuva recém caída, surgiam as claridades de grande monta!

O que encontrei no Jornal O Sul, depois passou para Zero Hora:
"Um clarão na direção da zona sul do Estado chamou a atenção dos habitantes da região metropolitana de Porto Alegre na noite desta sexta-feira. O motivo: a queima de gases na mais alta torre do complexo de cinco empresas localizado no Polo Petroquímico, em Triunfo, que também fica na Região Metropolitana.

A torre tem 120 metros de altura e é chamada de flare, que, em inglês, significa "labareda", "luz".

Conforme o Corpo de Bombeiros de Montenegro, a alta luminosidade, aliada à fumaça, não se tratava de um incêndio, e sim do sistema acionado para queimar o excesso de gases não utilizados nos processos petroquímicos."

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2014/01/clarao-visto-da-grande-porto-alegre-e-queima-de-gases-no-polo-petroquimico-4399981.html


Não foi incêndio? Como assim? Devem ter querido dizer: o fogo foi monitorado! Sim, pois sempre que o fogo no flare ultrapassa as paredes da chaminé e se torna visível para a população é porque houve um incidente interno, que liberou gases em excesso! (querendo, leia em detalhes, a seguir, sobre a funcionalidade de um flare). Felizmente, a situação pode, mais uma vez, ser contornada. Mas, por favor, não minimizem, pois as labaredas foram gigantescas e, mesmo com o ambiente pós chuva (e a natural umidade do ar) demorou muito para se dissipar!!!

A população do polo deve ter passado por um susto ainda maior, pois ainda se recupera do trauma do incêndio de setembro.2013, onde 5 trabalhadores morreram queimados e dois ficaram com sequelas devido aos graves ferimentos. O incêndio aconteceu na Masisa, uma das empresas do Polo, praticamente não recebeu destaque na mídia e ficou interditada. Reabre em 27.janeiro.2014 (amanhã). Querendo, leia mais detalhes ao final desta página.

Sobre flare, transcrevo de artigo anterior, neste blog:

Depois que escrevi o último artigo, nesta madrugada, quando assistimos a mais uma queima de gases e seus cheiros horríveis, no flare do polo petroquímico de Triunfo, da Braskem, alguns contatos perguntaram sobre o que é, mesmo, o flare.

O flare é um dos sistemas de segurança das tubulações, que são utilizadas para a passagem de gases e líquidos produzidos durante o processo de refinamento


O que é flare

Flare é a tocha que fica constantemente acesa nas chaminés de petrolíferas. É uma grande chaminé.

O flare é um dos sistemas de segurança das tubulações, que são utilizadas para a passagem de gases e líquidos produzidos durante o processo de refinamento para serem enviados para outras empresas pertencentes ao grupo/polo. 

Na ponta do flare  existem maçaricos, geralmente quatro, que ficam permanentemente acesos no interior da chaminé, chama alimentada por gás natural. A razão da chama ficar permanentemente acesa é para proporcionar a queima imediata dos gases residuais, que não se enquadram na qualidade exigida para produção. 

SEGURANÇA PELA QUEIMA DOS GASES QUE ESCAPARAM

É um incidente que evita um acidente de maior monta. Deu pra entender?

A queima dos gases no flare garante dupla segurança para a empresa e a comunidade: 

- para a empresa - segurança dos trabalhadores e edificações, pois impede explosões. A queima garante que estes gases não fiquem parados nas tubulações, o que poderia provocar acidentes. 

- para a comunidade - dentro do sistema atual, os gases tóxicos são convertidos, são transformados, através da queima, tornando-os menos poluentes do que originalmente, antes de jogados na atmosfera. Minimizam-se os efeitos, sim, mas ainda são poluentes. 

INTENSIDADE DE LUZ E DE RUÍDO

Assim como a intensidade da tocha, o barulho do flare também depende da quantidade de gás queimado. Quanto mais gases, maior o barulho. 


PORQUE E QUANDO É FEITA A QUEIMA DOS GASES EM EXCESSO

Algumas vezes, ocorrem problemas no processo de produção, daí a necessidade de enviar mais gases para a tocha, o que causa o aumento do fogo. 

Quando em atividade de consultoria dentro de uma das refinarias da Petrobras, tive ocasião de estar presente em várias situações onde a turma recebia o alerta de que havia ocorrido um acidente. Vinha um trabalhador de fora e dizia, discretamente, ao gestor:

"Deu m...!"

TODOS se mobilizavam, conscientes, preocupados e apressados. O evento de desenvolvimento era interrompido, sendo destacados alguns profissionais, quantidade que variava de acordo com a gravidade do escapamento.

Quando voltavam, estavam sempre aliviados, com a certeza do dever cumprido.

Flare (pronuncia-se flér - Quanto mais gases, maior o barulho e maior a intensidade das chamas


RISCOS E RESPONSABILIDADE

Todas as petroquímicas tem consciência de sua responsabilidade e se dedicam ao máximo para que acidentes não ocorram, mas, na ocorrência, trabalham para que tudo volte ao normal no menor tempo possível. 

O sistema em si é que é uma tecnologia que embute riscos. E riscos sérios. Refino de petróleo é considerada uma tecnologia suja, uma energia suja por isso. Pelos tremendos danos que causa ao meio ambiente em caso de acidentes.

DIGA SIM ÀS TECNOLOGIAS LIMPAS! Que os governantes invistam sempre em novas tecnologias limpas e sustentáveis!
O MEDO DOS HABITANTES DO POLO

Manifestação interrompe acesso ao polo petroquímico de Triunfo Ronaldo Bernardi/Agência RBS
Sindicatos e trabalhadores exigiram mais segurança na Masisa, onde um incêndio em setembro.2013 matou cinco trabalhadores



Quando o fogo irrompeu pelos céus na madrugada do sábado, algumas pessoas contataram, querendo saber o que, realmente, havia acontecido. E seu medo era justificado. ONTEM, dia 24.janeiro.2014, saiu o anúncio de que a MASISA, após 4 meses fechada, deve reiniciar suas atividades na próxima semana!

A empresa foi interditada após o incêndio que resultou na morte de 5 de seus trabalhadores, em setembro de 2013, além de dois trabalhadores que ficaram com sequelas graves devido aos ferimentos por fogo. O caso teve pouquíssima repercussão (como tudo que permeia a área do Polo Petroquímico de Triunfo-RS). Á época, os trabalhadores interromperam o acesso ao Polo, realizaram uma manifestação na rodovia, interrompendo o acesso ao polo, exigindo mais segurança.

Durante a manifestação, tiveram de destacar vários companheiros para atender a uma explosão na CEEE (Cia Estadual de Energia Elétrica). A explosão foi de um transformador da subestação da CEEE no polo, que provocou uma queda de energia que deixou fora de operação empresas de segunda geração.

Convívio duro.


O incêndio na Masisa, em setembro.2013, matou 5 trabalhadores e deixou feridos mais dois. Ela estava interditada desde lá. Retoma no final deste mês de janeiro.2014

A MASISA é uma empresa que fabrica painéis de madeira para móveis e arquitetura de interiores. A explosão aconteceu no setor de peneiras e dois outros trabalhadores que sofreram queimaduras em 50%.

Segundo Antônio Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção Civil e Mobiliário de Montenegro, Antonio Alves, após a vistoria, a impressão era boa, pois a Masisa investiu pesado em questões de segurança, especialmente contra incêndios. Ele ressaltou, também, que a empresa prestou apoio psicológico para os funcionários, afim de resgatar a autoestima da equipe, abalada com a perda de colegas.

Parece que a historia da humanidade é assim mesmo: sempre, a partir de acidentes terríveis, com mortes significativas, algo de melhor acontece!!! Que lamentável prática!!!





Pesquisa:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/10/manifestacao-interrompe-acesso-ao-polo-petroquimico-de-triunfo-3913227.html
http://www.painelflorestal.com.br/masisa-retoma-producao-aos-poucos-apos-incendio-na-unidade-de-montenegro


E mais sobre o tema, neste blog:

Petróleo - mais uma vez
chaminé do polo petroquímico
queima na madrugada no RS
Fogo no Flare, novamente a chaminé arde em chamas! Polo Petroquímico de Triunfo

26.novembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/fogo-no-flare-novamente-chamine-arde-em.html






De Porto Alegre foi possível ver o clarão gerado
pela chaminé do polo petroquímico de Triunfo
Foto:Valdir Friolin / Agencia RBS


Fogo do Flare de Triunfo assusta - Falha
eleva chama no polo petroquímico de
Triunfo

Por Marise Jalowitzki
14.outubro.2011
http://ning.it/nmhm5P




Querendo, leia mais sobre:

VENENOS NA NOITE - A Pérfida Tática de emissão tóxica noturna - É direito do Cidadão respirar ar de boa qualidade CONAMA - Resolução 003 e 005 -
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2011/10/venenos-na-noite.html
Venenos na Noite



sábado, 26 de novembro de 2011

O que é flare? Um pouquinho de minha experiência em petrolífera

O que é flare - Indústria petrolífera é uma energia suja - Na foto, animal agoniza após vazamento de petróleo no mar

O que é flare? Um pouquinho de minha experiência em petrolífera


Por Marise Jalowitzki
26.novembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/o-que-flare-um-pouquinho-de-minha.html



Depois que escrevi o último artigo, nesta madrugada, quando assistimos a mais uma queima de gases e seus cheiros horríveis, no flare do polo petroquímico de Triunfo, da Braskem, alguns contatos perguntaram sobre o que é, mesmo, o flare. E quais os gases que mais comumente são expelidos para atmosfera. Vou responder, neste  momento, a primeira pergunta, mesmo que já tenha comentado em algum artigo anterior.


O que é flare


Flare é a tocha que fica constantemente acesa nas chaminés de petrolíferas. É uma grande chaminé.


O flare é um dos sistemas de segurança das tubulações, que são utilizadas para a passagem de gases e líquidos produzidos durante o processo de refinamento para serem enviados para outras empresas pertencentes ao grupo/polo. 


Na ponta do flare  existem maçaricos, geralmente quatro, que ficam permanentemente acesos no interior da chaminé, chama alimentada por gás natural. A razão da chama ficar permanentemente acesa é para proporcionar a queima imediata dos gases residuais, que não se enquadram na qualidade exigida para produção. 


A queima dos gases no flare garante dupla segurança para a empresa e a comunidade: 
- para a empresa - segurança dos trabalhadores e edificações, pois impede explosões. A queima garante que estes gases não fiquem parados nas tubulações, o que poderia provocar acidentes. 


- para a comunidade - dentro do sistema atual, os gases tóxicos são convertidos, são transformados, através da queima, tornando-os menos poluentes do que originalmente, antes de jogados na atmosfera. Minimizam-se os efeitos, sim, mas ainda são poluentes. 


Assim como a intensidade da tocha, o barulho do flare também depende da quantidade de gás queimado. Quanto mais gases, maior o barulho. 


Algumas vezes, ocorrem problemas no processo de produção, daí a necessidade de enviar mais gases para a tocha, o que causa o aumento do fogo. 


Quando em atividade de consultoria dentro de uma das refinarias da Petrobras, tive ocasião de estar presente em várias situações onde a turma recebia o alerta de que havia ocorrido um acidente. TODOS se mobilizavam, conscientes, preocupados e apressados. O trabalho era interrompido, sendo destacados alguns profissionais, quantidade que variava de acordo com a gravidade do escapamento.


Quando voltavam, estavam sempre aliviados, com a certeza do dever cumprido.


Todas as petroquímicas tem consciência de sua responsabilidade e se dedicam ao máximo para que acidentes não ocorram, mas, na ocorrência, trabalham para que tudo volte ao normal no menor tempo possível. 


O sistema em si é que é uma tecnologia que também traz riscos. E é nisso que está embasada a filosofia da sustentabilidade, que visa acabar com a utilização de tecnologias sujas: Explorar e desenvolver sempre novas fontes de energia renovável, limpa e sustentável. 


Imagino o pavor que inspirei em alguns gestores quando, lá nos idos de 2001-2003, iniciava estes debates sobre novas fontes alternativas de energia - combustível e elétrica e concluía: "O mundo está mudando. Precisamos nos atualizar."


Com o sentimento imediatista que costuma acometer a todos, a primeira reação de muitos era de "é prá logo? Nosso emprego está na corda-bamba?" O gerente daquela(s) unidade(s) era rápido: "Não é nada! Nada a ver!"


Ambientalista, ecologista, sabia que meu contrato duraria pouco. Valeu assim mesmo. Valeu muito. Valeu em experiência. Em alguns sei que a semente da sustentabilidade foi plantada e germinou.


Aos que morreram em função do câncer contraído, especialmente aqueles que iniciaram em Cubatão, meus sinceros agradecimentos pelos depoimentos valiosos, preciosos, únicos, concebidos em fóruns grandes ou de duas dezenas de pessoas.


As mudanças não são rápidas. São necessárias. Para isso, precisamos conscientizar o maior número de pessoas. Não para "virar a mesa" com estrondo e impaciência e, sim, com conhecimento, perseverança e competência.


Infelizmente, poucos QUEREM se conscientizar e ir mais fundo nas alternativas, ficando no conforto do imediatismo consumista. Aqui mesmo, no RS, as três plataformas de petróleo da Petrobras em Rio Grande estão sendo construídas a festejados passos largos. Em um ano, 22 plataformas novas foram encomendadas só no Brasil.


Quando tempo teremos de assistir e conviver com aquilo que, após NOS servir, irá destruir as gerações futuras? Depende de cada um, eu e você.


A Braskem fez uma propaganda bacana sobre uma reciclagem, em um ponto no Brasil (aqui no RS) de reciclagem das sacolinhas, para torná-las novamente em petróleo (já publiquei sobre isto). A pergunta é: COMO CHEGAR A TEMPO QUANDO A CORRIDA INICIOU HÁ MAIS DE CINQUENTA ANOS, só no Brasil? Esta é a questão! O que tudo já aconteceu de ruim para, simplesmente, a maioria querer continuar tapando os olhos e os ouvidos? Você acha mesmo que, em algum momento, tudo isso que hoje fica restrito às populações mais pobres e desprovidas não vai chegar até você?



DIGA SIIIMMM ÀS TECNOLOGIAS LIMPAS!






-------


O artigo de ontem/hoje: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/fogo-no-flare-novamente-chamine-arde-em.html

Petróleo - mais uma vez chaminé do polo petroquímico queima na madrugada no Rio Grande do Sul




--------


Leia mais em: http://ning.it/pedrwV


Respirar ar puro é direito do cidadão, garantido por lei - CONAMA - Resolução 003 e 005



Venenos na Noite
Links com diversos temas que incluem: Riscos, perigos, doenças respiratórias e cardiovasculares devido à poluição


Por Marise Jalowitzki
17.outubro.2011

------

De Porto Alegre foi possível ver o 
clarão gerado pela chaminé do polo 
petroquímico de Triunfo
Foto:Valdir Friolin / Agencia RBS


Parte 7/10 - Fogo do Flare de Triunfo assusta - Falha eleva chama no polo petroquímico de Triunfo - RS 
14.outubro.2011
LINK: http://ning.it/nmhm5P  






------

Alternativas Energéticas - Sustentabilidade - Lixo em Energia - Tecnologias Inovadoras
 

Energias Alternativas - Geração de Energia

Por Marise Jalowitzki
15.julho.2011
http://t.co/jImAZ8H

Esta página traz vários links publicados neste blog sobre Fontes Energéticas Alternativas. Projetos, experimentos, implantações. Acompanhe. Página a ser atualizada a cada nova publicação.





Projeto Linro - Gerar eletricidade de forma
descentralizada, sem qualquer contaminação




Linro-Team - Energia Gravitacional - Energia limpa e barata -Você conhece? 

LINK: http://t.co/qLpo2YS








Unaí - Minas Gerais - Primeiro Projeto Brasileiro
para Transformar o Lixo em Energia,
 aproveita até mesmo o chorume


Energia do Lixo - Transformar lixo em Energia é possível no Brasil? Sem impactos ambientais negativos?


LINK: http://t.co/xZslfoX









Energia Eólica - Ceará mostra que é possível


Ceará - 1º lugar em Energia Eólica no Brasil
Marise Jalowitzki entrevista Fernando Ximenes







Que tal parar de devastar a floresta
 para barragens e utilizar o esgoto
para gerar eletricidade


Alemanha usa esgoto para fazer eletricidade - Quer coisa mais econômica?

14.junho.2011
LINK: 
http://t.co/v0tsah6




---



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ecologista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil


Fogo no Flare, novamente a chaminé arde em chamas!

Petróleo - mais uma vez chaminé do polo petroquímico queima na madrugada no Rio Grande do Sul

Fogo no Flare, novamente a chaminé arde em chamas!


26.novembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/fogo-no-flare-novamente-chamine-arde-em.html


Tem aí algum lugar mais limpo para respirar um ar mais puro?
Sexta-feira, madrugada, fogo nos céus. Flare do polo petroquímico de Triunfo novamente em chamas. Se você está em Porto Alegre ou circunvizinhanças, poderá assistir que faz mais de uma hora que as chamas estão iluminando.  


Cheiro horrível. Até quando? Outro dia ainda li que os gases não são tóxicos e que o corpo humano comporta os desagradáveis efeitos. Mentira! Os gases são tóxicos, sim e as doenças respiratórias podem acontecer logo, ou mais tarde. O material particulado se deposita no sangue e ali permanece. Quanto mais envelhecemos, mais as doenças aparecem.


Porque não pensar em aumentar as exploração de energias limpas e sustentáveis?
Eólica, solar, gravitacional. Há muitas saídas. A gravitacional, há um cientista esperando que alguém queira experimentar o que ele traz desde a Suíça, na expectativa de que o projeto seja colocado em prática.


Petróleo, energia suja. Vazamento no mar, 
empesta e mata a fauna e flora marinha. 




Petróleo, energia suja.
 No ar, contamina e adoece




Os combustíveis fósseis precisam ir sendo descartados. Chega de poluição. Por mais acostumados que estejamos com este jeito esquisito (dito confortável) de se viver, podemos, sim, mudar para jeitos mais saudáveis. Eu quero! E você?


Porque os acidentes estão assim frequentes? Sim, pois, para liberar os gases que ameaçam explodir é que a chaminé acaba dando este espetáculo pirotécnico, ao qual estamos expostos sem nada poder fazer.


Há pouco tempo aconteceu o mesmo "incêndio". Porque a frequência?




------
Leia mais em: http://ning.it/pedrwV


Respirar ar puro é direito do cidadão, garantido por lei - CONAMA - Resolução 003 e 005



Venenos na Noite
Links com diversos temas que incluem: Riscos, perigos, doenças respiratórias e cardiovasculares devido à poluição


Por Marise Jalowitzki
17.outubro.2011

------

De Porto Alegre foi possível ver o 
clarão gerado pela chaminé do polo 
petroquímico de Triunfo
Foto:Valdir Friolin / Agencia RBS


Parte 7/10 - Fogo do Flare de Triunfo assusta - Falha eleva chama no polo petroquímico de Triunfo - RS 
14.outubro.2011
LINK: http://ning.it/nmhm5P  






------

Alternativas Energéticas - Sustentabilidade - Lixo em Energia - Tecnologias Inovadoras
 

Energias Alternativas - Geração de Energia

Por Marise Jalowitzki
15.julho.2011
http://t.co/jImAZ8H

Esta página traz vários links publicados neste blog sobre Fontes Energéticas Alternativas. Projetos, experimentos, implantações. Acompanhe. Página a ser atualizada a cada nova publicação.





Projeto Linro - Gerar eletricidade de forma
descentralizada, sem qualquer contaminação




Linro-Team - Energia Gravitacional - Energia limpa e barata -Você conhece? 

LINK: http://t.co/qLpo2YS








Unaí - Minas Gerais - Primeiro Projeto Brasileiro
para Transformar o Lixo em Energia,
 aproveita até mesmo o chorume


Energia do Lixo - Transformar lixo em Energia é possível no Brasil? Sem impactos ambientais negativos?


LINK: http://t.co/xZslfoX









Energia Eólica - Ceará mostra que é possível


Ceará - 1º lugar em Energia Eólica no Brasil
Marise Jalowitzki entrevista Fernando Ximenes







Que tal parar de devastar a floresta
 para barragens e utilizar o esgoto
para gerar eletricidade


Alemanha usa esgoto para fazer eletricidade - Quer coisa mais econômica?

14.junho.2011
LINK: 
http://t.co/v0tsah6




---

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ecologista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil