terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Natal e Suicídios - Você sabia que o maior número de suicídios ocorre nesta data?

Quando "Sucesso" vira apenas sinônimo de posses! Consumir, ter, "ganhar as mina", nada, nada a ver com autovalorização.
Compensção material, física, qualquer coisa palpável não é "Sucesso". SUCESSO é conseguir estar bem consigo mesmo! E isto não depende dos outros! Busque em si os recursos! Não desista! Aposte! Tem sempre alguém torcendo pela manutenção de sua Vida! Como eu, por exemplo, e tantos outros, que te enviam um abraço agora mesmo! Persista!!

Natal e suicídios - Maior número ocorre nesta data


NATAL E SUICÍDIOS
- Você sabia que o maior número de suicídios ocorre nesta data?

Por Marise Jalowitzki

Está se aproximando o Natal, período cada vez mais enfatizado pela mídia e pelo comércio como a data instituída para trocas de presentes, para reuniões em família, para celebrações de afeto, união e solidariedade. Com muita luz, prosperidade, e, claro, troca de presentes. Natal-comércio.

Hosanas ao Filho de Belém! Hosanas ao Filho de Davi!
PAZ NA TERRA!

A força das crenças
A força das mensagens subliminares
A força do nosso subconsciente.

Geralmente um momento de balanço emocional, todo mundo para um pouquinho que seja para avaliar o ano que finda, o que fez, o que conseguiu realizar, a quantas anda a vida.

Mas, principalmente, a questão monetária fala bem alto, atrelada que está, em nossas crenças, a sucesso e realização. Quem, dentre nós, consegue hoje, com facilidade, avaliar-se como bem-sucedido, não tendo um real no bolso? Difícil, não é mesmo? Mas, deveria ser possível. Sem esforço. Pois os bens maiores, todos sabemos, estão além do infinito, e além, pois são sentimentos. Sentimentos de união e solidariedade.

Agora, com todos os apelos publicitários, fica difícil não se deixar tocar. Mesmo para aqueles que querem sair deste instituído estado de transe, não há como ficar insensível aos chamados, que afloram por todos os lados. São músicas, embalagens, ofertas em todos os produtos.

Até as emblemáticas canções milenares, agora estão sendo apropriadas pelos supermercados e lojas de varejo, com letras que parodiam a canção lendária e incutem no cidadão a proposta consumista.

Natal consumo
Comprar, comprar, comprar. Usar o 13º para pagar as contas que ainda pendem desde o ano passado, para ter ficha limpa e endividar-se novamente! Ciclo maluco! Intermitente processo!

O Deus-Menino e sua singela mensagem de paz e harmonia, já está quase totalmente esquecido, absorvido pela idéia risonha do gordo e bom velhinho. Muita comida, muita bebida, muito exagero. Este é o atual espírito de Natal.

Alguns conseguem romper este cerco. A maioria, não.

As pessoas costumam ficar ansiosas, desconfortáveis, mesmo, exigindo-se sempre mais e mais, na ânsia de comunicar em presentes e celebrações, os sentimentos.

E, para os que não conseguem, fazer o que?

Quantos, simplesmente, não podem atender aos pedidos de presentes dos filhos; quantos desejariam, ano após ano, concretizar este ou aquele sonho, e não acontece?

Quando os planos não realizados ainda recebem a cobrança familiar, a situação fica muito, mas muito mais delicada.

Este texto tem o propósito explícito de chamar a atenção para as mudanças de humor que acometem as pessoas, especialmente nestas datas festivas.

Sim, pois há gente que não consegue reunir familiares e amigos ao redor da mesa para uma ceia em família. E, também, não são convidados por ninguém. Solidão absoluta. A que ninguém deveria estar exposto.

Solidão é a maior causa dos suicídios





Também acontece da própria pessoa querer se isolar e afirmar, de forma veemente, que quer ficar sozinha “neste Natal”. Não deixe! O que parece ser um direito de escolha de cada um, tem se mostrado um alerta para a Vida!

Você sabia que o número de suicídios aumenta consideravelmente nos meses de dezembro e janeiro?

A situação é tão alarmante que os órgãos de saúde enfatizam:

- Preste atenção aos que estão próximos. Uma mudança expressiva de comportamento pode estar escondendo um drama interior. Assim, uma grande euforia ou uma grande tristeza podem estar ligando o pisca- alerta.

Você não precisa falar sobre o assunto, se não quiser ou não tiver intimidade. Mas, podendo, é importante sinalizar o benefício que traz um acompanhamento especializado (médico, CAPS, terapeuta). Mas, sempre, mantenha a sua atenção voltada.  

Ajude as pessoas a sorrir!

E, principalmente, não as deixe sozinhas! Solidão é, nestas datas, uma precariedade. Não precisa ter grandes conversas, nem ficar somando conselhos. Seja só presença.
Abraços são poderosos instrumentos para estreitar afetos

E lembre a força de um abraço! Abraço é bom sempre!
Dar e Receber!
Muitos abraços a todos!


Mais sobre o tema na página de links, neste blog:

Direito à Vida


Suicídio - O que leva uma pessoa a desistir


Por Marise Jalowitzki
10.janeiro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/01/suicidio-o-que-leva-uma-pessoa-desistir.html



Querendo, leia também:
Natal é momento de avaliação e 
redirecionamentos, de abraços e gratidão


Natal - Festas e Reencontros

07.dezembro.2011






Querendo, leia também: 

QUEM GOVERNA SUA VIDA? FIQUE VIVO!!!




Natal e final de ano - maior número de suicídios. Ajude a evitar este triste escore!!











Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Educadora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

4 comentários:

  1. Concordo plenamente Marise, sou médico da área cirúrgica e não da área psi mas atento a "covardia" que é essa data, pois incita o ser humano a um estado de plenitude,fraternidade com recursos muito fortes como vc bem falou "a chamados que afloram de todos os lados" Só não seguram depois disso o que acontece em todos os sentidos.Eu por 2 anos,1981/82 trabalhei, (na verdade estudava anatomia) no IML aqui do RJ e ficava impressionado pelas histórias de suícidios quase que na sua totalidade ligadas a depressão, angústia..sempre na esfera emocional. Trabalho muito com câncer (sou cirurgião colorretal) e nunca tive um paciente que se matasse por estar com alguma doença física grave. Por isso tenho muito cuidado em respeitar(devo sem ter consciência usar meus 12 anos de análise)o lado emocional do paciente. Lí seu artigo por acaso querendo saber sobre suicídio/natal e achei-o bastante procedente.
    Meu nome é Miguel Arcanjo e meu email é [miguel@miguelarcanjo.com.br] um forte abraço, Miguel Arcanjo

    ResponderExcluir
  2. Muito grata pela importante contribuição, Miguel Arcanjo! Fiz um novo Artigo, utilizando seu comentário, pela pertinência.

    Natal - Festa de Consumo e Angústias

    Por Marise Jalowitzki e Miguel Arcanjo
    07.dezembro.2011
    http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/natal-festa-de-consumo-e-angustias.html

    Felicidades e um grande abraço! Sempre que quiser, contribua!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você e seu diagnóstico. Não se pode abandonar os solitários que ficam sós nos fetejos de fim de ano, de balanço de fracassos e sucessos. Mesmo que resistam, vão curtir um abraço amigo. Fiquem atentos aos amigos superpoderosos que dizem não precisar de festa de confraternização. Mas não se pode exagerar! Alguns curtem momentos de solidão e são felizes.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, Eliana, todos com seus estilos e momentos. Importante é estabelecer, manter e enriquecer vínculos para que uns possam acessar os outros sem tantas distâncias! Um grande abraço!

    ResponderExcluir