quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Teste: Veja se você tem sintomas de stress


teste ajuda você a avaliar se está com sintomas de stress

Teste: Veja se você tem sintomas de stress

Por Marise Jalowitzki
31.agosto.2011
 http://ning.it/rmaXKy

Dizem que para ficar menos estressado é preciso controlar as emoções. Particularmente, não acredito em "controle" das emoções. Tipo "mandar" nas emoções e cerceá-las, "ordenar" que se acalmem, calem e-ou "fiquem quietas".

Acredito, sim, em autoconhecimento, em identificar "como" reagimos e, mais importante de "porque" reagimos, munir o cérebro de alternativas para reagir de forma diferente ao que vínhamos fazendo até então. Parece a mesma coisa, mas não é. É como se conversássemos com um amigo, o arquivo de informações, experiências e atitudes e diséssemos para ele (o arquivo): Que tal fazer dessa forma, dessa vez? Para mim funciona como uma negociação amigável.

Lá nos idos de 80 encontrei com os primeiros especialistas ocidentais que afirmavam que a causa de todas as doenças era emocional, que dependia de nosso estado de ânimo (Anima - Alma) abrir as portas , ou não, para as doenças. E que manter corpo e mente saudáveis garantia um sistema imunológico bem robusto, o que afastava as chances de adoecer.

Esta também é a fala de Marilda Lipp, psicóloga e especiliasta em estresse da PUC Campinas.
É dela o teste que transcrevo a seguir:

Aceitar os ciclos da Vida constitui uma das maiores fontes de Saúde que existem

Verifique se você tem sintomas de estresse:

Assinale os itens que indiquem como se sente neste momento:

1. Ombros levantados
2. Dor ou tensão nas costas
3. Aperto de mandíbula
4. Tensão ou dor na nuca
5. Hiperacidez estomacal (azia)
6. Irritabilidade excessiva
7. Boca seca
8. Taquicardia, ou coração batendo rápido demais
9. Suor excessivo
10. Mãos ou pés frios
11. Respiração ofegante
12. Desorganizado, não sabendo onde colocou as coisas.

Resultado de sua pontuação:

Se não assinalou nenhum:Parabéns, seu corpo está em pleno funcionamento no que se refere ao stress.

Se assinalou de 1 a 3:A vida pode estar um pouco estressante para você. Avalie o que está ocorrendo. Veja o que está exigindo tanto de sua resistência. Pode ser o mundo lá fora ou pode ser você mesmo. Fortaleça o seu organismo.

Se assinalou de 4 a 8:Há sinais de que seu nível de stress está alto e algo está exigindo demais seu organismo. Pode estar chegando no seu limite. Considere uma mudança de estilo de vida e de hábitos. Analise em que seu próprio modo de ser pode estar contribuindo para a tensão que está sentindo.

Se assinalou mais do que 8:Seu nível de stress parece estar altíssimo. Seria bom consultar um psicólogo especialista em stress para fazer um diagnóstico. Sem dúvida, você tem fontes de stress representadas pelo mundo ao seu redor (pode ser família, ocupação, sociedade, etc) e fontes internas (seu modo de pensar, de sentir e de ser) com as quais precisa aprender a lidar.

Fonte: Centro Psicológico de Controle do Estresse - PUC Campinas
Marilda Lipp, psicóloga e especiliasta em estresse

Este teste foi extraído de uma reportagem do G1 -
ou, neste blog em:http://ning.it/r1NKEF
Stress - No nível máximo, quando o corpo chega à exaustão, o organismo fica enfraquecido e a pessoa debilitada


-----




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente





compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

7 comentários:

  1. parabéns pela postagem ,mi ajudou bastante , ate coloquei nos favoritos pra ler e refletir ´pois tava procurando na net exatamente uma explicação pra o que tá acontecendo comigo ,descobri que tou com 8 desses sintomas e tenho stress.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, meu amiguinho... Tá, pelo fato de você ter vindo parar aqui e até ter feito um comentário, talvez esteja estressado, talvez tenha problemas no trabalho, na família. Olha só: Estudar a gramática e procurar redigir bem ajuda muito a combater o stress. Não é sarcasmo, não. É sério! O aprimoramento da leitura e da redação exercem um efeito terapêutico em sua psique.
      Olhe só quantos erros você cometeu nesse seu pequeno texto! Para você está tudo certo, não é? "Que erros eu cometi???!!!"
      Vamos lá:
      Parabéns com p minúsculo; mi ajudou, quando o correto é me ajudou; dar espaço antes da vírgula, quando o correto é dar espaço depois dela; "tava"; "tou".
      Veja, se você "limar" um texto antes de clicar no botão enviar vai trazer efeitos benéficos para você. Vá por mim!

      Excluir
  2. O anônimo que respondeu acima está certíssimo em sua afirmação sobre o benefício que a boa leitura e a boa redação trazem ao bem-estar mental.

    ResponderExcluir
  3. A todos os Anônimos: primeiro lugar - muito legal a visita ao blog e comentários. Como educadora da Língua Portuguesa... do Brasil... aprendi uma coisa certíssima, também: BEM MELHOR expressar o que sente do que apenas atentar às temporais e confusas regras que os linguistas determinam. Acredito, sim, ser importante aprimorar-se mas, quando alguém está estressado, o que precisa? Descanso, remanso, uma atividade estimulante, acolhimento!!! Se puder deixar um conselho ao "primeiro anônimo", volte sempre, escreva do jeito que quiser!!! Tem tanto xingamento na web, que receber e dar palavras de apreço é tudo de bom!!! Desejo que encontre um amigo de verdade, que possa ouvir você e ajudá-lo a sair do stress. Suco de maracujá ajuda também! A vida é curta demais pra ficar preso a detalhes!!! Abraços aos três!

    ResponderExcluir
  4. NOSSA COMO ESTOU STRESSADA

    ResponderExcluir